A comunicação estratégica digital no setor da moda: uma experiência na marca Josefinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74170 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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A comunicação estratégica digital no setor da moda: uma experiência na marca JosefinasDigital strategic communication in the fashion sector: an experience in at the Portuguese brand JosefinasComunicação digitalComunicação estratégicaCoproduçãoFerramentas digitaisModaCo-productionDigital communicationDigital toolsFashionStrategic communicationCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Numa altura em que os canais de comunicação provenientes do digital evoluem de dia para dia e as audiências atingem dimensões expressivas, a função da comunicação passa a ser considerada de uma forma ainda mais estratégica do que no passado. Isto significa que, para além da necessidade de um diagnóstico rigoroso e de um planeamento eficaz, as organizações passam também a integrar, de forma interativa, os seus públicos nas ações realizadas, reforçando assim os laços entre organização e cliente. O consumidor é agora “um parceiro, um colaborador que dá ideias para que o (...) produto/serviço responda melhor às suas necessidades, e, consequentemente, se destaque da concorrência” (Barreto, 2011). É com esta nova estratégia em mente – mais relacional e interativa - que os profissionais de comunicação decidem incluir as ferramentas digitais nas suas ações de comunicação, como elemento necessário à coprodução. Todas estas mudanças digitais, reforçadas pelo aparecimento do e-commerce, vieram revolucionar as indústrias mais competitivas do mercado, como é o caso do setor da moda. Apesar de uma adaptação complexa a vários níveis, a área da moda apresenta-se hoje na vanguarda das novas tecnologias e da comunicação digital. Este tema será debatido ao longo do presente relatório, por meio de uma pesquisa teórica que será posteriormente cruzada com as ações implementadas durante a experiência de estágio curricular realizado na marca de calçado e acessórios, Josefinas Portugal. Ao longo do documento será relatada a constante tentativa de unir os canais online e offline, bem como todos os desafios e oportunidades inerentes, que culminaram num conjunto de ações de comunicação, entre as quais a campanha de responsabilidade social In Her Shoes.At a time when communication channels from the digital evolve from day to day and audiences reach expressive dimensions, the communication function is now considered in a much more strategic way than in the past. This means that, in addition to the need for rigorous planning, organizations also begin to integrate their audiences into the actions undertaken, thus reinforcing the bonds between organization and client. The consumer is now a partner, a collaborator who contributes so that the product/service accomplishes their needs, and consequently stands out from the competition (Barreto, 2011). With this new strategy in mind - more relational and interactive - communication professionals decide to include digital tools in their communication actions, as a necessary element for co-production. All these digital changes, reinforced by the appearance of e-commerce, have revolutionized the most competitive industries in the market, as is the case of the fashion sector. Despite a complex adaptation regarding several aspects, the fashion area stands today at the forefront of new technologies and digital communication. This theme will be discussed throughout this paper, through theoretical research that will be later crossed with the actions implemented during the curricular internship experience carried out in the footwear and accessories brand, Josefinas Portugal. Throughout the document will be reported the constant attempt to link the online and offline channels, as well as all the inherent challenges and opportunities, which culminated in a set of communication actions, among which the social responsibility campaign In Her Shoes.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoSousa, Joana Faria20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74170por202715248info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:20.975420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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