A influência do perfil do consumidor na resposta ao product placement nas séries televisivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piteira, Filipa Raquel Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26491
Resumo: O objetivo deste estudo é perceber se (e como) o perfil do consumidor influencia a resposta ao product placement, uma ferramenta de marketing que as marcas podem utilizar para alcançar os consumidores, especialmente aqueles que tendem a evitar anúncios publicitários. Para alcançar este objetivo, foi aplicado, entre julho de 2018 e janeiro de 2019, um questionário online que obteve 293 respostas válidas. Depois da análise dos dados, as principais conclusões são: (1) o género não influencia a atitude relativamente ao product placement, mas a idade e as habilitações académicas influenciam; (2) os níveis de recordação e reconhecimento das marcas foram geralmente baixos, mas algumas tendem a ser mais recordadas ou reconhecidas que outras (especialmente as de alto envolvimento); (3) alguns comportamentos dos consumidores podem ser influenciados pela sua atitude relativamente ao product placement; Abstract: The influence of consumers’ profile on responses to product placement in TV series The purpose of this study is to understand if (and how) consumers’ profile influences the response to product placement, a marketing tool that brands can use to reach consumers, especially those who tend to avoid traditional advertising. To reach this objective, an online survey was applied between july 2018 and january 2019, which got 293 valid responses. After the data analysis, the main conclusions are: (1) gender does not influence the attitude towards product placement, but age and academic qualifications do; (2) the recall and brand awareness levels were generally low, but some brands tend to be more mentioned or recognized than others (especially high involvement ones); (3) consumer behaviour might be influenced by the attitude towards product placement.
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