Avaliação e comparação de 3 tipos de passadeiras pedonais : 2D, 3D e contraste em ambiente virtual não imersivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24773 |
Resumo: | O atropelamento de peões em passadeiras continua a ser um problema nos dias de hoje, não só em Portugal. As passadeiras são locais assinalados para que os peões possam fazer a passagem de uma faixa de circulação em segurança. E ainda assim são os locais onde ocorrem mais atropelamentos dentro das localidades. O que nos leva a pensar se realmente é o local seguro. Este estudo compara o design das passadeiras tradicionais 2D, com as passadeiras de contraste vermelho, já utilizadas em algumas estradas e com as passadeiras 3D. Utilizamos imagens estáticas de uma cidade virtual com os tipos de 3 passadeiras e outros sinais de trânsito. Usou-se uma metodologia de estímulo constante com escolha forçada entre duas alternativas onde os participantes que simulavam estar na posição de um condutor de um veículo ligeiro, tinham de decidir se em cada situação deveriam avançar ou abrandar a marcha da viatura. Os resultados mostram que apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas em termos de tempos de discriminação e de número de decisões erradas para as três passadeiras estudadas, observa-se uma tendência para menores tempos de discriminação para a passadeira 2D, depois a de contraste e finalmente a 3D, contudo no parâmetro de resposta erros, a tendência observada é inversa, menos erros para a passadeira 3D, depois para a passadeira com contraste e aquela com mais erros a 2D. Na perspetiva da análise do erro os resultados penalizam claramente a passadeira 2D, sendo a 3D a menos má, com uma diferença percentual de -25% relativamente à 2D e -11% à passadeira contraste. Estes resultados contraditórios em termos de parâmetros de resposta são discutidos na tese, mostrando alguma dificuldade em haver uma conclusão final também em função de questões amostrais |
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Avaliação e comparação de 3 tipos de passadeiras pedonais : 2D, 3D e contraste em ambiente virtual não imersivoPassadeira 2DPassadeira 3DPassadeira de ContrasteAtropelamentoSinais de trânsitoSegurança RodoviáriaAmbiente virtual2D Crosswalks3D CrosswalksContrast CrosswalksRun overTraffic signsRoad SafetyVirtual EnvironmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO atropelamento de peões em passadeiras continua a ser um problema nos dias de hoje, não só em Portugal. As passadeiras são locais assinalados para que os peões possam fazer a passagem de uma faixa de circulação em segurança. E ainda assim são os locais onde ocorrem mais atropelamentos dentro das localidades. O que nos leva a pensar se realmente é o local seguro. Este estudo compara o design das passadeiras tradicionais 2D, com as passadeiras de contraste vermelho, já utilizadas em algumas estradas e com as passadeiras 3D. Utilizamos imagens estáticas de uma cidade virtual com os tipos de 3 passadeiras e outros sinais de trânsito. Usou-se uma metodologia de estímulo constante com escolha forçada entre duas alternativas onde os participantes que simulavam estar na posição de um condutor de um veículo ligeiro, tinham de decidir se em cada situação deveriam avançar ou abrandar a marcha da viatura. Os resultados mostram que apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas em termos de tempos de discriminação e de número de decisões erradas para as três passadeiras estudadas, observa-se uma tendência para menores tempos de discriminação para a passadeira 2D, depois a de contraste e finalmente a 3D, contudo no parâmetro de resposta erros, a tendência observada é inversa, menos erros para a passadeira 3D, depois para a passadeira com contraste e aquela com mais erros a 2D. Na perspetiva da análise do erro os resultados penalizam claramente a passadeira 2D, sendo a 3D a menos má, com uma diferença percentual de -25% relativamente à 2D e -11% à passadeira contraste. Estes resultados contraditórios em termos de parâmetros de resposta são discutidos na tese, mostrando alguma dificuldade em haver uma conclusão final também em função de questões amostraisPedestrian run overs remain a problem today, not only in Portugal. The crosswalks are designated places so that pedestrians can safely pass a traffic lane. And they are the places where most pedestrians get ran over within the localities. Which makes us wonder if it is really a safe place. This study compares the design of traditional 2D croswalks, with red contrast crosswalks, already used on some roads and with 3D crosswalks. We use static images of a virtual city with 3 types of crosswalks and other traffic signs. A constant stimulation methodology was used with forced choice between two alternatives where participants who pretended to be in the position of a car driver, had to decide whether in each situation they should advance or slow down the vehicle. The results show that although there are no statistically significant differences in terms of discrimination times and the number of wrong decisions for the three crosswalks studied, there is a trend towards shorter discrimination times for the 2D crosswalk, then the contrast and finally 3D, however in the error response parameter, the observed trend is reversed, less errors for the 3D crosswalk, then for the contrast crosswalk and the one with more errors is 2D. From the perspective of error analysis, the results clearly penalize the 2D crosswalk, 3D being the better one, with a percentage difference of -25% compared to 2D and -11% for the contrast crosswalk. These contradictory results in terms of response parameters are discussed in the study, showing some difficulty in having a final conclusion also due to sample questions.Rebelo, Francisco dos SantosMachado, Paulo Ignácio Noriega PintoRepositório da Universidade de LisboaFreixinho, Inês Lourenço2022-07-07T11:35:28Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24773TID:203018770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:44.608924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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