O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lameira, Sofia Lourenço
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11607
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
id RCAP_cf9eca9bf8b43ef1cb76b9ba4295b3b8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portuguesesTelevisãoSéries de televisãoProduct placementMarcasBranded contentTelevisionTelevision seriesProduct placementBrandsBranded contentDissertação de Mestrado em Comunicação SocialEsta dissertação tem como objeto de estudo a série de televisão O Sexo e a Cidade, transmitida repetidamente entre 2013 e 2015 no canal temático Fox Life, e pretende analisar o fenómeno product placement e o seu impacto nos espetadores. Deste modo, pretende analisar os efeitos do product placement nos hábitos de compra e comportamentos de consumo dos jovens adultos portugueses, estudando uma amostra de estudantes universitários na cidade de Lisboa. A nossa perspetiva considera que o entretenimento em televisão é uma forma de distribuir conteúdo, valores e visões do mundo. Consideramos também que, através das séries de televisão, os espectadores podem modificar a sua mentalidade, devido ao contacto com diferentes contextos, referências e valores, do qual advêm, posteriormente, interesses comerciais. Neste sentido, de acordo com as ideias apresentadas, este estudo propõe como objetivos analisar os efeitos do product placement nos hábitos de compra dos jovens portugueses; analisar o brand recognition e brand perception das marcas presentes na série O Sexo e a Cidade e determinar se o product placement consegue criar brand awareness e, em último caso, ajudar na criação da identidade do consumidor.This study focuses on brands and product placement in television: Sex and the City and Portuguese young adults are our objects and are examined to understand potential effects of product placement on purchasing habits and consumption behaviors. Our framework considers television entertainment as a way to deliver content and values, world-views and minds-capes. Our proposition recognizes that through television series, audience can improve their mindset by getting in touch with different contexts, references and values, with effects on viewers that favor commercial interests as a way of matching brands and consumers. Taking these ideas into account, we propose as objectives to account for the effects of product placement in purchasing habits; to analyze brand recognition and brand perception of product placement in Sex and the City, and, at last, if product placement phenomenon can create “brand awareness” and ultimately create consumers’ identity.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCordeiro, PaulaRepositório da Universidade de LisboaLameira, Sofia Lourenço2016-05-24T15:48:05Z2016-01-282016-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11607TID:201510219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:53.250465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
title O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
spellingShingle O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
Lameira, Sofia Lourenço
Televisão
Séries de televisão
Product placement
Marcas
Branded content
Television
Television series
Product placement
Brands
Branded content
title_short O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
title_full O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
title_fullStr O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
title_full_unstemmed O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
title_sort O sexo e a Cidade e as marcas: análise dos efeitos do product placement nos jovens portugueses
author Lameira, Sofia Lourenço
author_facet Lameira, Sofia Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Paula
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lameira, Sofia Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Séries de televisão
Product placement
Marcas
Branded content
Television
Television series
Product placement
Brands
Branded content
topic Televisão
Séries de televisão
Product placement
Marcas
Branded content
Television
Television series
Product placement
Brands
Branded content
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24T15:48:05Z
2016-01-28
2016-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11607
TID:201510219
url http://hdl.handle.net/10400.5/11607
identifier_str_mv TID:201510219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062637428736