Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daísy Cléia Oliveira dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47917
Resumo: Quando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Para tanto, este artigo procura apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual em relação ao quadro principal de prejuízo cognitivo (as funções intelectuais) e adaptativo (as funções sociais, emocionais e práticas), para, então, definir as possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, dos transtornos da aprendizagem e do desenvolvimento, da inclusão escolar e do ensino especializado. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã. Portanto, fato é que a didática no ensino do aluno com deficiência intelectual precisa ser específica não só em relação às peculiaridades do quadro da deficiência, como também em relação à individualidade de cada sujeito. De qualquer modo, mesmo que a deficiência intelectual não permita sua reversão completa, uma vez que consiste em um desenvolvimento neurológico deficitário, avanços escolares são possíveis.
id USP-11_358ffc36acdb043df215df9dac5f8826
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/47917
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectualPotential downsides and upsides of the education of pupils with intellectual handicapIntellectual handicapMental deficiencySpecial educationInclusionDeficiência intelectualDeficiência mentalEducação especializadaInclusãoQuando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Para tanto, este artigo procura apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual em relação ao quadro principal de prejuízo cognitivo (as funções intelectuais) e adaptativo (as funções sociais, emocionais e práticas), para, então, definir as possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, dos transtornos da aprendizagem e do desenvolvimento, da inclusão escolar e do ensino especializado. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã. Portanto, fato é que a didática no ensino do aluno com deficiência intelectual precisa ser específica não só em relação às peculiaridades do quadro da deficiência, como também em relação à individualidade de cada sujeito. De qualquer modo, mesmo que a deficiência intelectual não permita sua reversão completa, uma vez que consiste em um desenvolvimento neurológico deficitário, avanços escolares são possíveis.When the subject is the teaching of pupils with intellectual handicap, it is not unusual to question the way of working with them. The present article seeks to show a description and an understanding of the features of intellectual handicap in relation to the wider picture of cognitive (the intellectual functions) and adaptive (the social, emotional, and practical functions) handicap, so as to then define the possibilities of the pedagogical practice within the school context. The study was built based on a bibliographical survey of the field of intellectual handicap, of learning and development disorders, of social inclusion, and of special teaching. Although intellectual handicap poses a challenge to school teaching in view of its curricular objective, both in an ordinary classroom and in specialized educational service, it is possible to establish a fruitful pedagogical context keeping in mind the educational objectives of personal development and academic-professional, cultural and citizenship training. Therefore, it is a fact that the didactics of the teaching of pupils with intellectual handicap needs to be specific, not just with respect to the peculiarities of a handicap situation, but also in respect to the individuality of each subject. At any rate, even if intellectual handicap may not allow its complete reversal, since it consists in a deficient neurological development, school progress is still possible.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/4791710.1590/S1517-97022012000400010Educação e Pesquisa; v. 38 n. 4 (2012); 935-948Educação e Pesquisa; Vol. 38 No. 4 (2012); 935-948Educação e Pesquisa; Vol. 38 Núm. 4 (2012); 935-9481678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47917/51657Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daísy Cléia Oliveira dos2012-12-13T10:00:18Zoai:revistas.usp.br:article/47917Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2012-12-13T10:00:18Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
Potential downsides and upsides of the education of pupils with intellectual handicap
title Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
spellingShingle Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
Santos, Daísy Cléia Oliveira dos
Intellectual handicap
Mental deficiency
Special education
Inclusion
Deficiência intelectual
Deficiência mental
Educação especializada
Inclusão
title_short Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
title_full Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
title_fullStr Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
title_sort Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual
author Santos, Daísy Cléia Oliveira dos
author_facet Santos, Daísy Cléia Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daísy Cléia Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Intellectual handicap
Mental deficiency
Special education
Inclusion
Deficiência intelectual
Deficiência mental
Educação especializada
Inclusão
topic Intellectual handicap
Mental deficiency
Special education
Inclusion
Deficiência intelectual
Deficiência mental
Educação especializada
Inclusão
description Quando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Para tanto, este artigo procura apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual em relação ao quadro principal de prejuízo cognitivo (as funções intelectuais) e adaptativo (as funções sociais, emocionais e práticas), para, então, definir as possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, dos transtornos da aprendizagem e do desenvolvimento, da inclusão escolar e do ensino especializado. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã. Portanto, fato é que a didática no ensino do aluno com deficiência intelectual precisa ser específica não só em relação às peculiaridades do quadro da deficiência, como também em relação à individualidade de cada sujeito. De qualquer modo, mesmo que a deficiência intelectual não permita sua reversão completa, uma vez que consiste em um desenvolvimento neurológico deficitário, avanços escolares são possíveis.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47917
10.1590/S1517-97022012000400010
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47917
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022012000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47917/51657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 38 n. 4 (2012); 935-948
Educação e Pesquisa; Vol. 38 No. 4 (2012); 935-948
Educação e Pesquisa; Vol. 38 Núm. 4 (2012); 935-948
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809155096576