Satisfação dos estudantes de enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Célia Maria Abreu de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tavares, João Paulo de Almeida, Silva, Natália Soares da, Silva, Marta Susana Martins da, Baptista, Catarina Salomé Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38211
Resumo: A utilização da experiência clínica simulada é importante como estratégia de aproximação à prática profissional. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de licenciatura em Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. Realizou-se estudo de abordagem metodológica mista. Participaram 179 estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas e duas questões abertas sobre a importância da prática simulada no processo ensino e aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias: aproximação à prática clínica; facilitador da vida profissional; desenvolve as dimensões do cuidado em enfermagem; processo de ensino e aprendizagem dinâmico e crítico reflexivo. No global, os estudantes estão muito satisfeitos com as experiências clínicas simuladas, sendo a dimensão da satisfação cognitiva a que apresenta um valor médio mais elevado (88,23%). A relação entre a satisfação global com a experiência clínica simulada e a existência de experiência clínica simulada prévia evidenciou uma diferença estatisticamente significativa (U=3008,5; p= 0,037), sendo que os estudantes que não tinham experiência simulada prévia apresentaram uma ordenação média superior. Os estudantes que intervieram diretamente no cenário apresentaram maior satisfação global com a experiência clínica simulada do que os que não intervieram no cenário. Não existem diferenças estatísticas significativas entre a participação no debriefing e a satisfação global. A prática clínica simulada promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos estudantes num ambiente realista e isento de riscos.
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