Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do Alentejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28722 |
Resumo: | No nosso dia a dia somos confrontados com inúmeras situações de maus tratos entre alunos. A escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da criança ou do adolescente, podendo também gerar algumas adversidades. É neste sentido que o tema de maus tratos entre pares se apresenta como um fenómeno importante a ser estudado. O presente trabalho de investigação tem por objetivo analisar e compreender perceções que os professores têm perante situações de conflitos e maus tratos entre alunos. Tentou-se conhecer qual a gravidade que têm para os professores determinados comportamentos dos alunos em contexto escolar, quais as formas de atuar perante tais situações e se características pessoais e específicas de cada professor como, o agrupamento de escolas em que leciona, o género e o ciclo de ensino, são fatores condicionantes dessas mesmas perceções. A abordagem teórica assentou numa revisão de literatura para contextualizar e enquadrar concetualmente o tema. O estudo empírico partiu da aplicação de inquéritos por questionários a professores do ensino básico (1.º, 2.º e 3.ºciclos) em dois agrupamentos de escolas do Alentejo. Os resultados revelam que as perceções dos professores sobre os maus tratos entre alunos são no geral semelhantes. No entanto, há algumas situações em que se revelam diferenças significativas em função do agrupamento de escolas, género e ciclo de ensino sobre essas mesmas perceções; Abstract: We are confronted with several situations of maltreatment among students day by day. School plays a very important role in the development of the child or teenager, but it can also create some adversities. Therefore, the issue of maltreatment among peers is seen as an important phenomenon to be studied. The current research work has got the aim to analyze and understand the perceptions that teachers have towards conflict and maltreatment situations among students. We have tried to know how serious some students behaviors are for teachers in a school context, how to act towards these situations and if the personal and specific features of each teacher, such as the school where he/she teaches, the gender and the teaching cycle, are conditioning factors for those perceptions. The theoretical approach was based on a revision of literature to contextualize and frame the issue conceptually. The empirical study started from the application of survey by questionnaires to basic education teachers (1st, 2nd and 3rd cycles) in two School Groupings of Alentejo. The results show that the teachers perception about maltreatment among students is, in general, similar. However, there are some situations in which there are significant differences about those same perceptions depending on the School Grouping, gender and the teaching cycle. |
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Perceções de professores do ensino básico sobre maus tratos entre alunos. Estudo em dois agrupamentos de escolas do AlentejoIndisciplinaMaus tratos entre paresBullyingAgressor e VítimaIndisciplineMaltreatment among peersBullyingAggressor and VictimNo nosso dia a dia somos confrontados com inúmeras situações de maus tratos entre alunos. A escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da criança ou do adolescente, podendo também gerar algumas adversidades. É neste sentido que o tema de maus tratos entre pares se apresenta como um fenómeno importante a ser estudado. O presente trabalho de investigação tem por objetivo analisar e compreender perceções que os professores têm perante situações de conflitos e maus tratos entre alunos. Tentou-se conhecer qual a gravidade que têm para os professores determinados comportamentos dos alunos em contexto escolar, quais as formas de atuar perante tais situações e se características pessoais e específicas de cada professor como, o agrupamento de escolas em que leciona, o género e o ciclo de ensino, são fatores condicionantes dessas mesmas perceções. A abordagem teórica assentou numa revisão de literatura para contextualizar e enquadrar concetualmente o tema. O estudo empírico partiu da aplicação de inquéritos por questionários a professores do ensino básico (1.º, 2.º e 3.ºciclos) em dois agrupamentos de escolas do Alentejo. Os resultados revelam que as perceções dos professores sobre os maus tratos entre alunos são no geral semelhantes. No entanto, há algumas situações em que se revelam diferenças significativas em função do agrupamento de escolas, género e ciclo de ensino sobre essas mesmas perceções; Abstract: We are confronted with several situations of maltreatment among students day by day. School plays a very important role in the development of the child or teenager, but it can also create some adversities. Therefore, the issue of maltreatment among peers is seen as an important phenomenon to be studied. The current research work has got the aim to analyze and understand the perceptions that teachers have towards conflict and maltreatment situations among students. We have tried to know how serious some students behaviors are for teachers in a school context, how to act towards these situations and if the personal and specific features of each teacher, such as the school where he/she teaches, the gender and the teaching cycle, are conditioning factors for those perceptions. The theoretical approach was based on a revision of literature to contextualize and frame the issue conceptually. The empirical study started from the application of survey by questionnaires to basic education teachers (1st, 2nd and 3rd cycles) in two School Groupings of Alentejo. The results show that the teachers perception about maltreatment among students is, in general, similar. However, there are some situations in which there are significant differences about those same perceptions depending on the School Grouping, gender and the teaching cycle.Universidade de Évora2021-01-19T20:47:58Z2021-01-192020-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28722http://hdl.handle.net/10174/28722TID:202578240porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosolange.silvaz@gmail.com229Vaz, Solange Manuela Rosado da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:41.010086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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