Textos e Contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carolina Maria Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tomás, Catarina Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/95500
Resumo: UID/SOC/04647/2019
id RCAP_8778f22c80993c9d1d294eb7b1c570ef
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/95500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Textos e ContextosTexts and ContextsPractice in STP according to future Educators and Teachersa Relação entre Teoria e Prática na PES pela voz de Futuros/as Educa-dores/as e Professores/asteoria e práticaestudantesPrática de Ensino SupervisionadaMestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoUID/SOC/04647/2019A relação entre teoria e prática no contexto da formação de educadores/as de infância e/ou de professores/as tem sido uma temática recorrente no âmbito das Ciências da Educação. No entanto, continua a revestir‑se de especial impor‑tância no atual quadro de formação de estudantes‑estagiários/as como um dos alicerces da autoimagem pedagógica. O estudo desenvolvido, assumindo uma abordagem mista, a partir da auscultação de 115 estudantes estagiários/as, a frequentar mestrados profissionalizantes em Portugal continental, teve como objetivos: identificar os marcos teóricos que mobilizam na realização da PES, analisar a natureza dos argumentos que justificam o seu uso, assim como a importância da relação que estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam para uma predominância de referências teóricas na área científica Educacional Geral, sobretudo nacionais e clássicas, assim como a valorização da relação entre a teoria e a prática, ainda que esta posição não seja assumida por todos/as os/as participantes.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNGonçalves, Carolina Maria DiasTomás, Catarina Almeida2020-04-01T22:41:16Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/95500por0870-418XPURE: 16378528https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:31Zoai:run.unl.pt:10362/95500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:21.679709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Textos e Contextos
Texts and ContextsPractice in STP according to future Educators and Teachers
a Relação entre Teoria e Prática na PES pela voz de Futuros/as Educa-dores/as e Professores/as
title Textos e Contextos
spellingShingle Textos e Contextos
Gonçalves, Carolina Maria Dias
teoria e prática
estudantes
Prática de Ensino Supervisionada
Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Textos e Contextos
title_full Textos e Contextos
title_fullStr Textos e Contextos
title_full_unstemmed Textos e Contextos
title_sort Textos e Contextos
author Gonçalves, Carolina Maria Dias
author_facet Gonçalves, Carolina Maria Dias
Tomás, Catarina Almeida
author_role author
author2 Tomás, Catarina Almeida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carolina Maria Dias
Tomás, Catarina Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv teoria e prática
estudantes
Prática de Ensino Supervisionada
Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
topic teoria e prática
estudantes
Prática de Ensino Supervisionada
Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
description UID/SOC/04647/2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-04-01T22:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/95500
url http://hdl.handle.net/10362/95500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-418X
PURE: 16378528
https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137999641903104