Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38887 |
Resumo: | Proponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror. |
id |
RCAP_8735070552d832b2d3b8c5f53b8f9e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonialWhite skin or dark skin: mask(s) of the woman "imagined" by colonial cinemaEstudos de géneroEstudos fílmicosCinema ColonialEstado NovoCensuraRepresentações coloniais da mulherGender studiesColonial cinemaCensorshipColonial representations of womenColonial cinema, Estado NovoFilm studiesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoProponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror.What I want to comprehend is how, during Portuguese Estado Novo, colonial cinema “imagined” woman. I lay out in “shot” women representations on the propaganda film Feitiço do Império (Empire’s spell, 1940), directed by António Lopes Ribeiro, before I examine, in “reverse shot”, the ones presented in forbidden films by the Censorship Commission: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (At least let my climb the palmtrees..., 1972). Finally I will analyse the woman filmic representation when cinema became the “eye of freedom” in militant films such as Sambizanga (1972), directed by Sarah Maldoror.(undefined)Observatório da Comunicação (OberCom)Universidade do MinhoPiçarra, Maria do Carmo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38887porPiçarra, M. D. C. (2015). Pele negra ou pele branca: máscara (s) da mulher imaginada pelo cinema colonial. Observatorio (OBS*), 9(2), 173-1871646-5954http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/908info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:28.283932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial White skin or dark skin: mask(s) of the woman "imagined" by colonial cinema |
title |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
spellingShingle |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial Piçarra, Maria do Carmo Estudos de género Estudos fílmicos Cinema Colonial Estado Novo Censura Representações coloniais da mulher Gender studies Colonial cinema Censorship Colonial representations of women Colonial cinema, Estado Novo Film studies Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_full |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_fullStr |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_full_unstemmed |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_sort |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
author |
Piçarra, Maria do Carmo |
author_facet |
Piçarra, Maria do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piçarra, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de género Estudos fílmicos Cinema Colonial Estado Novo Censura Representações coloniais da mulher Gender studies Colonial cinema Censorship Colonial representations of women Colonial cinema, Estado Novo Film studies Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Estudos de género Estudos fílmicos Cinema Colonial Estado Novo Censura Representações coloniais da mulher Gender studies Colonial cinema Censorship Colonial representations of women Colonial cinema, Estado Novo Film studies Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Proponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38887 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Piçarra, M. D. C. (2015). Pele negra ou pele branca: máscara (s) da mulher imaginada pelo cinema colonial. Observatorio (OBS*), 9(2), 173-187 1646-5954 http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Observatório da Comunicação (OberCom) |
publisher.none.fl_str_mv |
Observatório da Comunicação (OberCom) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132272955228160 |