REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo apresentar a reflexão de professores da educação infantil sobre saberes necessários à prática pedagógica. Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada seguida de análise de conteúdo de Bardin(2011). A pesquisa permitiu-nos refletir sobre práticas pedagógicas que incluem estratégias para resolução de conflitos e planejamento criativo. Ao final do estudo observamos que tanto as professoras como a escola demonstram cuidado em favorecer um ambiente que assegure o bem-estar das crianças para a construção de conhecimento. Essa postura se associa a visão holística ao considerar que a tranquilidade do ambiente escolar também se relaciona à uma formação voltada à reflexibilidade. |
id |
UNIPLAC_a2665e9218267b0b7ab008172087a61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/412 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICASaberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade.Este artigo teve como objetivo apresentar a reflexão de professores da educação infantil sobre saberes necessários à prática pedagógica. Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada seguida de análise de conteúdo de Bardin(2011). A pesquisa permitiu-nos refletir sobre práticas pedagógicas que incluem estratégias para resolução de conflitos e planejamento criativo. Ao final do estudo observamos que tanto as professoras como a escola demonstram cuidado em favorecer um ambiente que assegure o bem-estar das crianças para a construção de conhecimento. Essa postura se associa a visão holística ao considerar que a tranquilidade do ambiente escolar também se relaciona à uma formação voltada à reflexibilidade.Editora ICEPMedeiros Fucks, LucimaraWiggess Sabatine, Zilda Mariada Rosa Magner, Maria Margarete2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412/224info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/412Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Medeiros Fucks, Lucimara Saberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Medeiros Fucks, Lucimara |
author_facet |
Medeiros Fucks, Lucimara Wiggess Sabatine, Zilda Maria da Rosa Magner, Maria Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Wiggess Sabatine, Zilda Maria da Rosa Magner, Maria Margarete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros Fucks, Lucimara Wiggess Sabatine, Zilda Maria da Rosa Magner, Maria Margarete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade. |
topic |
Saberes necessários, Práticas pedagógicas; Reflexividade. |
description |
Este artigo teve como objetivo apresentar a reflexão de professores da educação infantil sobre saberes necessários à prática pedagógica. Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada seguida de análise de conteúdo de Bardin(2011). A pesquisa permitiu-nos refletir sobre práticas pedagógicas que incluem estratégias para resolução de conflitos e planejamento criativo. Ao final do estudo observamos que tanto as professoras como a escola demonstram cuidado em favorecer um ambiente que assegure o bem-estar das crianças para a construção de conhecimento. Essa postura se associa a visão holística ao considerar que a tranquilidade do ambiente escolar também se relaciona à uma formação voltada à reflexibilidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/412/224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698764664832 |