Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Lívia Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1245
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização escolar), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
id RCAP_878925ce44346eae31de88193fa86f6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticasEducaçãoOrganização escolarAdministração escolarTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Administração e Organização escolar), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008Baseado num quadro teórico construído segundo o modelo ecológico proposto por Bronfenbrenner, assume-se que a escola, enquanto espaço educativo interactivo pode ser entendido como contexto ecológico e sistémico no qual tem lugar a socialização e desenvolvimento dos alunos. A presente investigação de natureza interpretativa e descritiva incidiu sobre as interacções entre escola e encarregados de educação e organizou-se em função dos seguintes objectivos: (a) percepcionar olhares sobre a natureza do envolvimento dos encarregados de educação na escola; (b) captar o entendimento dos participantes sobre a definição dos papéis dos actores educativos; (c) conhecer as lógicas de interacção dos encarregados de educação na escola; e (d) identificar factores de constrangimento versus factores facilitadores das práticas de envolvimento dos encarregados de educação de uma escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Participaram na investigação representantes da escola e representantes dos encarregados de educação. Os dados foram recolhidos por diversificados processos complementares, incluindo entrevista, observação e análise de documentos de diversa natureza. Os resultados indiciaram que a prática de envolvimento dos encarregados de educação na Escola das Margaridas está associada a uma cultura de envolvimento incipiente que ainda não está institucionalizada, mas que se perspectiva como essencial para o desenvolvimento dos alunos. Contudo, identificaram-se lógicas diferenciadas de interacção entre escola e encarregados de educação enfatizadas nas questões particulares de cada aluno e nos factores que concorrem, quer para obstaculizar um envolvimento mais lato e frequente dos encarregados de educação, quer para favorecer uma cultura de maior participação. Este estudo inclui limitações e sugestões para futuras investigações no domínio lógicas de interacção dos encarregados de educação ao nível da escola.Based in a theoretical framework built upon the ecological model proposed by Bronfenbrenner, the research developed according to the following assumptions. On the one hand, the school, as an interactive and educational space, is understood as an ecologic and systemic context in which the students' socialization and development take place. On the other hand, differential logics of action may arise according diverse forms of parents' involvement in school. This interpretative and descriptive case study in a middle school focused on the interactions between the parents and the school, and was guided by the following objectives: (a) to identify and understand the nature of parents' involvement in the school; (b) to capture the participants' subjective definitions regarding their roles; (c) to identify and characterize the interaction logics subjacent to the parents involvement in the school activities and initiatives; and (d) to identify constraining factors versus facilitating factors of their involvement. Participants were teachers performing different roles as school representatives and parents' representatives in diverse school organizational structures. Data was gathered through several complementary processes including interviews, local observations, and school document analysis. Results analysis suggest that parents involvement in the Escola das Margaridas associates to an incipient involvement culture, not yet fully institutionalized, but that we foresee as essential for student development. Nevertheless, different interaction logics emerged between the parents and the school which related to particular issues pertaining to students' problems, as well as on other factors that contribute to both hinder a more broad and frequent involvement of the parents and favor a more participative culture. This study includes some limitations as well as suggestions for future studies directed to a deeper understanding of the logics behind parents and school interactions.Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-Repositório da Universidade de LisboaLourenço, Lívia Patrícia Rodrigues2010-07-27T08:56:39Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1245porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:53.987145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
title Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
spellingShingle Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
Lourenço, Lívia Patrícia Rodrigues
Educação
Organização escolar
Administração escolar
Teses de mestrado
title_short Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
title_full Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
title_fullStr Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
title_full_unstemmed Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
title_sort Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas
author Lourenço, Lívia Patrícia Rodrigues
author_facet Lourenço, Lívia Patrícia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Lívia Patrícia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Organização escolar
Administração escolar
Teses de mestrado
topic Educação
Organização escolar
Administração escolar
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização escolar), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-27T08:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1245
url http://hdl.handle.net/10451/1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134161401806848