O género artigo de opinião na aula de português língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enfermeiro, Diogo Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/130160
Resumo: O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no ano letivo 2019/2020. Tendo como tema a produção do artigo de opinião, este relatório apresenta uma abordagem ao ensino deste género escolar e a importância de se seguir um modelo didático para o ensino da escrita. Nesse sentido, esta abordagem, numa articulação com os outros domínios de ensino-aprendizagem, abrange a forma como o domínio da escrita é trabalhado em sala de aula, focando a dimensão processual de aprendizagem. Partindo da análise do funcionamento do género artigo de opinião, neste caso, em contexto escolar, e tendo como base o modelo didático de Dolz & Schneuwly (2004), a partir do qual foi criada uma sequência didática, foram desenvolvidas atividades com o intuito de contribuir em quatro vertentes: 1) aprendizagem do género de texto artigo de opinião; 2) melhoria das habilidades de escrita; 3) desenvolvimento das capacidades de construção de um posicionamento crítico por parte dos alunos; 4) aquisição de um instrumento para o exercício de uma cidadania ativa , numa perspetiva crítica, criativa, responsável e consciente.
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