Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4288 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_876044064b3525225407a02c111e0090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4288 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintesSurdezInteracçãoResolução de problemasDificuldades de comunicaçãoComunicação referencialDeafnessInteractionProblem-solving difficulties of communicationReferential communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioEste estudo procura identificar as diferenças nas interacções de tutela estabelecidas entre mães ouvintes com crianças surdas e mães ouvintes com crianças ouvintes, quer ao nível da partilha de responsabilidade pela execução da tarefa, numa situação de resolução de problemas, quer ao nível da comunicação referencial. Além disso, dentro das díades de mãe/criança surda, pretendeu verificar-se se a percepção que as mães têm sobre as dificuldades de comunicação estão relacionadas com a partilha da responsabilidade pela tarefa no decorrer da interacção. Participaram 5 díades mãe ouvinte/criança surda e 5 díades mãe ouvinte/criança ouvinte. As crianças tinham idades compreendidas entre os 3 anos e 10 meses e os 6 anos exactos, tendo sido constituídos dois grupos emparelhados. Os instrumentos utilizados para o emparelhamento dos grupos em termos de desenvolvimento foram: as Matrizes Progressivas de Raven e a sub-escala E (Realização) da Escala de Desenvolvimento da Griffiths. As díades foram observadas durante a realização de 3 puzzles, de dificuldade crescente. As interacções foram gravadas em vídeo e transcritas na íntegra. Após as transcrições, analisaram-se as interacções com base na Escala de Elbers, Maier, Hoekstra e Hoogsteder (1992), já usada em estudos anteriores (como é exemplo o estudo de Ferreiro, 2003) e da Grelha de Análise da Comunicação Referencial de Fidalgo (1991, 2000), inspirada em Wertsch (1985). Por fim foi ainda passado às mães das crianças surdas um questionário adaptado da versão original de Meadow-Orlans (1990) que permite avaliar o impacto da surdez na família, nomeadamente ao nível da comunicação com a criança. Os resultados foram congruentes com a literatura encontrada e revelaram que: · Nas díades constituídas por crianças surdas e mães ouvintes, as crianças apresentam um menor nível de autonomia, tendo menos responsabilidade pela tarefa. · As díades constituídas por crianças surdas apresentam mais ocorrências de expressões referenciais não verbais (apontar, dar…). · Verifica-se uma relação positiva entre a percepção da dificuldade em comunicar com os filhos surdos pelas mães ouvintes e a menor participação activa dessas crianças na realização das tarefas.ABSTRACT: This study seeks to identify the differences in interactions of guardianship established between mother’s listeners with deaf children and mothers listeners with children listeners, whether at the level of sharing responsibility for executing the task, or at a resolution of problems, both of referential communication. Moreover, within the dyad of mother / deaf child, intent to verify whether the perception that mothers have about the difficulties of communication are related to the sharing of responsibility for the task during the interaction. Had participated 5 dyads of mother listener / deaf child and 5 dyads listener mother / child listener. The children were aged between 3 years and 10 months to 6 years accurate, having been formed two groups matched. The instruments used for the pairing of the groups in terms of development were: the Progressive Matrices of Raven and sub-scale E (Building) Scale Development of Griffiths. The dyads were observed during the performance of 3 puzzles of increasing difficulty. The interactions were recorded on video and transcribed in full. After the transcripts, they were analyzed based on the interaction Scales Elbers, Maier, Hoekstra and Hoogsteder (1992), already used in previous studies (such as example the study of Ferreiro, 2003) and the grid reference of the Communication Analysis of Fidalgo (1991, 2000), inspired by Wertsch (1985). Finally it was been passed to the mothers of deaf children a questionnaire adapted from the original version of Meadow-Orlans (1990) for assessing the impact of deafness in the family, particularly at the level of communication with the child. The results were consistent with the literature found and revealed that: • In dyads consisting of deaf children and mothers listeners, the children have a lower level of autonomy, taking less responsibility for the task. • The dyads consisting of deaf children have more instances of non-verbal expressions referential (pointing, to give ...). • There is a positive relationship between the perception of the difficulty in communicating with the deaf children by mother’s listeners and a less active participation of the children in performing the tasks.Fidalgo, ZildaRepositório do ISPACorreia, Ricardina2016-01-23T12:19:31Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:02Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:06.014836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
title |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
spellingShingle |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes Correia, Ricardina Surdez Interacção Resolução de problemas Dificuldades de comunicação Comunicação referencial Deafness Interaction Problem-solving difficulties of communication Referential communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
title_full |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
title_fullStr |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
title_full_unstemmed |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
title_sort |
Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes |
author |
Correia, Ricardina |
author_facet |
Correia, Ricardina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fidalgo, Zilda Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ricardina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Interacção Resolução de problemas Dificuldades de comunicação Comunicação referencial Deafness Interaction Problem-solving difficulties of communication Referential communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Surdez Interacção Resolução de problemas Dificuldades de comunicação Comunicação referencial Deafness Interaction Problem-solving difficulties of communication Referential communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008-01-01T00:00:00Z 2016-01-23T12:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4288 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130081987133440 |