Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Débora, Débora Rita Kujawa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: , Naiana Dapieve Patias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.19455
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral).
id RCAP_87412dae68fca5fc0d09749484326037
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagemArtigosEste estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral).This study aimed to know the conceptions of teachers, from early years of elementary school, about the individual and relational factors that influence the teaching and learning process. As a methodological design, the qualitative, transversal, and exploratory method was used. Eight female teachers, from early years of elementary school, participated in a public school in the northern region of Rio Grande do Sul (RS). Data were extracted through a sociodemographic questionnaire, individual semi-structured interviews, and five vignettes that elucidated practical classroom situations. The data were transcribed and analyzed through the thematic analysis. As a results, it was evidenced that the teachers attributed several aspects as influencers in the teaching and learning process, among them: aspects related to the students (personal issues such as motivation, learning conditions, emotional conditions, family support),  aspects related to the theachers (emotional conditions, didactic management, relationship with students, aspects related to the training process), and aspects related to the school system (infrastructure, didactic resources, relationship between management team and teachers, organization of the school system in general).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19455por1646-2335Débora, Débora Rita Kujawa, Naiana Dapieve Patiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.606731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
title Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
spellingShingle Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
Débora, Débora Rita Kujawa
Artigos
title_short Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
title_full Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
title_fullStr Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
title_full_unstemmed Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
title_sort Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
author Débora, Débora Rita Kujawa
author_facet Débora, Débora Rita Kujawa
, Naiana Dapieve Patias
author_role author
author2 , Naiana Dapieve Patias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Débora, Débora Rita Kujawa
, Naiana Dapieve Patias
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.19455
url https://doi.org/10.25755/int.19455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950786875392