A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27938 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_884c76f7aab835631aefea10b7c4a034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridadeCriatividadeMotivaçãoTrabalho de grupoConstrutivismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A investigação de sala de aula da prática de ensino supervisionada foi realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade referindo-se a uma reflexão e suas conclusões sobre a utilização de metodologias criativas no ensino da sociologia, numa turma de 12.º ano de escolaridade. Este trabalho desenvolveu-se na Escola Secundária de Camões, em Lisboa. Reflete a experiência pedagógica de lecionação de aulas da disciplina de sociologia, do tema II – Sociedade e indivíduo, concretamente da unidade: Instituições sociais e processos sociais e do tema III – Processos de reprodução e mudança nas sociedades atuais, especificamente a subunidade Ambiente: riscos e incertezas da unidade Globalização. A criatividade pode motivar os alunos para uma interação e aprendizagem mais ativa, sendo a questão central: como usar a criatividade para atenuar as diferenças motivacionais na sala de aula de uma turma de sociologia? Inicialmente reflete-se sobre a criatividade, a pesquisa efetuada sobre as suas utilizações no ensino e nas dinâmicas do mesmo. Reflete-se sobre a motivação e como ela é diversificada. Depois aborda-se a questão da dinamização recorrendo a trabalhos de grupo. Para desenvolver este trabalho recorreu-se a trabalhos de grupo em que os alunos tinham à sua disposição materiais de diversos tipos e elaboravam o seu trabalho com recurso aos mesmos, colaborando uns com os outros. Os grupos foram sofrendo modificações ao longo das aulas, pois eram sempre diversificados, assim como a organização da sala de aula. A planificação das aulas foi importante, mas sempre flexível, pois os contributos dos alunos tinham de ser integrados.The current Supervised Teaching Practice Research falls within the Master’s degree in Economics and Accounting Teaching and it focus on an analysis and conclusions over the use of creative methodologies in teaching Sociology to a class of the 12th Form. This work took place in the Escola Secundária de Camões, in Lisbon. It falls into the pedagogic experiment in teaching Sociology classes over the theme II – Society and the individual of the unit: social institutions and social processes – and over the theme III – Reproduction and change processes in today’s societies, the subunit Environment: risks and of the unit globalization. Creativity may motivate students towards an interaction and learning process more active, being the main question “How to use creativity to lessen the motivational differences in the classroom of a Sociology class?” First, there is a study about creativity, the research led over its use in teaching and in its dynamics. There is the study about motivation and how it is diverse. Then, the question about dynamics through group work is approached. To develop this work, group work in which students had at their disposal materials of several types was used and they achieved their tasks by using these materials in a collaborative way. Some group members changed group from class to class, being, this way, always diverse as well as the classroom organization. The class plans were important, yet always flexible as the student´s contributions had to be a part of it.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Dulce Ferreira da, 1976-2017-06-01T14:07:58Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27938TID:201916088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:11.459352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
title |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade Silva, Dulce Ferreira da, 1976- Criatividade Motivação Trabalho de grupo Construtivismo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
title_full |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
title_sort |
A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade |
author |
Silva, Dulce Ferreira da, 1976- |
author_facet |
Silva, Dulce Ferreira da, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrocínio, José Tomás, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dulce Ferreira da, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Motivação Trabalho de grupo Construtivismo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criatividade Motivação Trabalho de grupo Construtivismo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-10 2016-01-01T00:00:00Z 2017-06-01T14:07:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27938 TID:201916088 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27938 |
identifier_str_mv |
TID:201916088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134362975862784 |