Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54035 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_c6aa308097ce26ce0d3ce522d1839ef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidadeMultimédiaAprendizagem baseada em projetosIntervenção pedagógicaTecnologiasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021No âmbito de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino da Informática na Universidade de Lisboa, foi realizada uma Intervenção Pedagógica e consequentemente um relatório que procurará documentar esta experiência pedagógica. O tema da intervenção foi a Realidade Aumentada (RA). Esta intervenção decorreu entre fevereiro e março do ano de 2021, num total de 12 aulas. Este projeto de intervenção pedagógica foi realizado na sede do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, na Escola Secundária Eça de Queirós, na turma do 11º ano do Curso Profissional de “Técnicos de Multimédia”, na unidade curricular de “Produção de Multimédia”, mais especificamente “Média, Tecnologias Emergentes e Interação”, e, incidiu sobre o conteúdo de Realidade Aumentada. De acordo com o referencial de RVCC Profissional, com este módulo pretende se utilizar tecnologias emergentes para produzir produtos multimédia. Para tal procedeu se a uma análise de aplicações de RA, ao mesmo tempo que foram introduzidos os conceitos básicos de RA e se fez uma exploração do uso de plataformas de desenvolvimento de RA. Considerando a natureza dos conteúdos e a metodologia utilizada pela professora cooperante demonstrada na observação das aulas, foram aplicados alguns dos princípios da metodologia Project Based Learning, com o intuito de preparar os alunos deste curso para a vida profissional que, em breve, estarão prestes a iniciar. Em termos de conteúdos para os estudantes, neste projeto foram realizados: a introdução de conceitos elementares de RA; a tipificação de equipamentos e componentes de RA; a identificação dos problemas mais comuns em RA; a atividade em que os alunos experimentaram apps de RA e realizaram uma análise crítica de uma aplicação para telemóvel que continha elementos de RA; um miniprojecto, que consistiu em criar uma aplicação para telemóvel de RA, através da plataforma Unity e o SDK Vuforia e a apresentação à turma desta aplicação. Os métodos utilizados foram, principalmente, o método expositivo e o método ativo, conforme a decisão definida desde a fase inicial de planeamento e também devido ao facto de não me ter sido possível estar presencialmente no local das aulas. Este projeto incluiu também uma dimensão investigativa sobre a RA na Educação, dado que se centrou na investigação da contribuição do uso da RA em sala de aula para a satisfação dos alunos. Tendo-se concluído, de acordo com os resultados obtidos na investigação, que a maioria dos alunos considera que a utilização de RA pode contribuir para a sua satisfação em sala de aulaAs part of the course unit - Initiation to Professional Practice IV, of the Masters Degree in Informatics Teaching at the University of Lisbon, a Pedagogical Intervention was carried out and consequently this report was produced to document this educational experience. The theme of the intervention was Augmented Reality. This intervention took place between February and March 2021 and included a total of 12 lessons. This pedagogical intervention project was carried out at the “Agrupamento de Escolas Eça de Queirós” Headquarters, at Escola Secundária Eça de Queirós, in the 2nd year class of the professional course of "Multimedia Technicians", the course unit was "Multimedia Production", in "Media, Emerging Technologies and Interaction", focusing on the content of Augmented Reality. According to the RVCC Professional Benchmark, it is intended with this module, the use of new technologies to produce multimedia products, using Augmented Reality and exploring AR development platforms. Given the nature of the content and the methodology used by the cooperating teacher, as demonstrated in the classroom observation, some of the principles of the Project Based Learning methodology were applied to prepare the students in this course for their soon to begin professional lives. In terms of content for the students, this project was carried out: the introduction of elementary AR concepts; the classification of AR devices and components; the identification of the most common problems in AR; the activity in which the students tried AR apps and carried out a critical analysis of a mobile application that contained AR elements; a mini-project that consisted in the creation of a AR mobile application, using the Unity platform and the Vuforia SDK; and the presentation of this application to the class. The methods used were mainly the expository method and the active method, according to the decision made in the initial planning phase, and also because I could not be in the classroom in person. This project also includes an inquiry dimension to AR in education, as it focused on investigating the contribution of the use of AR in the classroom to student satisfaction. The results of the investigation revealed that most students believe that the use of AR can contribute to their satisfaction in the classroom.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Coelho, José Romana Baptista, 1986-Repositório da Universidade de LisboaNascimento, Pedro Miguel Vicente Ferreira2022-08-03T10:27:56Z20212021-06-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:01.324944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
title |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
spellingShingle |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade Nascimento, Pedro Miguel Vicente Ferreira Multimédia Aprendizagem baseada em projetos Intervenção pedagógica Tecnologias Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
title_full |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
title_fullStr |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
title_full_unstemmed |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
title_sort |
Ensino de produção multimédia : aumentar a realidade |
author |
Nascimento, Pedro Miguel Vicente Ferreira |
author_facet |
Nascimento, Pedro Miguel Vicente Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Coelho, José Romana Baptista, 1986- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Pedro Miguel Vicente Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimédia Aprendizagem baseada em projetos Intervenção pedagógica Tecnologias Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multimédia Aprendizagem baseada em projetos Intervenção pedagógica Tecnologias Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-15 2021-01-01T00:00:00Z 2022-08-03T10:27:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54035 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134601481814016 |