Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte, Carla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Cristiana, Alves, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7983
Resumo: A investigação tem vindo a demonstrar que a saúde mental positiva e o bem-estar são mais do que a ausência de psicopatologia, desempenhando um importante papel na saúde em geral (Huppert, 2005). Este estudo teve como objetivo caraterizar a saúde mental positiva e a doença mental de uma amostra de 150 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade. Para a recolha de dados utilizamos a Escala de Bem-Estar Mental de Warwic--Edinburgh (Tennant et al., 2007), a versão reduzida da Escala Continuum de Saúde Mental (Keyes, 2002) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004). Os resultados indicaram que a maior parte dos participantes apresenta bons níveis de saúde mental positiva e níveis inferiores de psicopatologia, tendo sido encontradas correlações negativas entre ambas. Constatámos, ainda, que são os mais novos e os homens da amostra que apresentaram níveis mais elevados de saúde mental positiva. As mulheres e os desempregados foram os que apresentaram os níveis mais elevados de psicopatologia. Os resultados sublinham a necessidade de incluir medidas de avaliação da saúde mental positiva e bem estar no estudo da saúde em geral.
id RCAP_8868155fba5f183ebe3c15e9e6e4ce5e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estarJovens adultosPsicopatologiaSaúde mental positivaBem-estarA investigação tem vindo a demonstrar que a saúde mental positiva e o bem-estar são mais do que a ausência de psicopatologia, desempenhando um importante papel na saúde em geral (Huppert, 2005). Este estudo teve como objetivo caraterizar a saúde mental positiva e a doença mental de uma amostra de 150 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade. Para a recolha de dados utilizamos a Escala de Bem-Estar Mental de Warwic--Edinburgh (Tennant et al., 2007), a versão reduzida da Escala Continuum de Saúde Mental (Keyes, 2002) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004). Os resultados indicaram que a maior parte dos participantes apresenta bons níveis de saúde mental positiva e níveis inferiores de psicopatologia, tendo sido encontradas correlações negativas entre ambas. Constatámos, ainda, que são os mais novos e os homens da amostra que apresentaram níveis mais elevados de saúde mental positiva. As mulheres e os desempregados foram os que apresentaram os níveis mais elevados de psicopatologia. Os resultados sublinham a necessidade de incluir medidas de avaliação da saúde mental positiva e bem estar no estudo da saúde em geral.EDIUALRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFonte, CarlaFerreira, CristianaAlves, Sónia2019-09-20T10:49:43Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7983porFonte, C., Ferreira, C. & Alves. S. (2017). Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar. Revista Psique, Vol. XIII, 57-74.1647-2284info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:22Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:54.176677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
title Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
spellingShingle Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
Fonte, Carla
Jovens adultos
Psicopatologia
Saúde mental positiva
Bem-estar
title_short Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
title_full Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
title_fullStr Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
title_full_unstemmed Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
title_sort Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar
author Fonte, Carla
author_facet Fonte, Carla
Ferreira, Cristiana
Alves, Sónia
author_role author
author2 Ferreira, Cristiana
Alves, Sónia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonte, Carla
Ferreira, Cristiana
Alves, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens adultos
Psicopatologia
Saúde mental positiva
Bem-estar
topic Jovens adultos
Psicopatologia
Saúde mental positiva
Bem-estar
description A investigação tem vindo a demonstrar que a saúde mental positiva e o bem-estar são mais do que a ausência de psicopatologia, desempenhando um importante papel na saúde em geral (Huppert, 2005). Este estudo teve como objetivo caraterizar a saúde mental positiva e a doença mental de uma amostra de 150 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade. Para a recolha de dados utilizamos a Escala de Bem-Estar Mental de Warwic--Edinburgh (Tennant et al., 2007), a versão reduzida da Escala Continuum de Saúde Mental (Keyes, 2002) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004). Os resultados indicaram que a maior parte dos participantes apresenta bons níveis de saúde mental positiva e níveis inferiores de psicopatologia, tendo sido encontradas correlações negativas entre ambas. Constatámos, ainda, que são os mais novos e os homens da amostra que apresentaram níveis mais elevados de saúde mental positiva. As mulheres e os desempregados foram os que apresentaram os níveis mais elevados de psicopatologia. Os resultados sublinham a necessidade de incluir medidas de avaliação da saúde mental positiva e bem estar no estudo da saúde em geral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2019-09-20T10:49:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7983
url http://hdl.handle.net/10284/7983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonte, C., Ferreira, C. & Alves. S. (2017). Estudo da saúde mental positiva em jovens adultos: Relações entre psicopatologia e bem-estar. Revista Psique, Vol. XIII, 57-74.
1647-2284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIUAL
publisher.none.fl_str_mv EDIUAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130314756325376