Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321 |
Resumo: | O presente estudo visa fundamentar a necessidade da utilização de MOOCs no processo de aprendizagem em instituições de ensino superior, bem como desenvolver e descrever as componentes particulares de um método de utilização de MOOCs na organização do blended learning. O artigo fundamenta a relevância do uso de MOOCs nas condições de blended learning e apresenta várias abordagens para a definição de MOOC e blended learning. São apresentados os resultados da análise comparativa de plataformas mundiais de MOOCs, um modelo para a integração de um MOOC na estrutura de uma disciplina acadêmica e os resultados de um estudo empírico de engajamento de alunos no uso de MOOCs nas condições de blended learning. Os MOOCs podem ser usados em diferentes etapas do estudo de disciplinas acadêmicas em instituições de ensino superior: em aulas de laboratório ou trabalhos individuais, no processo de trabalho independente dos alunos, na preparação para testes intermediários e finais. O estudo conclui que os MOOCs são aconselháveis para uso no processo educacional e é importante engajar os alunos para realizá-los. |
id |
UFS-3_81c0ee24cdb33cdf83ca2f3d2498188f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17321 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learningImpacto de MOOC en el aumento del interés de los estudiantes en el proceso de aprendizaje en el contexto del aprendizaje combinadoImpact of MOOC on increasing student interest in the learning process in the context of blended learningMassive open online courseDistance learningBlended learningМООС platformOnline coursesCurso en línea abierto masivoLa educación a distanciaAprendizaje mixtoPlataforma МООСCursos onlineCurso online aberto massivoEnsino à distânciaAprendizado híbridoPlataforma МООСCursos onlineO presente estudo visa fundamentar a necessidade da utilização de MOOCs no processo de aprendizagem em instituições de ensino superior, bem como desenvolver e descrever as componentes particulares de um método de utilização de MOOCs na organização do blended learning. O artigo fundamenta a relevância do uso de MOOCs nas condições de blended learning e apresenta várias abordagens para a definição de MOOC e blended learning. São apresentados os resultados da análise comparativa de plataformas mundiais de MOOCs, um modelo para a integração de um MOOC na estrutura de uma disciplina acadêmica e os resultados de um estudo empírico de engajamento de alunos no uso de MOOCs nas condições de blended learning. Os MOOCs podem ser usados em diferentes etapas do estudo de disciplinas acadêmicas em instituições de ensino superior: em aulas de laboratório ou trabalhos individuais, no processo de trabalho independente dos alunos, na preparação para testes intermediários e finais. O estudo conclui que os MOOCs são aconselháveis para uso no processo educacional e é importante engajar os alunos para realizá-los.El presente estudio tiene como objetivo fundamentar la necesidad de utilizar los MOOC en el proceso de aprendizaje en instituciones de educación superior, así como desarrollar y describir los componentes particulares de un método para utilizar los MOOC en la organización del aprendizaje combinado. El artículo fundamenta la relevancia del uso de MOOC en las condiciones del aprendizaje combinado y presenta varios enfoques para la definición de MOOC y aprendizaje combinado. Se presentan los resultados del análisis comparativo de las plataformas mundiales de MOOC, un modelo para la integración de un MOOC en la estructura de una disciplina académica y los resultados de un estudio empírico de involucrar a los estudiantes en el uso de MOOC en condiciones de aprendizaje combinado. Los MOOC se pueden utilizar en diferentes etapas del estudio de disciplinas académicas en instituciones de educación superior: en clases de laboratorio o tareas individuales, en el proceso de trabajo independiente de los estudiantes, su preparación para exámenes parciales y finales. El estudio concluye que los MOOC son recomendables para su uso en el proceso educativo y es importante involucrar a los estudiantes para que los tomen.The present study aims to substantiate the necessity of using MOOCs in the learning process in higher education institutions, as well as to develop and describe the particular components of a method for using MOOCs in organizing blended learning. The article substantiates the relevance of using MOOCs in the conditions of blended learning and presents various approaches to the definition of MOOC and blended learning. The results of comparative analysis of world MOOC platforms, a model for the integration of a MOOC into the structure of an academic discipline, and the results of an empirical study of engaging students in the use of MOOCs in the conditions of blended learning are presented. MOOCs can be used at different stages of studying academic disciplines in higher education institutions: in laboratory classes or individual assignments, in the process of students’ independent work, their preparation for mid-term and final tests. The study concludes that MOOCs are advisable for use in the educational process and it is important to engage students to take them.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1732110.20952/revtee.v15i34.17321Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17321Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e173212358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/12571https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/13940Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIvashkina, Tatiana AleksandrovnaSidorenko, Valentina NikolaevnaSukhova, Elena Ivanovna2023-06-05T00:31:54Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17321Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-05T00:31:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning Impacto de MOOC en el aumento del interés de los estudiantes en el proceso de aprendizaje en el contexto del aprendizaje combinado Impact of MOOC on increasing student interest in the learning process in the context of blended learning |
title |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning |
spellingShingle |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna Massive open online course Distance learning Blended learning МООС platform Online courses Curso en línea abierto masivo La educación a distancia Aprendizaje mixto Plataforma МООС Cursos online Curso online aberto massivo Ensino à distância Aprendizado híbrido Plataforma МООС Cursos online |
title_short |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning |
title_full |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning |
title_fullStr |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning |
title_full_unstemmed |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning |
title_sort |
Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning |
author |
Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna |
author_facet |
Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna Sidorenko, Valentina Nikolaevna Sukhova, Elena Ivanovna |
author_role |
author |
author2 |
Sidorenko, Valentina Nikolaevna Sukhova, Elena Ivanovna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna Sidorenko, Valentina Nikolaevna Sukhova, Elena Ivanovna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Massive open online course Distance learning Blended learning МООС platform Online courses Curso en línea abierto masivo La educación a distancia Aprendizaje mixto Plataforma МООС Cursos online Curso online aberto massivo Ensino à distância Aprendizado híbrido Plataforma МООС Cursos online |
topic |
Massive open online course Distance learning Blended learning МООС platform Online courses Curso en línea abierto masivo La educación a distancia Aprendizaje mixto Plataforma МООС Cursos online Curso online aberto massivo Ensino à distância Aprendizado híbrido Plataforma МООС Cursos online |
description |
O presente estudo visa fundamentar a necessidade da utilização de MOOCs no processo de aprendizagem em instituições de ensino superior, bem como desenvolver e descrever as componentes particulares de um método de utilização de MOOCs na organização do blended learning. O artigo fundamenta a relevância do uso de MOOCs nas condições de blended learning e apresenta várias abordagens para a definição de MOOC e blended learning. São apresentados os resultados da análise comparativa de plataformas mundiais de MOOCs, um modelo para a integração de um MOOC na estrutura de uma disciplina acadêmica e os resultados de um estudo empírico de engajamento de alunos no uso de MOOCs nas condições de blended learning. Os MOOCs podem ser usados em diferentes etapas do estudo de disciplinas acadêmicas em instituições de ensino superior: em aulas de laboratório ou trabalhos individuais, no processo de trabalho independente dos alunos, na preparação para testes intermediários e finais. O estudo conclui que os MOOCs são aconselháveis para uso no processo educacional e é importante engajar os alunos para realizá-los. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321 10.20952/revtee.v15i34.17321 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/12571 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/13940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17321 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184845389824 |