Textos e Contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/95500 |
Resumo: | UID/SOC/04647/2019 |
id |
RCAP_8778f22c80993c9d1d294eb7b1c570ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/95500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Textos e ContextosTexts and ContextsPractice in STP according to future Educators and Teachersa Relação entre Teoria e Prática na PES pela voz de Futuros/as Educa-dores/as e Professores/asteoria e práticaestudantesPrática de Ensino SupervisionadaMestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoUID/SOC/04647/2019A relação entre teoria e prática no contexto da formação de educadores/as de infância e/ou de professores/as tem sido uma temática recorrente no âmbito das Ciências da Educação. No entanto, continua a revestir‑se de especial impor‑tância no atual quadro de formação de estudantes‑estagiários/as como um dos alicerces da autoimagem pedagógica. O estudo desenvolvido, assumindo uma abordagem mista, a partir da auscultação de 115 estudantes estagiários/as, a frequentar mestrados profissionalizantes em Portugal continental, teve como objetivos: identificar os marcos teóricos que mobilizam na realização da PES, analisar a natureza dos argumentos que justificam o seu uso, assim como a importância da relação que estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam para uma predominância de referências teóricas na área científica Educacional Geral, sobretudo nacionais e clássicas, assim como a valorização da relação entre a teoria e a prática, ainda que esta posição não seja assumida por todos/as os/as participantes.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNGonçalves, Carolina Maria DiasTomás, Catarina Almeida2020-04-01T22:41:16Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/95500por0870-418XPURE: 16378528https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:31Zoai:run.unl.pt:10362/95500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:21.679709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos e Contextos Texts and ContextsPractice in STP according to future Educators and Teachers a Relação entre Teoria e Prática na PES pela voz de Futuros/as Educa-dores/as e Professores/as |
title |
Textos e Contextos |
spellingShingle |
Textos e Contextos Gonçalves, Carolina Maria Dias teoria e prática estudantes Prática de Ensino Supervisionada Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Textos e Contextos |
title_full |
Textos e Contextos |
title_fullStr |
Textos e Contextos |
title_full_unstemmed |
Textos e Contextos |
title_sort |
Textos e Contextos |
author |
Gonçalves, Carolina Maria Dias |
author_facet |
Gonçalves, Carolina Maria Dias Tomás, Catarina Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Tomás, Catarina Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carolina Maria Dias Tomás, Catarina Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria e prática estudantes Prática de Ensino Supervisionada Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
teoria e prática estudantes Prática de Ensino Supervisionada Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
UID/SOC/04647/2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-04-01T22:41:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/95500 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/95500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0870-418X PURE: 16378528 https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137999641903104 |