Gêneros textuais no ensino médio: uma proposta didática com o artigo de opinião.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Fernanda Isabela Oliveira.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3491
Resumo: Nesta pesquisa, tratamos de investigar uma experiência em sala de aula com gêneros textuais. A necessidade de ampliar a discussão sobre propostas didáticas para o ensino dos gêneros textuais argumentativos determinou a opção pelo tema em estudo. Para isso, tomamos por base teorias como Lingüística de texto e Interacionismo sóciodiscursivo que definem gêneros textuais como realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas. Nesta perspectiva, enfocamos o gênero artigo de opinião como objeto de ensino, numa seqüência didática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública. O objetivo norteador foi o de verificar quais são os efeitos alcançados quanto ao atendimento das características do referido gênero. Para tanto, aplicamos em sala de aula em estudo acerca do artigo de opinião, incluindo desde a etapa de escolha da temática até a sua produção. O nosso corpus é composto de sessenta e nove artigos de opinião, produzidos em situação escolar, levamos em consideração três tipos de alunos: os que obtiveram a melhor média na atividade escrita, os que atingiram um desempenho mediano e os que conseguiriam uma média menor na atividade de produção do artigo de opinião, resultando na publicação de dois artigos de opinião em dois jornais da cidade. Para a análise dos dados, tomamos por base a presença da seqüência tipológica argumentativa nos artigos de opinião, os tipos de argumentos construídos e articulação coesiva através dos operadores argumentativos nas produções escritas pelos alunos. Os resultados, de uma forma geral apontaram para as seguintes constatações: os artigos de opinião produzidos pelos alunos apresentaram a seqüência tipológica argumentativa, os tipos de argumentos construídos foram os de autoridade, os do senso comum e os baseados em provas concretas e através das atividades de reescritura os alunos-autores apresentaram uma progressão na utilização dos operadores argumentativos. Nesse sentido, os dados confirmam que o ensino do gênero artigo de opinião através da seqüência didática é um instrumento metodológico eficaz no aprimoramento da capacidade de argumentar e fazer uso da língua em diversas situações comunicativas. Assim, acreditamos que os resultados aqui encontrados fornecerão subsídios para a formação contínua de professores, implementando ações pedagógicas futuras.
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Nesta perspectiva, enfocamos o gênero artigo de opinião como objeto de ensino, numa seqüência didática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública. O objetivo norteador foi o de verificar quais são os efeitos alcançados quanto ao atendimento das características do referido gênero. Para tanto, aplicamos em sala de aula em estudo acerca do artigo de opinião, incluindo desde a etapa de escolha da temática até a sua produção. O nosso corpus é composto de sessenta e nove artigos de opinião, produzidos em situação escolar, levamos em consideração três tipos de alunos: os que obtiveram a melhor média na atividade escrita, os que atingiram um desempenho mediano e os que conseguiriam uma média menor na atividade de produção do artigo de opinião, resultando na publicação de dois artigos de opinião em dois jornais da cidade. Para a análise dos dados, tomamos por base a presença da seqüência tipológica argumentativa nos artigos de opinião, os tipos de argumentos construídos e articulação coesiva através dos operadores argumentativos nas produções escritas pelos alunos. Os resultados, de uma forma geral apontaram para as seguintes constatações: os artigos de opinião produzidos pelos alunos apresentaram a seqüência tipológica argumentativa, os tipos de argumentos construídos foram os de autoridade, os do senso comum e os baseados em provas concretas e através das atividades de reescritura os alunos-autores apresentaram uma progressão na utilização dos operadores argumentativos. Nesse sentido, os dados confirmam que o ensino do gênero artigo de opinião através da seqüência didática é um instrumento metodológico eficaz no aprimoramento da capacidade de argumentar e fazer uso da língua em diversas situações comunicativas. Assim, acreditamos que os resultados aqui encontrados fornecerão subsídios para a formação contínua de professores, implementando ações pedagógicas futuras.Dans cette recherche, nous envisageons une expérience d´étude en salle de classe avec des genres textuels. Le choix du thème de l´étude a été determiné par le besoin d´étendre la discussion sur les propositions didactiques pour l´enseignement des genres textuels argumentatifs. Dans cette perspective, nous nous sommes appuyées sur des théories telles que la Linguistique de texte et l´Intéractionisme sócio-discursif définissant des genres textuels en tant que des réalisations linguistiques concrètes définies par des proprietés socio-communicatives. Dans ce sens, nous avons choisi le genre article d´opinion comme objet d´enseignement, dans une séquence didactique développée auprès d´élèves de la 2ème année de l`Enseignement Moyen d´une école publique. Notre but était de vérifier les résultats obtenus par rapport à l´emploi des caractéristiques de ce genre, Ainsi, nous avons appliqué auprès des élèves une étude à propos de l´article d´opinion y compris l´étape du choix thématique jusqu´à sa production. Notre corpus est donc composé de soixante neuf articles d´opinion, produits en situation scolaire, en tenant compte trois types d´élèves: ceux qui ont obtenu la meilleure moyenne dans l´activité écrite, ceux qui écrivent moyennement et ceux qui ont obtenu la moindre moyenne dans l´activité de production écrite de l´article d´opinion. Comme résultat de ce travail, nous avons publié deux articles d´opinion dans deux journaux de notre ville. Pour l´analyse des données, nous nous sommes basées sur la présence de la séquence typologique argumentative dans ces articles, sur les types d´arguments construits et aussi sur l´articulation cohésive à travers les opérateurs argumentatifs dans les productions des élèves. En générale, les résultats montrent que les articles d´opinion écrits par les eleves ont présenté la séquence typologique argumentative, que ces élèves ont utilisé les arguments d´autorité, ceux du sens commun, ainsi que les arguments basés sur des preuves concrètes. À travers les activités de re-écriture, les élèves-auteurs ont presenté une progression en ce qui concerne l´utilsation des opérateurs argumentatifs. Dans ce sens, les données confirment que l´enseignement du genre article d´opinion à travers la séquence didactique c´est un outil méthodologique efficace pour le perfectionnement de la capacité d´argumenter et d´employer la langue dans différentes situations communicatives. À notre avis, dans l´avenir les résultats trouvés donneront des subsides pour la formation continue de professeurs, par raport à leurs actions pédagogiques.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358ARAÚJO, Denise Lino de.SOUSA, Maria Ester Vieira de.FREITAS, Fernanda Isabela Oliveira.2007-012019-04-16T21:34:41Z2019-04-162019-04-16T21:34:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3491FREITAS, Fernanda Isabela Oliveira. Gêneros textuais no ensino médio: uma proposta didática com o artigo de opinião. 2007. 165f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. 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