Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7490 |
Resumo: | Começamos por proceder à contextualização e identidade do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, ao quadro do qual pertencemos e à sua escola sede que lhe dá nome, onde exercemos funções docentes nos últimos 17 anos de tempo de serviço prestados e desenvolvemos a atividade profissional subjacente ao presente relatório. Sustentado por uma pesquisa e revisão da literatura, feitas na área da Educação em Ciência, numa perspetiva construtivista enquadramos o Ensino das Ciências no contexto do Currículo Nacional. Analisamos os programas das disciplinas atualmente em vigor, de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, fazemos o enquadramento legal da Educação Sexual em contexto escolar e posterior abordagem no decurso da nossa prática pedagógica. Refletimos sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica onde procuramos evidenciar os desafios implícitos ao desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e a consequente atualização científica e pedagógica do docente. Damos a conhecer os cargos e funções desempenhadas, procedendo ao respetivo enquadramento legal e evidenciamos algumas das atividades por nós dinamizadas, fazendo uma breve análise e reflexões críticas. Finalizamos com algumas limitações e constrangimentos sentidos e apresentamos umas breves conclusões finais. |
id |
RCAP_88aa8330d6ffde05a262d01b7d03d255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissionalPrática pedagógicaPensamento críticoGeologiaEnsino/aprendizagemBiologiaSaberes da experiênciaPráticas reflexivasLiteracia científicaComeçamos por proceder à contextualização e identidade do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, ao quadro do qual pertencemos e à sua escola sede que lhe dá nome, onde exercemos funções docentes nos últimos 17 anos de tempo de serviço prestados e desenvolvemos a atividade profissional subjacente ao presente relatório. Sustentado por uma pesquisa e revisão da literatura, feitas na área da Educação em Ciência, numa perspetiva construtivista enquadramos o Ensino das Ciências no contexto do Currículo Nacional. Analisamos os programas das disciplinas atualmente em vigor, de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, fazemos o enquadramento legal da Educação Sexual em contexto escolar e posterior abordagem no decurso da nossa prática pedagógica. Refletimos sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica onde procuramos evidenciar os desafios implícitos ao desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e a consequente atualização científica e pedagógica do docente. Damos a conhecer os cargos e funções desempenhadas, procedendo ao respetivo enquadramento legal e evidenciamos algumas das atividades por nós dinamizadas, fazendo uma breve análise e reflexões críticas. Finalizamos com algumas limitações e constrangimentos sentidos e apresentamos umas breves conclusões finais.We began to put into context and identify Morgado Mateus’ school, in Vila Real, where we belong and have been teaching for the last 17 years of service provided and developed the Professional activity underlying for this report. Supported by a research and literature review made in the area of Education in Science in a constructivist perspective, we contextualize Science teaching into the National Curriculum. We also analyse the updated syllabuses of the subject, Natural Sciences, in Elementary Education (aged between12-15) and in Secondary Education and do the legal framing for Sexual Education at school and how we approach the issue within our teaching practice. We reflect on the strategies and methodologies used in our teaching practice where we refer to the challenges on teaching improvement related to reflective practices, with the necessary continuous training and the consequent scientific and pedagogical updating. We identify the positions and duties accomplished, proceeding to the appropriate legal framing and highlight some of the activities we organise, making a brief analysis and critical thinking. We finish with some conclusions and brief remarks.2017-04-03T11:33:10Z2017-04-03T00:00:00Z2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7490TID:201980339porNunes, Vítor Manuel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:19.990926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
title |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
spellingShingle |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional Nunes, Vítor Manuel de Sousa Prática pedagógica Pensamento crítico Geologia Ensino/aprendizagem Biologia Saberes da experiência Práticas reflexivas Literacia científica |
title_short |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
title_full |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
title_fullStr |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
title_sort |
Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional |
author |
Nunes, Vítor Manuel de Sousa |
author_facet |
Nunes, Vítor Manuel de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Vítor Manuel de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Pensamento crítico Geologia Ensino/aprendizagem Biologia Saberes da experiência Práticas reflexivas Literacia científica |
topic |
Prática pedagógica Pensamento crítico Geologia Ensino/aprendizagem Biologia Saberes da experiência Práticas reflexivas Literacia científica |
description |
Começamos por proceder à contextualização e identidade do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, ao quadro do qual pertencemos e à sua escola sede que lhe dá nome, onde exercemos funções docentes nos últimos 17 anos de tempo de serviço prestados e desenvolvemos a atividade profissional subjacente ao presente relatório. Sustentado por uma pesquisa e revisão da literatura, feitas na área da Educação em Ciência, numa perspetiva construtivista enquadramos o Ensino das Ciências no contexto do Currículo Nacional. Analisamos os programas das disciplinas atualmente em vigor, de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, fazemos o enquadramento legal da Educação Sexual em contexto escolar e posterior abordagem no decurso da nossa prática pedagógica. Refletimos sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica onde procuramos evidenciar os desafios implícitos ao desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e a consequente atualização científica e pedagógica do docente. Damos a conhecer os cargos e funções desempenhadas, procedendo ao respetivo enquadramento legal e evidenciamos algumas das atividades por nós dinamizadas, fazendo uma breve análise e reflexões críticas. Finalizamos com algumas limitações e constrangimentos sentidos e apresentamos umas breves conclusões finais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-03T11:33:10Z 2017-04-03T00:00:00Z 2017-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7490 TID:201980339 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7490 |
identifier_str_mv |
TID:201980339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137140160856064 |