Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semedo, Maria Antónia Tavares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21454
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender os fatores diferenciadores de um percurso de sucesso/insucesso no processo de acolhimento institucional de crianças/jovens em risco. Esta modalidade de investigação recai sobre um estudo de caso do tipo instrumental de duas jovens do sexo feminino, dois técnicos de referência para as jovens, famílias e professores. Para a recolha das informações foram feitas análise do processo individual dos casos, utilizadas entrevistas individuais semiestruturadas; YSR - questionário de auto-avaliação para jovens (Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014); questionário de vinculação ao pai e à mãe (Matos & Costa, 2001); questionário de ligação a professores e funcionários (Mota & Matos, 2005) e o Eco-Mapa (Melo, Vieira, Simpionato, Alves & Nascimento, 2005). As entrevistas foram analisadas com recursos ao método de análise de conteúdo semântica; os restantes instrumentos foram analisados segundo as normas de cada instrumento. Quanto aos resultados a jovem com percurso de sucesso denota uma relação de vinculação moderada com a figura materna e paterna e um laço muito forte com as figuras da instituição. A análise de conteúdo das entrevistas sugerem que ela evidência adaptação e integração positiva sem grandes dificuldade no acolhimento, percepciona a instituição como algo positivo, oportunidade na vida e necessária. Relativamente à jovem com percurso de insucesso apresenta instabilidade emocional e uma vinculação muito forte com a família de origem, sendo a figura de referência o pai. A relação parece positiva com as figuras da instituição e escolar. Relativamente análise de conteúdo entrevistas insucesso verificou-se dificuldades de adaptação/integração e experiência negativa no acolhimento, onde percepciona o acolhimento como afastamento da família e recusa a vivência no contexto de acolhimento.
id RCAP_8800884843c758d98d4b60b6afa20add
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucessoAcolhimento institucionalCrianças/jovens em riscoExperiência de acolhimentoInstitutional careChildren/youth at riskCare experienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como objetivo compreender os fatores diferenciadores de um percurso de sucesso/insucesso no processo de acolhimento institucional de crianças/jovens em risco. Esta modalidade de investigação recai sobre um estudo de caso do tipo instrumental de duas jovens do sexo feminino, dois técnicos de referência para as jovens, famílias e professores. Para a recolha das informações foram feitas análise do processo individual dos casos, utilizadas entrevistas individuais semiestruturadas; YSR - questionário de auto-avaliação para jovens (Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014); questionário de vinculação ao pai e à mãe (Matos & Costa, 2001); questionário de ligação a professores e funcionários (Mota & Matos, 2005) e o Eco-Mapa (Melo, Vieira, Simpionato, Alves & Nascimento, 2005). As entrevistas foram analisadas com recursos ao método de análise de conteúdo semântica; os restantes instrumentos foram analisados segundo as normas de cada instrumento. Quanto aos resultados a jovem com percurso de sucesso denota uma relação de vinculação moderada com a figura materna e paterna e um laço muito forte com as figuras da instituição. A análise de conteúdo das entrevistas sugerem que ela evidência adaptação e integração positiva sem grandes dificuldade no acolhimento, percepciona a instituição como algo positivo, oportunidade na vida e necessária. Relativamente à jovem com percurso de insucesso apresenta instabilidade emocional e uma vinculação muito forte com a família de origem, sendo a figura de referência o pai. A relação parece positiva com as figuras da instituição e escolar. Relativamente análise de conteúdo entrevistas insucesso verificou-se dificuldades de adaptação/integração e experiência negativa no acolhimento, onde percepciona o acolhimento como afastamento da família e recusa a vivência no contexto de acolhimento.This study aimed to understand the differentiating factors of a successful path / failure in institutional care process of children / youth at risk. This research method rests on a case study of the instrumental type of two young female, two technical reference for young people, families and teachers. For the collection of information was made analysis of the individual process instances, used semi-structured interviews; YSR - self-assessment questionnaire for young (Achenbach, Rescorla, Dias Ramalho, Lima, Machado & Gonçalves, 2014); linking questionnaire to the father and mother (Matos & Costa, 2001); Connection questionnaire to teachers and staff (Mota & Matos, 2005) and the Eco-Map (Melo Vieira, Simpionato, Alves & Nascimento, 2005). The interviews were analyzed resources to the method of semantic content analysis; the remaining instruments were analyzed according to the rules of each instrument. As for the results the young successful path denotes a moderate binding relationship with the mother and father figure and a very strong bond with the figures of the institution. The content analysis of the interviews suggest that her evidence adaptation and positive integration without major difficulty in the host perceive the institution as something positive opportunity in life and necessary. Regarding the young with failure path has emotional instability and a very strong link with the family of origin, the reference figure being the father. The relationship looks positive with the figures of the institution and school. Regarding content failure analysis of interviews it was difficult adaptation / integration and negative experience in the host where the host perceives as being away from home and refuses to experience in the context of host.Gonçalves, Armanda Paula CunhaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSemedo, Maria Antónia Tavares2017-01-31T16:02:14Z2016-12-1420162016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21454TID:201556200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:45.994520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
title Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
spellingShingle Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
Semedo, Maria Antónia Tavares
Acolhimento institucional
Crianças/jovens em risco
Experiência de acolhimento
Institutional care
Children/youth at risk
Care experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
title_full Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
title_fullStr Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
title_full_unstemmed Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
title_sort Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso
author Semedo, Maria Antónia Tavares
author_facet Semedo, Maria Antónia Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Armanda Paula Cunha
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Semedo, Maria Antónia Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento institucional
Crianças/jovens em risco
Experiência de acolhimento
Institutional care
Children/youth at risk
Care experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Acolhimento institucional
Crianças/jovens em risco
Experiência de acolhimento
Institutional care
Children/youth at risk
Care experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente estudo teve como objetivo compreender os fatores diferenciadores de um percurso de sucesso/insucesso no processo de acolhimento institucional de crianças/jovens em risco. Esta modalidade de investigação recai sobre um estudo de caso do tipo instrumental de duas jovens do sexo feminino, dois técnicos de referência para as jovens, famílias e professores. Para a recolha das informações foram feitas análise do processo individual dos casos, utilizadas entrevistas individuais semiestruturadas; YSR - questionário de auto-avaliação para jovens (Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014); questionário de vinculação ao pai e à mãe (Matos & Costa, 2001); questionário de ligação a professores e funcionários (Mota & Matos, 2005) e o Eco-Mapa (Melo, Vieira, Simpionato, Alves & Nascimento, 2005). As entrevistas foram analisadas com recursos ao método de análise de conteúdo semântica; os restantes instrumentos foram analisados segundo as normas de cada instrumento. Quanto aos resultados a jovem com percurso de sucesso denota uma relação de vinculação moderada com a figura materna e paterna e um laço muito forte com as figuras da instituição. A análise de conteúdo das entrevistas sugerem que ela evidência adaptação e integração positiva sem grandes dificuldade no acolhimento, percepciona a instituição como algo positivo, oportunidade na vida e necessária. Relativamente à jovem com percurso de insucesso apresenta instabilidade emocional e uma vinculação muito forte com a família de origem, sendo a figura de referência o pai. A relação parece positiva com as figuras da instituição e escolar. Relativamente análise de conteúdo entrevistas insucesso verificou-se dificuldades de adaptação/integração e experiência negativa no acolhimento, onde percepciona o acolhimento como afastamento da família e recusa a vivência no contexto de acolhimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
2016
2016-12-14T00:00:00Z
2017-01-31T16:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21454
TID:201556200
url http://hdl.handle.net/10400.14/21454
identifier_str_mv TID:201556200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131866185334784