(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Joel Alexandre Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41324
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_888f7ffb849ccef3fc0170cb904e0edf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC(De)constructing writing in the foreign language classroom using ICTCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio resulta de um projeto de investigação-ação desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do 2º ano do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O projeto, intitulado “(Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC”, teve como objeto de estudo a escrita e a forma como a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode influenciar a motivação e a autonomia com que os alunos encaram a sua prática. O projeto foi implementado em duas turmas do 11º ano numa escola secundária do concelho de Barcelos, nas disciplinas de Inglês e de Espanhol, durante o ano letivo de 2014/2015. O projeto foi desenvolvido com os seguintes objetivos: aferir conhecimentos, estratégias e dificuldades dos alunos relativamente ao processo de escrita; promover a competência de escrita através de atividades diversificadas e motivadoras, mediadas pelo uso das TIC; desenvolver a consciencialização e a regulação do processo de escrita; avaliar a eficácia das estratégias de intervenção na promoção da competência de escrita e de regulação do processo de escrita. Para atingir estes objetivos, recorreu-se à observação de aulas, a um inquérito inicial e a atividades de escrita que deveriam ser realizadas em grupo, com o auxílio de um computador e com o suporte de um guião regulador da escrita, promovendo uma atitude reflexiva do professor e dos alunos, o que permitiu que ambos evoluíssem bastante durante o período de implementação do projeto. Com base na informação recolhida, pode concluir-se que este projeto permitiu que os alunos desenvolvessem um conhecimento processual da escrita, o que se ficou a dever à ação reguladora desempenhada pelo guião da escrita e também à motivação proporcionada pelo uso das TIC, verificando-se um aumento da autonomia e reflexividade dos alunos.This practicum report is the result of the professional training course within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education of University of Minho. The project, whose title is “(De)Constructing writing in the foreign language classroom using ICT”, aimed to test the influence that ICT might have in the motivation and autonomy that students show regarding writing activities. The project was implemented in two different 11th grade English and Spanish classes from one of Barcelos’ secondary schools during 2014/2015. The project was developed with the following goals: to assess student’s knowledge, strategies and difficulties regarding the writing process; to promote writing skills through diversified, motivating activities, using ICT; to develop awareness and regulation about the writing process; to evaluate the effectiveness of the strategies implemented in the promotion of writing skills and in the regulation of the writing process. These goals were achieved through lesson observation, an initial questionnaire and collaborative writing activities, which were performed using a computer as well as a writing guide, thus stimulating teacher and students’ reflection, with implications on their progress during this period. Based on the data collected, the conclusion is that this project promoted students’ knowledge of the writing process, due to the regulating action of the writing guide as well as to the motivation caused by use of ICT, and students developed their autonomy and reflectivity.Vieira, FláviaDono López, PedroUniversidade do MinhoCoelho, Joel Alexandre Campos20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41324por201454270info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:40.092894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
(De)constructing writing in the foreign language classroom using ICT
title (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
spellingShingle (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
Coelho, Joel Alexandre Campos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
title_full (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
title_fullStr (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
title_full_unstemmed (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
title_sort (Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
author Coelho, Joel Alexandre Campos
author_facet Coelho, Joel Alexandre Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Joel Alexandre Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41324
url http://hdl.handle.net/1822/41324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201454270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132825397493760