O género artigo de opinião na aula de português língua materna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/130160 |
Resumo: | O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no ano letivo 2019/2020. Tendo como tema a produção do artigo de opinião, este relatório apresenta uma abordagem ao ensino deste género escolar e a importância de se seguir um modelo didático para o ensino da escrita. Nesse sentido, esta abordagem, numa articulação com os outros domínios de ensino-aprendizagem, abrange a forma como o domínio da escrita é trabalhado em sala de aula, focando a dimensão processual de aprendizagem. Partindo da análise do funcionamento do género artigo de opinião, neste caso, em contexto escolar, e tendo como base o modelo didático de Dolz & Schneuwly (2004), a partir do qual foi criada uma sequência didática, foram desenvolvidas atividades com o intuito de contribuir em quatro vertentes: 1) aprendizagem do género de texto artigo de opinião; 2) melhoria das habilidades de escrita; 3) desenvolvimento das capacidades de construção de um posicionamento crítico por parte dos alunos; 4) aquisição de um instrumento para o exercício de uma cidadania ativa , numa perspetiva crítica, criativa, responsável e consciente. |
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O género artigo de opinião na aula de português língua maternaEnsino de PortuguêsLíngua maternaAmbiente de aulaAprendizagemArtigo de opiniãoEnsinoGénero textualTextoLearningOpinion articleTeachingTextText genreDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no ano letivo 2019/2020. Tendo como tema a produção do artigo de opinião, este relatório apresenta uma abordagem ao ensino deste género escolar e a importância de se seguir um modelo didático para o ensino da escrita. Nesse sentido, esta abordagem, numa articulação com os outros domínios de ensino-aprendizagem, abrange a forma como o domínio da escrita é trabalhado em sala de aula, focando a dimensão processual de aprendizagem. Partindo da análise do funcionamento do género artigo de opinião, neste caso, em contexto escolar, e tendo como base o modelo didático de Dolz & Schneuwly (2004), a partir do qual foi criada uma sequência didática, foram desenvolvidas atividades com o intuito de contribuir em quatro vertentes: 1) aprendizagem do género de texto artigo de opinião; 2) melhoria das habilidades de escrita; 3) desenvolvimento das capacidades de construção de um posicionamento crítico por parte dos alunos; 4) aquisição de um instrumento para o exercício de uma cidadania ativa , numa perspetiva crítica, criativa, responsável e consciente.This report is the result of a work developed at Escola Secundária Fernão Mendes Pinto while doing a Portuguese teacher training as a trainee (native language), in the school year of 2019/2020. Having the “opinion article” as the main subject, the work presents a teaching approach for this text genre used in language learning and the importance of following a didactic model in order to teach the writing skill. Consequently, in interaction with the other components of the language learning process, this approach includes the way the writing skill must be applied and developed in the classroom, laying emphasis on its procedural dimension. Based on the “opinion article” characteristics analysis in learning context, and using the didactic model from Dolz & Schneuwly (2004) as a base to create the learning unit, the activities were developed with the aim of contributing to four main areas: 1) the students’ text genre learning process; 2) their text production and writing skills improvement; 3) the students’ enlargement of points of view and building of critical thinking; 4) the development of students’ effective tools to perform an active, critical, creative, responsible and conscious citizenship.Valentim, Helena TopaGonçalves, MatildeRUNEnfermeiro, Diogo Filipe Rodrigues2021-10-152021-08-302024-10-15T00:00:00Z2021-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/130160TID:202786226porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:08:54Zoai:run.unl.pt:10362/130160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:42.120788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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