Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38211 |
Resumo: | A utilização da experiência clínica simulada é importante como estratégia de aproximação à prática profissional. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de licenciatura em Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. Realizou-se estudo de abordagem metodológica mista. Participaram 179 estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas e duas questões abertas sobre a importância da prática simulada no processo ensino e aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias: aproximação à prática clínica; facilitador da vida profissional; desenvolve as dimensões do cuidado em enfermagem; processo de ensino e aprendizagem dinâmico e crítico reflexivo. No global, os estudantes estão muito satisfeitos com as experiências clínicas simuladas, sendo a dimensão da satisfação cognitiva a que apresenta um valor médio mais elevado (88,23%). A relação entre a satisfação global com a experiência clínica simulada e a existência de experiência clínica simulada prévia evidenciou uma diferença estatisticamente significativa (U=3008,5; p= 0,037), sendo que os estudantes que não tinham experiência simulada prévia apresentaram uma ordenação média superior. Os estudantes que intervieram diretamente no cenário apresentaram maior satisfação global com a experiência clínica simulada do que os que não intervieram no cenário. Não existem diferenças estatísticas significativas entre a participação no debriefing e a satisfação global. A prática clínica simulada promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos estudantes num ambiente realista e isento de riscos. |
id |
RCAP_873610cb73421524b93524c3f15298b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistosSatisfaçãoSimulador interativoEnfermagemAprendizagemA utilização da experiência clínica simulada é importante como estratégia de aproximação à prática profissional. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de licenciatura em Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. Realizou-se estudo de abordagem metodológica mista. Participaram 179 estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas e duas questões abertas sobre a importância da prática simulada no processo ensino e aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias: aproximação à prática clínica; facilitador da vida profissional; desenvolve as dimensões do cuidado em enfermagem; processo de ensino e aprendizagem dinâmico e crítico reflexivo. No global, os estudantes estão muito satisfeitos com as experiências clínicas simuladas, sendo a dimensão da satisfação cognitiva a que apresenta um valor médio mais elevado (88,23%). A relação entre a satisfação global com a experiência clínica simulada e a existência de experiência clínica simulada prévia evidenciou uma diferença estatisticamente significativa (U=3008,5; p= 0,037), sendo que os estudantes que não tinham experiência simulada prévia apresentaram uma ordenação média superior. Os estudantes que intervieram diretamente no cenário apresentaram maior satisfação global com a experiência clínica simulada do que os que não intervieram no cenário. Não existem diferenças estatísticas significativas entre a participação no debriefing e a satisfação global. A prática clínica simulada promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos estudantes num ambiente realista e isento de riscos.The simulated clinical experience is an important strategy to approach professional practice. This study aims to assess undergraduate nursing students’ satisfaction with simulated clinical experiences. A mixed-methods study was conducted. One hundred seventy nine students of the undergraduate Nursing Course of the first year participated in the simulation. Data collection was carried out through a questionnaire of sociodemographic, Simulated Clinical Experiences Satisfaction Scale and two open questions about the simulated practice importance in nursing students teaching-learning process. Four categories emerged from qualitative analysis: approximation to clinical practice; facilitator of professional life; develops the dimensions of nursing care; dynamic and critical reflective teaching-learning process. Overall, students are very satisfied with the simulated clinical experiences, being the cognitive satisfaction dimension with the highest mean value (88.23%). The overall simulated clinical experience satisfaction and the previous simulated clinical experience showed a statistically significant difference (U=3008.5; p= 0.037), and students who did not have the previous simulated experience had a higher mean raking. The students who intervened directly in the scenario presented greater overall simulated clinical experience satisfaction than those who did not intervene in the scenario. There are no significant statistical differences between participation in the debriefing and overall satisfaction. The Simulated clinical practice promotes students meaningful learning development in a realistic and risk-free environment.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-22T15:13:20Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38211por1647-358210.34624/id.v13i5.27184Freitas, Célia Maria Abreu deTavares, João Paulo de AlmeidaSilva, Natália Soares daSilva, Marta Susana Martins daBaptista, Catarina Salomé Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:36Zoai:ria.ua.pt:10773/38211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:43.455908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
title |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
spellingShingle |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos Freitas, Célia Maria Abreu de Satisfação Simulador interativo Enfermagem Aprendizagem |
title_short |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
title_full |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
title_fullStr |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
title_sort |
Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos |
author |
Freitas, Célia Maria Abreu de |
author_facet |
Freitas, Célia Maria Abreu de Tavares, João Paulo de Almeida Silva, Natália Soares da Silva, Marta Susana Martins da Baptista, Catarina Salomé Dias |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, João Paulo de Almeida Silva, Natália Soares da Silva, Marta Susana Martins da Baptista, Catarina Salomé Dias |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Célia Maria Abreu de Tavares, João Paulo de Almeida Silva, Natália Soares da Silva, Marta Susana Martins da Baptista, Catarina Salomé Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Simulador interativo Enfermagem Aprendizagem |
topic |
Satisfação Simulador interativo Enfermagem Aprendizagem |
description |
A utilização da experiência clínica simulada é importante como estratégia de aproximação à prática profissional. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de licenciatura em Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. Realizou-se estudo de abordagem metodológica mista. Participaram 179 estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas e duas questões abertas sobre a importância da prática simulada no processo ensino e aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias: aproximação à prática clínica; facilitador da vida profissional; desenvolve as dimensões do cuidado em enfermagem; processo de ensino e aprendizagem dinâmico e crítico reflexivo. No global, os estudantes estão muito satisfeitos com as experiências clínicas simuladas, sendo a dimensão da satisfação cognitiva a que apresenta um valor médio mais elevado (88,23%). A relação entre a satisfação global com a experiência clínica simulada e a existência de experiência clínica simulada prévia evidenciou uma diferença estatisticamente significativa (U=3008,5; p= 0,037), sendo que os estudantes que não tinham experiência simulada prévia apresentaram uma ordenação média superior. Os estudantes que intervieram diretamente no cenário apresentaram maior satisfação global com a experiência clínica simulada do que os que não intervieram no cenário. Não existem diferenças estatísticas significativas entre a participação no debriefing e a satisfação global. A prática clínica simulada promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos estudantes num ambiente realista e isento de riscos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20T00:00:00Z 2021-12-20 2023-06-22T15:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38211 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 10.34624/id.v13i5.27184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137739076009984 |