(Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Daniel Borges
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20632
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_8794633fe82f6396918d39a58710db5e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativoRede industriaisRelacionamentosEnvolvimentoEstratégiaMudanças na redePosicionamentoIndustrial NetworkRelationshipsInvolvementStrategyChanges in the networkPositioningMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialNo âmbito da abordagem das redes industriais, o ambiente de uma empresa é composto por múltiplas empresas que estabelecem relacionamentos entre elas, com a finalidade de atingir os seus objetivos. A estratégia, neste contexto, é vista como um processo contínuo de interações que poderão afetar o posicionamento na rede. O propósito deste trabalho é analisar o processo de posicionamento de uma empresa ao longo do tempo. Como essa finalidade, foi realizado um estudo de caso tomando como ponto de partida a introdução de um novo negócio por uma grande empresa de comercialização de viaturas de ligeiras e pesadas. A análise do caso permite evidenciar que o (re)posicionamento da empresa ocorreu em simultâneo com processos de combinação de vários recursos, atividades e relacionamentos no sentido de valorizar, através da troca, um stock de viaturas seminovas e usadas.Within the scope of the approach of industrial networks, the environment of a company is composed of multiple companies that establish relationships between them, in order to achieve their objectives. The strategy, in this context, is seen as a continuous process of interactions that may affect the network positioning. The purpose of this work is to analyse the process of positioning of a company over time. As a point of view, a case study was carried out, taking as a starting point the introduction of a new business, by a large automotive company, that operates in the commercialization of light and heavy vehicles. The analysis of the case allows us to evidence that the (re)positioning of the company occurred simultaneously with processes of combining various resources, activities and relationships in order to promote the value, through exchanges, of the existing stock of semi-new and used vehicles.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCoelho, Daniel Borges2021-06-10T00:30:14Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20632porCoelho, Daniel Borges (2020). "(Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:19.539669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
title (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
spellingShingle (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
Coelho, Daniel Borges
Rede industriais
Relacionamentos
Envolvimento
Estratégia
Mudanças na rede
Posicionamento
Industrial Network
Relationships
Involvement
Strategy
Changes in the network
Positioning
title_short (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
title_full (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
title_fullStr (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
title_full_unstemmed (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
title_sort (Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo
author Coelho, Daniel Borges
author_facet Coelho, Daniel Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Daniel Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Rede industriais
Relacionamentos
Envolvimento
Estratégia
Mudanças na rede
Posicionamento
Industrial Network
Relationships
Involvement
Strategy
Changes in the network
Positioning
topic Rede industriais
Relacionamentos
Envolvimento
Estratégia
Mudanças na rede
Posicionamento
Industrial Network
Relationships
Involvement
Strategy
Changes in the network
Positioning
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-06-10T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20632
url http://hdl.handle.net/10400.5/20632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coelho, Daniel Borges (2020). "(Re)posicionamento de uma empresa na rede : um caso ilustrativo". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131145721348096