A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/96116
Resumo: As sociedades do século XXI são dominadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante, TIC) e, enquanto professores, é essencial que saibamos tirar partido dos seus benefícios, preparando os alunos para um futuro incerto mas desafiador, auxiliando-os no desenvolvimento de competências essenciais tendo em conta a atualidade e tornando-os conscientes das exigências inerentes à utilização dos recursos tecnológicos como também das vulnerabilidades associadas ao seu uso sem critério. As potencialidades das TIC no contexto escolar têm sido reconhecidas pelas equipas ministeriais dos governos que se vêm sucedendo nas últimas décadas, apostando-se cada vez mais em medidas educativas que se centram no aluno, numa utilização de materiais autênticos muitas vezes disponibilizadas pelas TIC e em atividades dinâmicas e de grupo com o auxílio das tecnologias. Este relatório focou-se na exploração e implementação de estratégias de integração de recursos TIC na aprendizagem de Português (língua materna) e de Inglês (língua estrangeira), com o objetivo de verificar as possíveis contribuições da utilização das TIC no contexto educativo.
id RCAP_4e4d988c54a6f1710317a4567dbd1042
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/96116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)EducaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoPortuguêsInglês LEEducationInformation and Communication TechnologiesPortugueseEnglish FLDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAs sociedades do século XXI são dominadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante, TIC) e, enquanto professores, é essencial que saibamos tirar partido dos seus benefícios, preparando os alunos para um futuro incerto mas desafiador, auxiliando-os no desenvolvimento de competências essenciais tendo em conta a atualidade e tornando-os conscientes das exigências inerentes à utilização dos recursos tecnológicos como também das vulnerabilidades associadas ao seu uso sem critério. As potencialidades das TIC no contexto escolar têm sido reconhecidas pelas equipas ministeriais dos governos que se vêm sucedendo nas últimas décadas, apostando-se cada vez mais em medidas educativas que se centram no aluno, numa utilização de materiais autênticos muitas vezes disponibilizadas pelas TIC e em atividades dinâmicas e de grupo com o auxílio das tecnologias. Este relatório focou-se na exploração e implementação de estratégias de integração de recursos TIC na aprendizagem de Português (língua materna) e de Inglês (língua estrangeira), com o objetivo de verificar as possíveis contribuições da utilização das TIC no contexto educativo.21st-century societies are marked by Information and Communication Technologies (hereinafter, ICT) and, as teachers, we must take advantage of their benefits by preparing students for an uncertain but challenging future by helping them develop their user competences considering our current context and making them aware of the inherent demands in the use of technological resources as well as of the vulnerabilities associated with their unprincipled use. The potentialities of ICT in the school context have been recognized by the successive ministerial teams of governments in recent decades, increasingly focusing on student-centred educational measures, the use of authentic materials often provided by ICT and dynamic and group activities with the aid of technologies. This report focused on exploring and implementing ICT resource integration strategies for learning Portuguese (mother tongue) and English (foreign language), to substantiate the possible contributions of using ICT in the educational context.Matos, Ana GonçalvesValentim, Helena TopaRUNRico, Ana Soraia Paixão dos Santos2020-04-14T10:32:54Z2020-02-272020-04-142020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96116TID:202455335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:51Zoai:run.unl.pt:10362/96116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:28.837910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
title A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
spellingShingle A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos
Educação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Português
Inglês LE
Education
Information and Communication Technologies
Portuguese
English FL
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
title_full A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
title_fullStr A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
title_full_unstemmed A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
title_sort A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
author Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos
author_facet Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Gonçalves
Valentim, Helena Topa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Português
Inglês LE
Education
Information and Communication Technologies
Portuguese
English FL
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Educação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Português
Inglês LE
Education
Information and Communication Technologies
Portuguese
English FL
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description As sociedades do século XXI são dominadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante, TIC) e, enquanto professores, é essencial que saibamos tirar partido dos seus benefícios, preparando os alunos para um futuro incerto mas desafiador, auxiliando-os no desenvolvimento de competências essenciais tendo em conta a atualidade e tornando-os conscientes das exigências inerentes à utilização dos recursos tecnológicos como também das vulnerabilidades associadas ao seu uso sem critério. As potencialidades das TIC no contexto escolar têm sido reconhecidas pelas equipas ministeriais dos governos que se vêm sucedendo nas últimas décadas, apostando-se cada vez mais em medidas educativas que se centram no aluno, numa utilização de materiais autênticos muitas vezes disponibilizadas pelas TIC e em atividades dinâmicas e de grupo com o auxílio das tecnologias. Este relatório focou-se na exploração e implementação de estratégias de integração de recursos TIC na aprendizagem de Português (língua materna) e de Inglês (língua estrangeira), com o objetivo de verificar as possíveis contribuições da utilização das TIC no contexto educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T10:32:54Z
2020-02-27
2020-04-14
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/96116
TID:202455335
url http://hdl.handle.net/10362/96116
identifier_str_mv TID:202455335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138001101520896