A Vida na comunidade de adultos apoiados nos CACI: uma abordagem participatória através do método de photovoice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Filipa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25013
Resumo: A promoção da vida e participação na comunidade é hoje um objetivo que norteia conceptual e procedimentalmente as respostas de apoio à inclusão de adultos com deficiência e incapacidade. Em Portugal, este desígnio está plasmado na atual legislação que regulamenta o funcionamento dos Centros de Atividade e Capacitação para a Inclusão (CACI) - apoiando uma transição para respostas de apoio que privilegiam planos de ação imersos na comunidade e alinhados com os objetivos pessoais de cada indivíduo. Apesar da prioridade política com que se aclama o direito à vida e participação na comunidade, pouco é ainda conhecido sobre a experiência de participação na comunidade destes adultos, nomeadamente, através da perspetiva dos próprios. Neste estudo pretende-se descrever o nível e experiência de participação na comunidade de adultos apoiados nos CACI. Partindo da perspetiva dos próprios implementou-se, primeiramente, uma pesquisa por inquérito em que participaram 105 adultos de três instituições de apoio. Desenvolveu-se, para o efeito, a tradução e adaptação para Portugal da versão modificada do Index de Envolvimento na Comunidade proposta por Bigby, Bould e Beadle-Brown (2015). Numa segunda fase de estudo, através do método de photovoice pretendeu-se aprofundar – através da participação de 7 adultos - as experiências de participação, identificando facilitadores e barreiras. Os resultados mostram que as vivências na comunidade são entendidas pelos próprios como profundamente positivas, a que se associa a expectativa de repetição e expansão. Confirmamos neste estudo que a participação é pobre na frequência, diversidade e conectividade com os outros, sendo uma realidade cumprida ainda através de “outings” com tempo contado – visitas, passeios... A rede de amizades limita-se por isso aos colegas e profissionais das instituições cujos contactos e experiências são modelados pelas possibilidades dos serviços. Há hoje um claro desencontro nas atividades que os participantes consideram significativas e as atividades que, efetivamente, fazem, o que nos reconduz à necessidade emergente da implementação de práticas centradas nas pessoas.
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Apesar da prioridade política com que se aclama o direito à vida e participação na comunidade, pouco é ainda conhecido sobre a experiência de participação na comunidade destes adultos, nomeadamente, através da perspetiva dos próprios. Neste estudo pretende-se descrever o nível e experiência de participação na comunidade de adultos apoiados nos CACI. Partindo da perspetiva dos próprios implementou-se, primeiramente, uma pesquisa por inquérito em que participaram 105 adultos de três instituições de apoio. Desenvolveu-se, para o efeito, a tradução e adaptação para Portugal da versão modificada do Index de Envolvimento na Comunidade proposta por Bigby, Bould e Beadle-Brown (2015). Numa segunda fase de estudo, através do método de photovoice pretendeu-se aprofundar – através da participação de 7 adultos - as experiências de participação, identificando facilitadores e barreiras. Os resultados mostram que as vivências na comunidade são entendidas pelos próprios como profundamente positivas, a que se associa a expectativa de repetição e expansão. Confirmamos neste estudo que a participação é pobre na frequência, diversidade e conectividade com os outros, sendo uma realidade cumprida ainda através de “outings” com tempo contado – visitas, passeios... A rede de amizades limita-se por isso aos colegas e profissionais das instituições cujos contactos e experiências são modelados pelas possibilidades dos serviços. Há hoje um claro desencontro nas atividades que os participantes consideram significativas e as atividades que, efetivamente, fazem, o que nos reconduz à necessidade emergente da implementação de práticas centradas nas pessoas.The promotion of life and participation in the community is currently a guiding conceptual and procedural objective for supporting the inclusion of adults with disabilities and impairments. In Portugal, this goal is enshrined in current legislation regulating the functioning of Centers for Activity and Capacity for Inclusion (CACI), advocating for a transition to support responses that prioritize action plans immersed in the community and aligned with the personal goals of each individual. Despite the political priority given to the right to life and participation in the community, little is still known about the community participation experiences of these adults, particularly from their own perspective. This study aims to describe the level and experience of community participation among adults supported in CACI. From the individuals' perspective, a survey was initially conducted, with the participation of 105 adults from three support institutions. For this purpose, the translation and adaptation for Portugal of the modified version of the Community Involvement Index proposed by Bigby, Bould, and Beadle-Brown (2015) was implemented. In a second phase of the study, using the photovoice method, the experiences of participation were further explored through the involvement of 7 adults, identifying facilitators and barriers. The results show that the individuals themselves perceive their community experiences as profoundly positive, with an associated expectation of repetition and expansion. This study confirms that participation is limited in terms of frequency, diversity, and connectivity with others, often realized through timed "outings" such as visits and excursions. The social network is thus limited to colleagues and professionals from the institutions, whose contacts and experiences are shaped by the possibilities of the services. There is a clear mismatch between the activities participants consider meaningful and those they actually engage in, highlighting the emerging need for the implementation of person-centered practices.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, Mónica SilveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Ana Filipa da Silva2024-02-14T12:15:44Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25013TID:203530420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:19.406080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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