Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mariana Ribeiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8751
Resumo: Este relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.ºano de escolaridade e com outra do 4.ºano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. Assim o percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. A articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais, pelo que este relatório constitui um elemento fundamental na construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
id RCAP_4cd42731eb2139c28e4288a254fd9801
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaDesenvolvimento profissionalReflexãoProcesso de ensino-aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.ºano de escolaridade e com outra do 4.ºano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. Assim o percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. A articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais, pelo que este relatório constitui um elemento fundamental na construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.This internship report was conceived within the curricular unit of “Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio”, which is enroled in the MA in “Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico”. The internship was performed in the “Agrupamento de Escolas do Cerco”, with a 5th grade class and a 4th grade class in “EB1/JI do Falcão”. This pedagogical practice comprehended different moments such as observation, cooperative interventions, whether with the pedagogical partner or with the cooperative advisor and teaching moments in different curricular areas, previously planned. This internship also included the participation in activities and projects in the education community. This training path was inspired in the Investigation-Action methodology with the aim of developing the professional skills of the teacher undertaking the training. The skills developed during this process included the ability to use and adapt the scientific, pedagogical, didactics and cultural knowledge; to develop a research and critic-reflexive attitude amplifying the decision-making skills in the educational context. This reports aims to reflect the work done in a sustainable manner and based in referenced theorical documentation . The combination between the theoretical and practical knowledge reveals a progressive construction of personal and professional abilities. This whole process enabled the construction of a unique professional identity, which is intended to constantly grow over a lifetime learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreitas, Mariana Ribeiro de2016-12-12T12:40:30Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8751TID:201385686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.330193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Freitas, Mariana Ribeiro de
Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Processo de ensino-aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Freitas, Mariana Ribeiro de
author_facet Freitas, Mariana Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mariana Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Processo de ensino-aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Processo de ensino-aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.ºano de escolaridade e com outra do 4.ºano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. Assim o percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. A articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais, pelo que este relatório constitui um elemento fundamental na construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T12:40:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8751
TID:201385686
url http://hdl.handle.net/10400.22/8751
identifier_str_mv TID:201385686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391705743360