“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/651 |
Resumo: | A convergência da televisão digital com os jogos de computador é cada vez mais uma realidade. Neste artigo serão apresentadas três vertentes desta convergência: – a oferta de jogos pelos operadores de televisão digital e pelos canais de televisão; – a oferta de programação baseada em jogos de computador pelos canais de televisão; – a oferta de jogos com interacção via SMS pelo operadores de televisão digital e pelos canais de televisão, Em conclusão, são apresentadas duas linhas de evolução desta convergência no curto-médio prazo: 1) o lançamento de novos formatos de entretenimento, que conjugam diferentes meios (TV, Telemóvel, PC, PDA, etc) na definição de uma experiência de jogo acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, 2) o lançamento de novos aparelhos que aliam as funcionalidades de uma consola de jogos à de uma set-top box avançada de televisão digital. |
id |
RCAP_87afcc0a0ab711637624a668d55b6448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/651 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digitalCOMUNICAÇÃOJOGOS DE COMPUTADORTELEVISÃO DIGITALPROGRAMAÇÃO TELEVISIVACOMMUNICATIONCOMPUTER GAMESDIGITAL TELEVISIONTELEVISION PROGRAMMINGA convergência da televisão digital com os jogos de computador é cada vez mais uma realidade. Neste artigo serão apresentadas três vertentes desta convergência: – a oferta de jogos pelos operadores de televisão digital e pelos canais de televisão; – a oferta de programação baseada em jogos de computador pelos canais de televisão; – a oferta de jogos com interacção via SMS pelo operadores de televisão digital e pelos canais de televisão, Em conclusão, são apresentadas duas linhas de evolução desta convergência no curto-médio prazo: 1) o lançamento de novos formatos de entretenimento, que conjugam diferentes meios (TV, Telemóvel, PC, PDA, etc) na definição de uma experiência de jogo acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, 2) o lançamento de novos aparelhos que aliam as funcionalidades de uma consola de jogos à de uma set-top box avançada de televisão digital.The convergence of digital television and computer game is becoming more and more a reality. In this paper, three different angles of this convergence shall be presented: – the digital television operators and broad casters’ games offer; – the broadcasters’ offer of TV programs based on computer games; –the digital television operators and broadcasters’ SMS-TV games offer. In conclusion, two evolution paths for the short-medium term shall be presented: 1) Pervasive gamming: new entertainment formats that blend different media (TV, Mobile Phones, PCs, PDAs, and so on) in order to define a game experience available anytime and anywhere, 2) Home Media Centers: new devices that integrate the games console’s functionalities to those of an advanced digital television set-top box.Edições Universitárias Lusófonas2010-01-06T17:28:04Z2003-01-01T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/651por1645-2585Quico, Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:09.187116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
title |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
spellingShingle |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital Quico, Célia COMUNICAÇÃO JOGOS DE COMPUTADOR TELEVISÃO DIGITAL PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA COMMUNICATION COMPUTER GAMES DIGITAL TELEVISION TELEVISION PROGRAMMING |
title_short |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
title_full |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
title_fullStr |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
title_full_unstemmed |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
title_sort |
“It came from outer space”: jogos de computador invadem programação e serviços de televisão digital |
author |
Quico, Célia |
author_facet |
Quico, Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quico, Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO JOGOS DE COMPUTADOR TELEVISÃO DIGITAL PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA COMMUNICATION COMPUTER GAMES DIGITAL TELEVISION TELEVISION PROGRAMMING |
topic |
COMUNICAÇÃO JOGOS DE COMPUTADOR TELEVISÃO DIGITAL PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA COMMUNICATION COMPUTER GAMES DIGITAL TELEVISION TELEVISION PROGRAMMING |
description |
A convergência da televisão digital com os jogos de computador é cada vez mais uma realidade. Neste artigo serão apresentadas três vertentes desta convergência: – a oferta de jogos pelos operadores de televisão digital e pelos canais de televisão; – a oferta de programação baseada em jogos de computador pelos canais de televisão; – a oferta de jogos com interacção via SMS pelo operadores de televisão digital e pelos canais de televisão, Em conclusão, são apresentadas duas linhas de evolução desta convergência no curto-médio prazo: 1) o lançamento de novos formatos de entretenimento, que conjugam diferentes meios (TV, Telemóvel, PC, PDA, etc) na definição de uma experiência de jogo acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, 2) o lançamento de novos aparelhos que aliam as funcionalidades de uma consola de jogos à de uma set-top box avançada de televisão digital. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01T00:00:00Z 2003 2010-01-06T17:28:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/651 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-2585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131238474186752 |