Práticas e processos de reconhecimento do gosto alimentar na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/29018 |
Resumo: | No âmbito do mestrado em Antropologia (1995-98, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa) apresentamos como dissertação um estudo sobre os processos de reconhecimento do gosto alimentar na infância. A partir da observação de comportamentos alimentares em crianças de 3 e 4 anos da recolha e análise de entrevistas com as crianças e as suas famílias e da participação em actividades quotidianas e momentos festivos de um jardim de infância, construímos um itinerário de saberes acerca dos modos como as crianças compreendem e interpretam a relação com os outros e com a ideia de mundo que representam. Durante a socialização primária (Berger e Luckmann, 1993) o jardim de infância e a família são dois contextos inevitáveis onde a criança aprende os critérios da experiência. A alimentação é um tópico das aprendizagens que as crianças realizam e reflete estilos particulares na relação adulto-criança. |
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