(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/41324 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_888f7ffb849ccef3fc0170cb904e0edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41324 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC(De)constructing writing in the foreign language classroom using ICTCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio resulta de um projeto de investigação-ação desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do 2º ano do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O projeto, intitulado “(Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC”, teve como objeto de estudo a escrita e a forma como a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode influenciar a motivação e a autonomia com que os alunos encaram a sua prática. O projeto foi implementado em duas turmas do 11º ano numa escola secundária do concelho de Barcelos, nas disciplinas de Inglês e de Espanhol, durante o ano letivo de 2014/2015. O projeto foi desenvolvido com os seguintes objetivos: aferir conhecimentos, estratégias e dificuldades dos alunos relativamente ao processo de escrita; promover a competência de escrita através de atividades diversificadas e motivadoras, mediadas pelo uso das TIC; desenvolver a consciencialização e a regulação do processo de escrita; avaliar a eficácia das estratégias de intervenção na promoção da competência de escrita e de regulação do processo de escrita. Para atingir estes objetivos, recorreu-se à observação de aulas, a um inquérito inicial e a atividades de escrita que deveriam ser realizadas em grupo, com o auxílio de um computador e com o suporte de um guião regulador da escrita, promovendo uma atitude reflexiva do professor e dos alunos, o que permitiu que ambos evoluíssem bastante durante o período de implementação do projeto. Com base na informação recolhida, pode concluir-se que este projeto permitiu que os alunos desenvolvessem um conhecimento processual da escrita, o que se ficou a dever à ação reguladora desempenhada pelo guião da escrita e também à motivação proporcionada pelo uso das TIC, verificando-se um aumento da autonomia e reflexividade dos alunos.This practicum report is the result of the professional training course within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education of University of Minho. The project, whose title is “(De)Constructing writing in the foreign language classroom using ICT”, aimed to test the influence that ICT might have in the motivation and autonomy that students show regarding writing activities. The project was implemented in two different 11th grade English and Spanish classes from one of Barcelos’ secondary schools during 2014/2015. The project was developed with the following goals: to assess student’s knowledge, strategies and difficulties regarding the writing process; to promote writing skills through diversified, motivating activities, using ICT; to develop awareness and regulation about the writing process; to evaluate the effectiveness of the strategies implemented in the promotion of writing skills and in the regulation of the writing process. These goals were achieved through lesson observation, an initial questionnaire and collaborative writing activities, which were performed using a computer as well as a writing guide, thus stimulating teacher and students’ reflection, with implications on their progress during this period. Based on the data collected, the conclusion is that this project promoted students’ knowledge of the writing process, due to the regulating action of the writing guide as well as to the motivation caused by use of ICT, and students developed their autonomy and reflectivity.Vieira, FláviaDono López, PedroUniversidade do MinhoCoelho, Joel Alexandre Campos20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41324por201454270info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:40.092894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC (De)constructing writing in the foreign language classroom using ICT |
title |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC |
spellingShingle |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC Coelho, Joel Alexandre Campos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC |
title_full |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC |
title_fullStr |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC |
title_full_unstemmed |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC |
title_sort |
(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC |
author |
Coelho, Joel Alexandre Campos |
author_facet |
Coelho, Joel Alexandre Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Flávia Dono López, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Joel Alexandre Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/41324 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/41324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201454270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132825397493760 |