Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Odete
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Cristina Araújo, Braga, Maria de Fátima Dias, Macedo, Ana Paula, Oliveira, Cláudia, Rosário, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19639
Resumo: Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem a uma questão aberta mencionando os aspetos que, positivamente e/ou negativamente, mais marcaram a sua experiência enquanto avaliado e a sua aprendizagem ao longo do seu percurso académico. Estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório e descritivo, com participação de 43 estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, realizado no ano letivo 2009/2010. Os resultados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008) com recurso ao software NVivo 8.0. Os resultados parcelares apresentados neste estudo são dicotómicos e evidenciam uma categoria central – Supervisão. O acompanhamento (des)contínuo, a articulação/comunicação (in)existente e os diferentes critérios de avaliação/classificação, o feedback contínuo (des)adequado, os momentos de reflexão (in)suficientes e a orientação transmitida dis(con)cordante emergiram como unidades de registo e representaram para os estudantes fonte de preocupação e incerteza por um prisma e, por outro, de adequação e promoção de aprendizagem.
id RCAP_87cacec4422df8dd7f9f1264b9a93a96
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)Supervisão em enfermagemEstudantesNarrativasSupervision in nursingNarrativesStudentsResponsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem a uma questão aberta mencionando os aspetos que, positivamente e/ou negativamente, mais marcaram a sua experiência enquanto avaliado e a sua aprendizagem ao longo do seu percurso académico. Estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório e descritivo, com participação de 43 estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, realizado no ano letivo 2009/2010. Os resultados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008) com recurso ao software NVivo 8.0. Os resultados parcelares apresentados neste estudo são dicotómicos e evidenciam uma categoria central – Supervisão. O acompanhamento (des)contínuo, a articulação/comunicação (in)existente e os diferentes critérios de avaliação/classificação, o feedback contínuo (des)adequado, os momentos de reflexão (in)suficientes e a orientação transmitida dis(con)cordante emergiram como unidades de registo e representaram para os estudantes fonte de preocupação e incerteza por um prisma e, por outro, de adequação e promoção de aprendizagem.Responsible for regulating the teaching-learning supervision is based on the cornerstones of view of education as a space for transformation and reflexivity determining professional success in student learning. The purpose of this research focused to find the perspectives and experiences of the students developed in clinical context throughout the nursing course. The 43 students who agreed to participate in the study of inductive research, were asked to answer a question about the experience developed throughout their academic career. The results were analyzed and treated in compliance with the assumptions of Bardin (2008) using the software NVivo 8.0. Moreover, the partial results presented in this study are dichotomous and show a central category - Supervision. Accompaniment (dis) continuous articulation / communication (un) existing and different evaluation criteria / classification, continuous feedback (un) suitable moments of reflection (in) sufficient /enough guidance as well as transmitted discordant orientation, emerged as converging registration units. Hence, they represent a source of concern and uncertainty to students as well as source of learning.Universidade do MinhoAraújo, OdeteMartins, Cristina AraújoBraga, Maria de Fátima DiasMacedo, Ana PaulaOliveira, CláudiaRosário, Rafaela2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19639por1989-0257http://webs.uvigo.es/refiedu/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:48.782504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
title Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
spellingShingle Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
Araújo, Odete
Supervisão em enfermagem
Estudantes
Narrativas
Supervision in nursing
Narratives
Students
title_short Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
title_full Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
title_fullStr Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
title_full_unstemmed Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
title_sort Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
author Araújo, Odete
author_facet Araújo, Odete
Martins, Cristina Araújo
Braga, Maria de Fátima Dias
Macedo, Ana Paula
Oliveira, Cláudia
Rosário, Rafaela
author_role author
author2 Martins, Cristina Araújo
Braga, Maria de Fátima Dias
Macedo, Ana Paula
Oliveira, Cláudia
Rosário, Rafaela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Odete
Martins, Cristina Araújo
Braga, Maria de Fátima Dias
Macedo, Ana Paula
Oliveira, Cláudia
Rosário, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão em enfermagem
Estudantes
Narrativas
Supervision in nursing
Narratives
Students
topic Supervisão em enfermagem
Estudantes
Narrativas
Supervision in nursing
Narratives
Students
description Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem a uma questão aberta mencionando os aspetos que, positivamente e/ou negativamente, mais marcaram a sua experiência enquanto avaliado e a sua aprendizagem ao longo do seu percurso académico. Estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório e descritivo, com participação de 43 estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, realizado no ano letivo 2009/2010. Os resultados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008) com recurso ao software NVivo 8.0. Os resultados parcelares apresentados neste estudo são dicotómicos e evidenciam uma categoria central – Supervisão. O acompanhamento (des)contínuo, a articulação/comunicação (in)existente e os diferentes critérios de avaliação/classificação, o feedback contínuo (des)adequado, os momentos de reflexão (in)suficientes e a orientação transmitida dis(con)cordante emergiram como unidades de registo e representaram para os estudantes fonte de preocupação e incerteza por um prisma e, por outro, de adequação e promoção de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19639
url http://hdl.handle.net/1822/19639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1989-0257
http://webs.uvigo.es/refiedu/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132390715555840