Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Maria de Fátima Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26424
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, foi realizado o presente relatório, que visa apresentar e discutir o trabalho desenvolvido no estágio profissional, que decorreu em três turmas do ensino básico de duas escolas públicas do distrito de Bragança. Neste sentido, são referidos aspetos de enquadramento e de contexto das práticas educativas desenvolvidas. Destacam-se ideias sobre o processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente, a planificação e a reflexão. Referem-se os participantes e explicitam-se as principais opções metodológicas seguidas na Prática de Ensino Supervisionada, assumindo uma abordagem qualitativa e recorrendo a técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados apropriados, como a observação e a análise documental. Descrevem-se e apresentam-se reflexões escritas sobre experiências de ensino e aprendizagem, realizadas em salas de aula do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas do saber de Português, Estudo do Meio, Educação Artística e Matemática, e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática. É dado realce ao tema “reflexão sobre a prática” também trabalhado numa perspetiva investigativa, analisando o conteúdo das reflexões escritas sobre as experiências de ensino e aprendizagem apresentadas. Esta análise mostra que o conteúdo das reflexões escritas percorre todo o ciclo letivo, desde aspetos da planificação da atividade letiva, passando pelo que aconteceu no desenvolvimento das experiências, até à identificação das aprendizagens realizadas pelos alunos e pela professora. O relatório termina com algumas considerações consequentes do trabalho realizado ao longo de toda esta caminhada, assumindo uma postura reflexiva sobre a condição do professor.
id RCAP_880fea172424e88823bfe634e0135e67
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissionalEducação básicaPrática de ensino supervisionadaReflexões escritasReflexão sobre a práticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, foi realizado o presente relatório, que visa apresentar e discutir o trabalho desenvolvido no estágio profissional, que decorreu em três turmas do ensino básico de duas escolas públicas do distrito de Bragança. Neste sentido, são referidos aspetos de enquadramento e de contexto das práticas educativas desenvolvidas. Destacam-se ideias sobre o processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente, a planificação e a reflexão. Referem-se os participantes e explicitam-se as principais opções metodológicas seguidas na Prática de Ensino Supervisionada, assumindo uma abordagem qualitativa e recorrendo a técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados apropriados, como a observação e a análise documental. Descrevem-se e apresentam-se reflexões escritas sobre experiências de ensino e aprendizagem, realizadas em salas de aula do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas do saber de Português, Estudo do Meio, Educação Artística e Matemática, e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática. É dado realce ao tema “reflexão sobre a prática” também trabalhado numa perspetiva investigativa, analisando o conteúdo das reflexões escritas sobre as experiências de ensino e aprendizagem apresentadas. Esta análise mostra que o conteúdo das reflexões escritas percorre todo o ciclo letivo, desde aspetos da planificação da atividade letiva, passando pelo que aconteceu no desenvolvimento das experiências, até à identificação das aprendizagens realizadas pelos alunos e pela professora. O relatório termina com algumas considerações consequentes do trabalho realizado ao longo de toda esta caminhada, assumindo uma postura reflexiva sobre a condição do professor.In the context of the curricular unit Supervised Teaching Practice, part of the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education, this report was produced, which aims to present and discuss the work developed in the professional internship, which took place in three elementary school classes of two public schools in the district of Bragança. In this sense, aspects of the framework and context of the educational practices developed are mentioned. Ideas about the teaching and learning process are highlighted, namely planning and reflection. The participants are mentioned, and the main methodological options followed in the Supervised Teaching Practice are explained, assuming a qualitative approach and using appropriate techniques and instruments for data collection and analysis, such as observation and document analysis. Written reflections on teaching and learning experiences are described and presented, carried out in the 1st Cycle of Basic Education classrooms, in the areas of Portuguese, Environmental Studies, Artistic Education, and Mathematics, and in the 2nd Cycle of Basic Education classes in Mathematics and Natural Sciences. Emphasis is given to the theme “reflection on practice” also worked in a research perspective, analyzing the content of the written reflections on the teaching and learning experiences presented. This analysis shows that the content of the written reflections covers the whole teaching cycle, from aspects of the planning of the teaching activity, through what happened in the development of the experiences, to the identification of the learning achieved by the students and the teacher. The report ends with some considerations arising from the work done throughout this journey, taking a reflective stance on the condition of the teacher.Pires, Manuel VaraBiblioteca Digital do IPBFraga, Maria de Fátima Silva2023-01-10T14:08:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26424TID:203145810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:51.608193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
title Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
Fraga, Maria de Fátima Silva
Educação básica
Prática de ensino supervisionada
Reflexões escritas
Reflexão sobre a prática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
title_full Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
title_sort Prática de Ensino Supervisionada - Refletindo sobre a prática profissional
author Fraga, Maria de Fátima Silva
author_facet Fraga, Maria de Fátima Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Manuel Vara
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Maria de Fátima Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Prática de ensino supervisionada
Reflexões escritas
Reflexão sobre a prática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação básica
Prática de ensino supervisionada
Reflexões escritas
Reflexão sobre a prática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, foi realizado o presente relatório, que visa apresentar e discutir o trabalho desenvolvido no estágio profissional, que decorreu em três turmas do ensino básico de duas escolas públicas do distrito de Bragança. Neste sentido, são referidos aspetos de enquadramento e de contexto das práticas educativas desenvolvidas. Destacam-se ideias sobre o processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente, a planificação e a reflexão. Referem-se os participantes e explicitam-se as principais opções metodológicas seguidas na Prática de Ensino Supervisionada, assumindo uma abordagem qualitativa e recorrendo a técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados apropriados, como a observação e a análise documental. Descrevem-se e apresentam-se reflexões escritas sobre experiências de ensino e aprendizagem, realizadas em salas de aula do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas do saber de Português, Estudo do Meio, Educação Artística e Matemática, e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática. É dado realce ao tema “reflexão sobre a prática” também trabalhado numa perspetiva investigativa, analisando o conteúdo das reflexões escritas sobre as experiências de ensino e aprendizagem apresentadas. Esta análise mostra que o conteúdo das reflexões escritas percorre todo o ciclo letivo, desde aspetos da planificação da atividade letiva, passando pelo que aconteceu no desenvolvimento das experiências, até à identificação das aprendizagens realizadas pelos alunos e pela professora. O relatório termina com algumas considerações consequentes do trabalho realizado ao longo de toda esta caminhada, assumindo uma postura reflexiva sobre a condição do professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-10T14:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26424
TID:203145810
url http://hdl.handle.net/10198/26424
identifier_str_mv TID:203145810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135456005193728