Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sidorenko, Valentina Nikolaevna, Sukhova, Elena Ivanovna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321
Resumo: O presente estudo visa fundamentar a necessidade da utilização de MOOCs no processo de aprendizagem em instituições de ensino superior, bem como desenvolver e descrever as componentes particulares de um método de utilização de MOOCs na organização do blended learning. O artigo fundamenta a relevância do uso de MOOCs nas condições de blended learning e apresenta várias abordagens para a definição de MOOC e blended learning. São apresentados os resultados da análise comparativa de plataformas mundiais de MOOCs, um modelo para a integração de um MOOC na estrutura de uma disciplina acadêmica e os resultados de um estudo empírico de engajamento de alunos no uso de MOOCs nas condições de blended learning. Os MOOCs podem ser usados ​​em diferentes etapas do estudo de disciplinas acadêmicas em instituições de ensino superior: em aulas de laboratório ou trabalhos individuais, no processo de trabalho independente dos alunos, na preparação para testes intermediários e finais. O estudo conclui que os MOOCs são aconselháveis ​​para uso no processo educacional e é importante engajar os alunos para realizá-los.
id UFS-3_81c0ee24cdb33cdf83ca2f3d2498188f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17321
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learningImpacto de MOOC en el aumento del interés de los estudiantes en el proceso de aprendizaje en el contexto del aprendizaje combinadoImpact of MOOC on increasing student interest in the learning process in the context of blended learningMassive open online courseDistance learningBlended learningМООС platformOnline coursesCurso en línea abierto masivoLa educación a distanciaAprendizaje mixtoPlataforma МООСCursos onlineCurso online aberto massivoEnsino à distânciaAprendizado híbridoPlataforma МООСCursos onlineO presente estudo visa fundamentar a necessidade da utilização de MOOCs no processo de aprendizagem em instituições de ensino superior, bem como desenvolver e descrever as componentes particulares de um método de utilização de MOOCs na organização do blended learning. O artigo fundamenta a relevância do uso de MOOCs nas condições de blended learning e apresenta várias abordagens para a definição de MOOC e blended learning. São apresentados os resultados da análise comparativa de plataformas mundiais de MOOCs, um modelo para a integração de um MOOC na estrutura de uma disciplina acadêmica e os resultados de um estudo empírico de engajamento de alunos no uso de MOOCs nas condições de blended learning. Os MOOCs podem ser usados ​​em diferentes etapas do estudo de disciplinas acadêmicas em instituições de ensino superior: em aulas de laboratório ou trabalhos individuais, no processo de trabalho independente dos alunos, na preparação para testes intermediários e finais. O estudo conclui que os MOOCs são aconselháveis ​​para uso no processo educacional e é importante engajar os alunos para realizá-los.El presente estudio tiene como objetivo fundamentar la necesidad de utilizar los MOOC en el proceso de aprendizaje en instituciones de educación superior, así como desarrollar y describir los componentes particulares de un método para utilizar los MOOC en la organización del aprendizaje combinado. El artículo fundamenta la relevancia del uso de MOOC en las condiciones del aprendizaje combinado y presenta varios enfoques para la definición de MOOC y aprendizaje combinado. Se presentan los resultados del análisis comparativo de las plataformas mundiales de MOOC, un modelo para la integración de un MOOC en la estructura de una disciplina académica y los resultados de un estudio empírico de involucrar a los estudiantes en el uso de MOOC en condiciones de aprendizaje combinado. Los MOOC se pueden utilizar en diferentes etapas del estudio de disciplinas académicas en instituciones de educación superior: en clases de laboratorio o tareas individuales, en el proceso de trabajo independiente de los estudiantes, su preparación para exámenes parciales y finales. El estudio concluye que los MOOC son recomendables para su uso en el proceso educativo y es importante involucrar a los estudiantes para que los tomen.The present study aims to substantiate the necessity of using MOOCs in the learning process in higher education institutions, as well as to develop and describe the particular components of a method for using MOOCs in organizing blended learning. The article substantiates the relevance of using MOOCs in the conditions of blended learning and presents various approaches to the definition of MOOC and blended learning. The results of comparative analysis of world MOOC platforms, a model for the integration of a MOOC into the structure of an academic discipline, and the results of an empirical study of engaging students in the use of MOOCs in the conditions of blended learning are presented. MOOCs can be used at different stages of studying academic disciplines in higher education institutions: in laboratory classes or individual assignments, in the process of students’ independent work, their preparation for mid-term and final tests. The study concludes that MOOCs are advisable for use in the educational process and it is important to engage students to take them.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1732110.20952/revtee.v15i34.17321Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17321Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e173212358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/12571https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/13940Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIvashkina, Tatiana AleksandrovnaSidorenko, Valentina NikolaevnaSukhova, Elena Ivanovna2023-06-05T00:31:54Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17321Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-05T00:31:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
Impacto de MOOC en el aumento del interés de los estudiantes en el proceso de aprendizaje en el contexto del aprendizaje combinado
Impact of MOOC on increasing student interest in the learning process in the context of blended learning
title Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
spellingShingle Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna
Massive open online course
Distance learning
Blended learning
МООС platform
Online courses
Curso en línea abierto masivo
La educación a distancia
Aprendizaje mixto
Plataforma МООС
Cursos online
Curso online aberto massivo
Ensino à distância
Aprendizado híbrido
Plataforma МООС
Cursos online
title_short Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
title_full Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
title_fullStr Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
title_full_unstemmed Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
title_sort Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning
author Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna
author_facet Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna
Sidorenko, Valentina Nikolaevna
Sukhova, Elena Ivanovna
author_role author
author2 Sidorenko, Valentina Nikolaevna
Sukhova, Elena Ivanovna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivashkina, Tatiana Aleksandrovna
Sidorenko, Valentina Nikolaevna
Sukhova, Elena Ivanovna
dc.subject.por.fl_str_mv Massive open online course
Distance learning
Blended learning
МООС platform
Online courses
Curso en línea abierto masivo
La educación a distancia
Aprendizaje mixto
Plataforma МООС
Cursos online
Curso online aberto massivo
Ensino à distância
Aprendizado híbrido
Plataforma МООС
Cursos online
topic Massive open online course
Distance learning
Blended learning
МООС platform
Online courses
Curso en línea abierto masivo
La educación a distancia
Aprendizaje mixto
Plataforma МООС
Cursos online
Curso online aberto massivo
Ensino à distância
Aprendizado híbrido
Plataforma МООС
Cursos online
description O presente estudo visa fundamentar a necessidade da utilização de MOOCs no processo de aprendizagem em instituições de ensino superior, bem como desenvolver e descrever as componentes particulares de um método de utilização de MOOCs na organização do blended learning. O artigo fundamenta a relevância do uso de MOOCs nas condições de blended learning e apresenta várias abordagens para a definição de MOOC e blended learning. São apresentados os resultados da análise comparativa de plataformas mundiais de MOOCs, um modelo para a integração de um MOOC na estrutura de uma disciplina acadêmica e os resultados de um estudo empírico de engajamento de alunos no uso de MOOCs nas condições de blended learning. Os MOOCs podem ser usados ​​em diferentes etapas do estudo de disciplinas acadêmicas em instituições de ensino superior: em aulas de laboratório ou trabalhos individuais, no processo de trabalho independente dos alunos, na preparação para testes intermediários e finais. O estudo conclui que os MOOCs são aconselháveis ​​para uso no processo educacional e é importante engajar os alunos para realizá-los.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321
10.20952/revtee.v15i34.17321
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17321
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/12571
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17321/13940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17321
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17321
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184845389824