Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8698 |
Resumo: | A Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas. |
id |
RCAP_873780f4ad1b1eb1f3115e6934ad033e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de PortugalEducação a distância on-lineUnivesidade AbertaEnsino on-line da químicaLaboratórios virtuaisCursos on-lineElearningOnline distance educationOpen UniversityOnline chemistry teachingVirtual labsOnline coursesA Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas.The University has over the years maintained an enormous capacity to transform and adapt to changes in the world and this sense of adjustment is also in the constant search for new paths, new ideas and new solutions. This article aims to present the pedagogical model of Universidade Aberta (Portugal), the public distance learning university and in particular its application to teaching of chemistry in the e-learning context and within the first cycle programme in Environmental Sciences. Different strategies have been applied and implemented, including the use of experimental work, access to virtual labs and the provision of feedback to the training and evaluation activities.Revista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE]Repositório AbertoOliveira, Carla Padrel deCaetano, Fernando J. P.2019-11-04T15:19:44Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8698por2237-9444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:03.528031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
title |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
spellingShingle |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal Oliveira, Carla Padrel de Educação a distância on-line Univesidade Aberta Ensino on-line da química Laboratórios virtuais Cursos on-line Elearning Online distance education Open University Online chemistry teaching Virtual labs Online courses |
title_short |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
title_full |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
title_fullStr |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
title_full_unstemmed |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
title_sort |
Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal |
author |
Oliveira, Carla Padrel de |
author_facet |
Oliveira, Carla Padrel de Caetano, Fernando J. P. |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Fernando J. P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Padrel de Caetano, Fernando J. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância on-line Univesidade Aberta Ensino on-line da química Laboratórios virtuais Cursos on-line Elearning Online distance education Open University Online chemistry teaching Virtual labs Online courses |
topic |
Educação a distância on-line Univesidade Aberta Ensino on-line da química Laboratórios virtuais Cursos on-line Elearning Online distance education Open University Online chemistry teaching Virtual labs Online courses |
description |
A Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-11-04T15:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8698 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2237-9444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE] |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa e Debate em Educação [RPDE] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135059387613184 |