Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Solange Manuela Rosado da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28722
Resumo: No nosso dia a dia somos confrontados com inúmeras situações de maus tratos entre alunos. A escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da criança ou do adolescente, podendo também gerar algumas adversidades. É neste sentido que o tema de maus tratos entre pares se apresenta como um fenómeno importante a ser estudado. O presente trabalho de investigação tem por objetivo analisar e compreender perceções que os professores têm perante situações de conflitos e maus tratos entre alunos. Tentou-se conhecer qual a gravidade que têm para os professores determinados comportamentos dos alunos em contexto escolar, quais as formas de atuar perante tais situações e se características pessoais e específicas de cada professor como, o agrupamento de escolas em que leciona, o género e o ciclo de ensino, são fatores condicionantes dessas mesmas perceções. A abordagem teórica assentou numa revisão de literatura para contextualizar e enquadrar concetualmente o tema. O estudo empírico partiu da aplicação de inquéritos por questionários a professores do ensino básico (1.º, 2.º e 3.ºciclos) em dois agrupamentos de escolas do Alentejo. Os resultados revelam que as perceções dos professores sobre os maus tratos entre alunos são no geral semelhantes. No entanto, há algumas situações em que se revelam diferenças significativas em função do agrupamento de escolas, género e ciclo de ensino sobre essas mesmas perceções; Abstract: We are confronted with several situations of maltreatment among students day by day. School plays a very important role in the development of the child or teenager, but it can also create some adversities. Therefore, the issue of maltreatment among peers is seen as an important phenomenon to be studied. The current research work has got the aim to analyze and understand the perceptions that teachers have towards conflict and maltreatment situations among students. We have tried to know how serious some students behaviors are for teachers in a school context, how to act towards these situations and if the personal and specific features of each teacher, such as the school where he/she teaches, the gender and the teaching cycle, are conditioning factors for those perceptions. The theoretical approach was based on a revision of literature to contextualize and frame the issue conceptually. The empirical study started from the application of survey by questionnaires to basic education teachers (1st, 2nd and 3rd cycles) in two School Groupings of Alentejo. The results show that the teachers perception about maltreatment among students is, in general, similar. However, there are some situations in which there are significant differences about those same perceptions depending on the School Grouping, gender and the teaching cycle.
id RCAP_87e13f171be3d0cc8b873627285a9a8f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do AlentejoIndisciplinaMaus tratos entre paresBullyingAgressor e VítimaIndisciplineMaltreatment among peersBullyingAggressor and VictimNo nosso dia a dia somos confrontados com inúmeras situações de maus tratos entre alunos. A escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da criança ou do adolescente, podendo também gerar algumas adversidades. É neste sentido que o tema de maus tratos entre pares se apresenta como um fenómeno importante a ser estudado. O presente trabalho de investigação tem por objetivo analisar e compreender perceções que os professores têm perante situações de conflitos e maus tratos entre alunos. Tentou-se conhecer qual a gravidade que têm para os professores determinados comportamentos dos alunos em contexto escolar, quais as formas de atuar perante tais situações e se características pessoais e específicas de cada professor como, o agrupamento de escolas em que leciona, o género e o ciclo de ensino, são fatores condicionantes dessas mesmas perceções. A abordagem teórica assentou numa revisão de literatura para contextualizar e enquadrar concetualmente o tema. O estudo empírico partiu da aplicação de inquéritos por questionários a professores do ensino básico (1.º, 2.º e 3.ºciclos) em dois agrupamentos de escolas do Alentejo. Os resultados revelam que as perceções dos professores sobre os maus tratos entre alunos são no geral semelhantes. No entanto, há algumas situações em que se revelam diferenças significativas em função do agrupamento de escolas, género e ciclo de ensino sobre essas mesmas perceções; Abstract: We are confronted with several situations of maltreatment among students day by day. School plays a very important role in the development of the child or teenager, but it can also create some adversities. Therefore, the issue of maltreatment among peers is seen as an important phenomenon to be studied. The current research work has got the aim to analyze and understand the perceptions that teachers have towards conflict and maltreatment situations among students. We have tried to know how serious some students behaviors are for teachers in a school context, how to act towards these situations and if the personal and specific features of each teacher, such as the school where he/she teaches, the gender and the