Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coralejo, Miriam Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53754
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_8871ac9c00c4ec1aab029d4d1cb876fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadaniaMultimédiaEducação para a cidadaniaCultura visualMotivaçãoArtivismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente texto pretende fazer um relato da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, mais concretamente o estágio realizado na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, no ano letivo 2020/2021, na disciplina de Design Comunicação e Audiovisuais da turma de 1º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia. A disciplina na qual se implementou a Unidade Didática tem como principais objetivos desenvolver nos alunos competências a nível da comunicação visual e multimédia, preparando-os para a sua prática profissional futura ao concluírem o curso. A implementação incidiu no módulo de Edição Vetorial da disciplina e consistiu na criação de um cartaz embebido nas temáticas relativas à educação para a cidadania, com o intuito de, através da mudança social, direcionar o design para um público diferente e, igualmente, visando explorar as dimensões estética, técnica, criativa e comunicacional. O que deu origem e orientou este trabalho foi a vontade de motivar os alunos através de um exercício que lhes fosse aplicável num contexto real, que tivesse um propósito para além do produto e que, desta forma, aliasse os conteúdos da disciplina com a educação para a cidadania, promovendo assim aprendizagens significativas. A proposta pedagógica assentou na metodologia projetual de Munari, através da qual se efetuaram as seguintes atividades: pesquisa de temáticas relacionadas com ativismo; pesquisa de referências ligadas à cultura visual; exploração do processo criativo, através do desenho analógico; a edição vetorial, a concretização do cartaz; apresentação de trabalhos; e criação de uma galeria virtual. Verificou-se, através da análise, que a Unidade Didática permitiu, aos alunos, apropriarem-se dos conhecimentos e refletirem a partir da investigação e dos debates em aula e ampliarem o seu repertório com obras de referência no mundo da cultura visual, o que contribuiu para que analisassem, lessem e criassem imagens com mais maturidade. A maioria dos objetivos de aprendizagem foram cumpridos e os alunos compreenderam, com a experiência deste projeto, que o design pode ser uma ferramenta de mudança social.This text intends to report on the Supervised Teaching Practice, within the scope of the Master in “Ensino de Artes Visuais” at the University of Lisbon, specifically the internship held at the Santa Maria Secondary School, in Sintra, in the 2020/2021 academic year, at discipline of Design, Communication and Audiovisuals of the 1st year class of the Multimedia Technician professional course. The discipline in which the Didactic was implemented has as main objectives to develop in students’ skills in terms of visual and multimedia communication, preparing them for their future when they complete the course. The implementation focused on the Vector Edition module of the discipline and consisted in the creation of a poster embedded in the themes related to “educação para a cidadania”, with the aim of, through social change, directing the design to a different audience and equally without neglecting to explore the dimensions aesthetic, technical, creative and communicational. What gave rise and guided this work was the desire to motivate students through an exercise that was applicable to them in a real context, that had a purpose beyond the product and that in this way would combine the contents of the discipline with education for the citizenship, thus promoting meaningful learning. The pedagogical proposal is based on Munari's design methodology, through which the following activities were carried out: research on themes related to activism; search for references linked to visual culture; exploration of the creative process, through analog drawing; the vector edition, the creation of the poster; work presentation; and creation of a virtual gallery. It was verified through the analysis that the Didactics allowed: reflection through research and debates in class; to obtain a broader knowledge of reference works in the world of visual culture, which allowed them to analyze, read and create images with more maturity. Most of the goals were fulfilled and the students understood through their experiences that design can be a tool for social change.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaCoralejo, Miriam Ramos2022-07-11T14:47:49Z20212021-12-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:41.934504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
title Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
spellingShingle Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
Coralejo, Miriam Ramos
Multimédia
Educação para a cidadania
Cultura visual
Motivação
Artivismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
title_full Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
title_fullStr Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
title_full_unstemmed Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
title_sort Artivismo e multimédia - Uma proposta de integração curricular com educação para a cidadania
author Coralejo, Miriam Ramos
author_facet Coralejo, Miriam Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coralejo, Miriam Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Multimédia
Educação para a cidadania
Cultura visual
Motivação
Artivismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multimédia
Educação para a cidadania
Cultura visual
Motivação
Artivismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-03
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-11T14:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53754
url http://hdl.handle.net/10451/53754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598633881600