A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dulce Ferreira da, 1976-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27938
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_884c76f7aab835631aefea10b7c4a034
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridadeCriatividadeMotivaçãoTrabalho de grupoConstrutivismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A investigação de sala de aula da prática de ensino supervisionada foi realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade referindo-se a uma reflexão e suas conclusões sobre a utilização de metodologias criativas no ensino da sociologia, numa turma de 12.º ano de escolaridade. Este trabalho desenvolveu-se na Escola Secundária de Camões, em Lisboa. Reflete a experiência pedagógica de lecionação de aulas da disciplina de sociologia, do tema II – Sociedade e indivíduo, concretamente da unidade: Instituições sociais e processos sociais e do tema III – Processos de reprodução e mudança nas sociedades atuais, especificamente a subunidade Ambiente: riscos e incertezas da unidade Globalização. A criatividade pode motivar os alunos para uma interação e aprendizagem mais ativa, sendo a questão central: como usar a criatividade para atenuar as diferenças motivacionais na sala de aula de uma turma de sociologia? Inicialmente reflete-se sobre a criatividade, a pesquisa efetuada sobre as suas utilizações no ensino e nas dinâmicas do mesmo. Reflete-se sobre a motivação e como ela é diversificada. Depois aborda-se a questão da dinamização recorrendo a trabalhos de grupo. Para desenvolver este trabalho recorreu-se a trabalhos de grupo em que os alunos tinham à sua disposição materiais de diversos tipos e elaboravam o seu trabalho com recurso aos mesmos, colaborando uns com os outros. Os grupos foram sofrendo modificações ao longo das aulas, pois eram sempre diversificados, assim como a organização da sala de aula. A planificação das aulas foi importante, mas sempre flexível, pois os contributos dos alunos tinham de ser integrados.The current Supervised Teaching Practice Research falls within the Master’s degree in Economics and Accounting Teaching and it focus on an analysis and conclusions over the use of creative methodologies in teaching Sociology to a class of the 12th Form. This work took place in the Escola Secundária de Camões, in Lisbon. It falls into the pedagogic experiment in teaching Sociology classes over the theme II – Society and the individual of the unit: social institutions and social processes – and over the theme III – Reproduction and change processes in today’s societies, the subunit Environment: risks and of the unit globalization. Creativity may motivate students towards an interaction and learning process more active, being the main question “How to use creativity to lessen the motivational differences in the classroom of a Sociology class?” First, there is a study about creativity, the research led over its use in teaching and in its dynamics. There is the study about motivation and how it is diverse. Then, the question about dynamics through group work is approached. To develop this work, group work in which students had at their disposal materials of several types was used and they achieved their tasks by using these materials in a collaborative way. Some group members changed group from class to class, being, this way, always diverse as well as the classroom organization. The class plans were important, yet always flexible as the student´s contributions had to be a part of it.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Dulce Ferreira da, 1976-2017-06-01T14:07:58Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27938TID:201916088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:11.459352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
title A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
spellingShingle A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
Silva, Dulce Ferreira da, 1976-
Criatividade
Motivação
Trabalho de grupo
Construtivismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
title_full A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
title_fullStr A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
title_sort A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
author Silva, Dulce Ferreira da, 1976-
author_facet Silva, Dulce Ferreira da, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dulce Ferreira da, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Motivação
Trabalho de grupo
Construtivismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Motivação
Trabalho de grupo
Construtivismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-10
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-01T14:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27938
TID:201916088
url http://hdl.handle.net/10451/27938
identifier_str_mv TID:201916088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134362975862784