A organização do espaço no apoio à brincadeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8032 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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A organização do espaço no apoio à brincadeiraBrincadeiraOrganização do espaçoMateriaisPapel do educadorCriançaPlayRoom organizationMaterialsKindergartenChildrenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo evidenciar de uma forma reflexiva e fundamentada a minha Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), em contexto de Jardim de Infância (JI). Nele, faço uma caracterização do contexto socioeducativo, identifico e reflito acerca das minhas intenções para a ação e apresento o meu estudo intitulado: A organização e funcionamento do espaço no apoio à brincadeira. A configuração desta problemática foi iniciada em contexto de creche e aprofundada agora em contexto de JI. Surgiu devido à minha curiosidade acerca da influência que o espaço poderia ter nas brincadeiras das crianças, a qual se intensificou à medida que ia observando diversas salas de atividades por que passava ao longo da minha formação. Tal como refere Cordeiro (2015), “são várias as vantagens de brincar, para além do gozo puro e simples e do prazer físico, psicológico e emocional” (p.329). Na verdade, para que as crianças usufruam dessas vantagens, precisam de espaços que deem resposta às suas necessidades. Metodologicamente, optei por uma abordagem de caráter qualitativo de acordo com uma investigação-ação, que se centrou na constante reflexão acerca da importância da brincadeira na vida das crianças, da importância da organização do espaço para o desenvolvimento dessas brincadeiras e do papel do educador nessa organização. Para recolher informações que sustentassem este estudo, realizei um inquérito por entrevista às crianças, utilizando como suporte o guião de entrevista; fiz notas de campo, registando as observações realizadas e recolhi imagens das crianças, através de fotografias. A partir da análise dos dados recolhidos, pude concluir que assim como a brincadeira tem um papel fundamental na vida das crianças, também o educador tem um papel importante na organização do espaço que a influencia igualmente. Os resultados deste estudo, assim como o restante percurso vivenciado, durante a minha formação, permitiram-me refletir acerca dos meus ideais enquanto futura educadora de infância, sendo preponderantes para a construção da minha identidade profissional que, também, apresento neste documento.ABSTRACT The following report has as main goal to evidence in a reflexive and well-founded way my Supervised Professional Practice carried out within the framework of the Master's Degree in Pre-School Education, in the context of kindergarten. I do also a characterization of the socio-educational context, I identify and I reflect about my intentions for action and present my research entitled: The organization and operation of the playroom in support of the play. This problematic began in the nursery context and is now deepened in the context of kindergarten. It emerged due to my curiosity about the influence that the playroom has on the children's play, which intensified as I observed different playrooms during my training. As Cordeiro (2015) points out, "there are several advantages of playing, besides pure, simple and physical enjoyment, psychological and emotional pleasure" (p.329). In fact, in order for children to benefit from these advantages, they need spaces that meet their needs. I opted for a qualitative approach according to an investigação-ação, which focused on the constant reflection about the value of the play in children's lives, the significance of the space organization for the development of these games and the kindergarten teacher’s role in this development. To collect information to support this study, I realized an inquiry for the children, using the interview script as a support; I made field notes, through observations, and I collected images of children through photographs. Through the analysis of the collected data, I concluded that just as the play plays a fundamental role in the children’s life, the educator also plays an important role in the organization of the space that influences just as equally the children’s plays. The results of this study, as well as the rest of my experience during my training, allowed me to reflect about my ideals as a future kindergarten teacher, being predominant to build my professional identity that I present in this document.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, ManuelaRCIPLGomes, Sara Alexandra Caria2018-02-06T14:06:29Z2017-11-152017-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8032TID:201829061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:52.348271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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