teaching cycle, are conditioning factors for those perceptions. The theoretical approach was based on a revision of literature to contextualize and frame the issue conceptually. The empirical study started from the application of survey by questionnaires to basic education teachers (1st, 2nd and 3rd cycles) in two School Groupings of Alentejo. The results show that the teachers perception about maltreatment among students is, in general, similar. However, there are some situations in which there are significant differences about those same perceptions depending on the School Grouping, gender and the teaching cycle.Universidade de Évora2021-01-19T20:47:58Z2021-01-192020-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28722http://hdl.handle.net/10174/28722TID:202578240porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosolange.silvaz@gmail.com229Vaz, Solange Manuela Rosado da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:41.010086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
title Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
spellingShingle Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
Vaz, Solange Manuela Rosado da Silva
Indisciplina
Maus tratos entre pares
Bullying
Agressor e Vítima
Indiscipline
Maltreatment among peers
Bullying
Aggressor and Victim
title_short Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
title_full Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
title_fullStr Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
title_full_unstemmed Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
title_sort Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
author Vaz, Solange Manuela Rosado da Silva
author_facet Vaz, Solange Manuela Rosado da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Solange Manuela Rosado da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Maus tratos entre pares
Bullying
Agressor e Vítima
Indiscipline
Maltreatment among peers
Bullying
Aggressor and Victim
topic Indisciplina
Maus tratos entre pares
Bullying
Agressor e Vítima
Indiscipline
Maltreatment among peers
Bullying
Aggressor and Victim
description No nosso dia a dia somos confrontados com inúmeras situações de maus tratos entre alunos. A escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da criança ou do adolescente, podendo também gerar algumas adversidades. É neste sentido que o tema de maus tratos entre pares se apresenta como um fenómeno importante a ser estudado. O presente trabalho de investigação tem por objetivo analisar e compreender perceções que os professores têm perante situações de conflitos e maus tratos entre alunos. Tentou-se conhecer qual a gravidade que têm para os professores determinados comportamentos dos alunos em contexto escolar, quais as formas de atuar perante tais situações e se características pessoais e específicas de cada professor como, o agrupamento de escolas em que leciona, o género e o ciclo de ensino, são fatores condicionantes dessas mesmas perceções. A abordagem teórica assentou numa revisão de literatura para contextualizar e enquadrar concetualmente o tema. O estudo empírico partiu da aplicação de inquéritos por questionários a professores do ensino básico (1.º, 2.º e 3.ºciclos) em dois agrupamentos de escolas do Alentejo. Os resultados revelam que as perceções dos professores sobre os maus tratos entre alunos são no geral semelhantes. No entanto, há algumas situações em que se revelam diferenças significativas em função do agrupamento de escolas, género e ciclo de ensino sobre essas mesmas perceções; Abstract: We are confronted with several situations of maltreatment among students day by day. School plays a very important role in the development of the child or teenager, but it can also create some adversities. Therefore, the issue of maltreatment among peers is seen as an important phenomenon to be studied. The current research work has got the aim to analyze and understand the perceptions that teachers have towards conflict and maltreatment situations among students. We have tried to know how serious some students behaviors are for teachers in a school context, how to act towards these situations and if the personal and specific features of each teacher, such as the school where he/she teaches, the gender and the teaching cycle, are conditioning factors for those perceptions. The theoretical approach was based on a revision of literature to contextualize and frame the issue conceptually. The empirical study started from the application of survey by questionnaires to basic education teachers (1st, 2nd and 3rd cycles) in two School Groupings of Alentejo. The results show that the teachers perception about maltreatment among students is, in general, similar. However, there are some situations in which there are significant differences about those same perceptions depending on the School Grouping, gender and the teaching cycle.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T00:00:00Z
2021-01-19T20:47:58Z
2021-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28722
http://hdl.handle.net/10174/28722
TID:202578240
url http://hdl.handle.net/10174/28722
identifier_str_mv TID:202578240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
solange.silvaz@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136668336259072