Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Vítor Manuel de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7490
Resumo: Começamos por proceder à contextualização e identidade do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, ao quadro do qual pertencemos e à sua escola sede que lhe dá nome, onde exercemos funções docentes nos últimos 17 anos de tempo de serviço prestados e desenvolvemos a atividade profissional subjacente ao presente relatório. Sustentado por uma pesquisa e revisão da literatura, feitas na área da Educação em Ciência, numa perspetiva construtivista enquadramos o Ensino das Ciências no contexto do Currículo Nacional. Analisamos os programas das disciplinas atualmente em vigor, de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, fazemos o enquadramento legal da Educação Sexual em contexto escolar e posterior abordagem no decurso da nossa prática pedagógica. Refletimos sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica onde procuramos evidenciar os desafios implícitos ao desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e a consequente atualização científica e pedagógica do docente. Damos a conhecer os cargos e funções desempenhadas, procedendo ao respetivo enquadramento legal e evidenciamos algumas das atividades por nós dinamizadas, fazendo uma breve análise e reflexões críticas. Finalizamos com algumas limitações e constrangimentos sentidos e apresentamos umas breves conclusões finais.
id RCAP_88aa8330d6ffde05a262d01b7d03d255
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissionalPrática pedagógicaPensamento críticoGeologiaEnsino/aprendizagemBiologiaSaberes da experiênciaPráticas reflexivasLiteracia científicaComeçamos por proceder à contextualização e identidade do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, ao quadro do qual pertencemos e à sua escola sede que lhe dá nome, onde exercemos funções docentes nos últimos 17 anos de tempo de serviço prestados e desenvolvemos a atividade profissional subjacente ao presente relatório. Sustentado por uma pesquisa e revisão da literatura, feitas na área da Educação em Ciência, numa perspetiva construtivista enquadramos o Ensino das Ciências no contexto do Currículo Nacional. Analisamos os programas das disciplinas atualmente em vigor, de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, fazemos o enquadramento legal da Educação Sexual em contexto escolar e posterior abordagem no decurso da nossa prática pedagógica. Refletimos sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica onde procuramos evidenciar os desafios implícitos ao desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e a consequente atualização científica e pedagógica do docente. Damos a conhecer os cargos e funções desempenhadas, procedendo ao respetivo enquadramento legal e evidenciamos algumas das atividades por nós dinamizadas, fazendo uma breve análise e reflexões críticas. Finalizamos com algumas limitações e constrangimentos sentidos e apresentamos umas breves conclusões finais.We began to put into context and identify Morgado Mateus’ school, in Vila Real, where we belong and have been teaching for the last 17 years of service provided and developed the Professional activity underlying for this report. Supported by a research and literature review made in the area of Education in Science in a constructivist perspective, we contextualize Science teaching into the National Curriculum. We also analyse the updated syllabuses of the subject, Natural Sciences, in Elementary Education (aged between12-15) and in Secondary Education and do the legal framing for Sexual Education at school and how we approach the issue within our teaching practice. We reflect on the strategies and methodologies used in our teaching practice where we refer to the challenges on teaching improvement related to reflective practices, with the necessary continuous training and the consequent scientific and pedagogical updating. We identify the positions and duties accomplished, proceeding to the appropriate legal framing and highlight some of the activities we organise, making a brief analysis and critical thinking. We finish with some conclusions and brief remarks.2017-04-03T11:33:10Z2017-04-03T00:00:00Z2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7490TID:201980339porNunes, Vítor Manuel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:19.990926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
title Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
spellingShingle Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
Nunes, Vítor Manuel de Sousa
Prática pedagógica
Pensamento crítico
Geologia
Ensino/aprendizagem
Biologia
Saberes da experiência
Práticas reflexivas
Literacia científica
title_short Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
title_full Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
title_fullStr Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
title_full_unstemmed Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
title_sort Reflexão sobre a prática pedagógica, processo de ação e transformação, na experiência profissional
author Nunes, Vítor Manuel de Sousa
author_facet Nunes, Vítor Manuel de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Vítor Manuel de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Pensamento crítico
Geologia
Ensino/aprendizagem
Biologia
Saberes da experiência
Práticas reflexivas
Literacia científica
topic Prática pedagógica
Pensamento crítico
Geologia
Ensino/aprendizagem
Biologia
Saberes da experiência
Práticas reflexivas
Literacia científica
description Começamos por proceder à contextualização e identidade do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, ao quadro do qual pertencemos e à sua escola sede que lhe dá nome, onde exercemos funções docentes nos últimos 17 anos de tempo de serviço prestados e desenvolvemos a atividade profissional subjacente ao presente relatório. Sustentado por uma pesquisa e revisão da literatura, feitas na área da Educação em Ciência, numa perspetiva construtivista enquadramos o Ensino das Ciências no contexto do Currículo Nacional. Analisamos os programas das disciplinas atualmente em vigor, de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, fazemos o enquadramento legal da Educação Sexual em contexto escolar e posterior abordagem no decurso da nossa prática pedagógica. Refletimos sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica onde procuramos evidenciar os desafios implícitos ao desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e a consequente atualização científica e pedagógica do docente. Damos a conhecer os cargos e funções desempenhadas, procedendo ao respetivo enquadramento legal e evidenciamos algumas das atividades por nós dinamizadas, fazendo uma breve análise e reflexões críticas. Finalizamos com algumas limitações e constrangimentos sentidos e apresentamos umas breves conclusões finais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03T11:33:10Z
2017-04-03T00:00:00Z
2017-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7490
TID:201980339
url http://hdl.handle.net/10348/7490
identifier_str_mv TID:201980339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140160856064