REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Fucks, Lucimara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wiggess Sabatine, Zilda Maria, da Rosa Magner, Maria Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar a reflexão de professores da educação infantil sobre saberes necessários à prática pedagógica. Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada seguida de análise de conteúdo de Bardin(2011). A pesquisa permitiu-nos refletir sobre práticas pedagógicas que incluem estratégias para resolução de conflitos e planejamento criativo. Ao final do estudo observamos que tanto as professoras como a escola demonstram cuidado em favorecer um ambiente que assegure o bem-estar das crianças para a construção de conhecimento. Essa postura se associa a visão holística ao considerar que a tranquilidade do ambiente escolar também se relaciona à uma formação voltada à reflexibilidade.
id UNIPLAC_a2665e9218267b0b7ab008172087a61f
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/412
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICASaberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade.Este artigo teve como objetivo apresentar a reflexão de professores da educação infantil sobre saberes necessários à prática pedagógica. Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada seguida de análise de conteúdo de Bardin(2011). A pesquisa permitiu-nos refletir sobre práticas pedagógicas que incluem estratégias para resolução de conflitos e planejamento criativo. Ao final do estudo observamos que tanto as professoras como a escola demonstram cuidado em favorecer um ambiente que assegure o bem-estar das crianças para a construção de conhecimento. Essa postura se associa a visão holística ao considerar que a tranquilidade do ambiente escolar também se relaciona à uma formação voltada à reflexibilidade.Editora ICEPMedeiros Fucks, LucimaraWiggess Sabatine, Zilda Mariada Rosa Magner, Maria Margarete2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412/224info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/412Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Medeiros Fucks, Lucimara
Saberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade.
title_short REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Medeiros Fucks, Lucimara
author_facet Medeiros Fucks, Lucimara
Wiggess Sabatine, Zilda Maria
da Rosa Magner, Maria Margarete
author_role author
author2 Wiggess Sabatine, Zilda Maria
da Rosa Magner, Maria Margarete
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Fucks, Lucimara
Wiggess Sabatine, Zilda Maria
da Rosa Magner, Maria Margarete
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade.
topic Saberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade.
description Este artigo teve como objetivo apresentar a reflexão de professores da educação infantil sobre saberes necessários à prática pedagógica. Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada seguida de análise de conteúdo de Bardin(2011). A pesquisa permitiu-nos refletir sobre práticas pedagógicas que incluem estratégias para resolução de conflitos e planejamento criativo. Ao final do estudo observamos que tanto as professoras como a escola demonstram cuidado em favorecer um ambiente que assegure o bem-estar das crianças para a construção de conhecimento. Essa postura se associa a visão holística ao considerar que a tranquilidade do ambiente escolar também se relaciona à uma formação voltada à reflexibilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412/224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698764664832