Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.19455 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral). |
id |
RCAP_87412dae68fca5fc0d09749484326037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagemArtigosEste estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral).This study aimed to know the conceptions of teachers, from early years of elementary school, about the individual and relational factors that influence the teaching and learning process. As a methodological design, the qualitative, transversal, and exploratory method was used. Eight female teachers, from early years of elementary school, participated in a public school in the northern region of Rio Grande do Sul (RS). Data were extracted through a sociodemographic questionnaire, individual semi-structured interviews, and five vignettes that elucidated practical classroom situations. The data were transcribed and analyzed through the thematic analysis. As a results, it was evidenced that the teachers attributed several aspects as influencers in the teaching and learning process, among them: aspects related to the students (personal issues such as motivation, learning conditions, emotional conditions, family support), aspects related to the theachers (emotional conditions, didactic management, relationship with students, aspects related to the training process), and aspects related to the school system (infrastructure, didactic resources, relationship between management team and teachers, organization of the school system in general).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19455por1646-2335Débora, Débora Rita Kujawa, Naiana Dapieve Patiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.606731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
title |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
spellingShingle |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem Débora, Débora Rita Kujawa Artigos |
title_short |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
title_full |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
title_fullStr |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
title_sort |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem |
author |
Débora, Débora Rita Kujawa |
author_facet |
Débora, Débora Rita Kujawa , Naiana Dapieve Patias |
author_role |
author |
author2 |
, Naiana Dapieve Patias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Débora, Débora Rita Kujawa , Naiana Dapieve Patias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções das professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se o método qualitativo, transversal e de cunho exploratório. Participaram oito professoras, de anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da região norte do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados por meio de uma ficha de dados sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas individuais e cinco vinhetas que elucidavam situações práticas de sala de aula. Os dados foram transcritos e analisados por meio da análise temática. Evidenciou-se vários condicionantes que influenciam e determinam o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: fatores relacionados aos alunos (questões pessoais como a motivação, condições de aprendizagem, condições emocionais, suporte da família), fatores relacionados aos professores (condições emocionais, manejo didático, relacionamento com alunos, aspectos relacionados ao processo formativo) e, fatores relacionados ao sistema escolar (infraestrutura, recursos didáticos, relacionamento entre equipe gestora e professores, organização do sistema escolar em geral). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.19455 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.19455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950786875392 |