Crescer com o risco - Das Representações às Ações: Potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana Filipa Gonçalves dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10268
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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A partir da caracterização do contexto socioeducativo e do conhecimento de todos os intervenientes da ação, tornou-se relevante desenvolver uma investigação centrada em preocupações pessoais e dos profissionais de educação sobre situações que envolvem jogos emocionantes e desafiadores típicos da infância, as brincadeiras arriscadas. Assim, surgiu a problemática Quais os contributos das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral da criança em Educação Pré-Escolar?. Esta investigação, de natureza qualitativa ou interpretativa, trata-se de um estudo de caso que permitiu dar voz aos intervenientes diretos na ação (crianças, profissionais de educação e famílias). Para tal, recorreu-se a diversas técnicas de recolha de dados – observação direta participante, questionários e entrevistas semidiretivas. Suportando-se na Pedagogia, Sociologia da Infância e Educação Física, o estudo realizado permitiu reunir um conjunto de dados que põe em relevo potencialidades e razões para a criança se envolver nestas brincadeiras e ainda conceções que as crianças, os profissionais e as famílias auscultadas têm acerca das mesmas. A análise e discussão dos dados aponta no sentido da existência de uma propensão natural deste grupo de crianças para brincar ao ar livre e de se envolver em brincadeiras arriscadas e, ainda, a presença de conceções negativas por parte das crianças e dos profissionais inquiridos sobre o risco. Revela ainda a valorização e promoção do contacto da criança com a natureza, por parte dos profissionais. Porém, observam-se preocupações que influenciam o comportamento dos adultos de supervisão e gestão do risco. Ainda que se tenha que ter em conta a impossibilidade de extrapolação dos resultados, dada a natureza do estudo realizado, os mesmos suportam a necessidade de se refletir sobre o risco da superproteção da criança e a importância da relação risco-benefício.Abstract This report, of a critical and reflective nature, is the culmination of the process experienced in the Supervised Professional Practice II (SPPII), elapsed in the day-care setting, during four months. This illustrates a way of assuming the position of educator-trainee, with a group composed of 25 children, 4 year olds, reflecting learning and knowledge acquired throughout the academic formation and the lived experiences, reporting the research developed. Through the characterization of the socio-educational context and the knowledge of all the actors of the action with whom I interacted daily, it became relevant to develop a research centered on personal and educational professionals concerns about situations involving exciting and challenging games, typical of childhood, risky play. Thus, the problematic has arisen What are the contributions of the risky play for the integral development of the child in preschool. This research, of qualitative and interpertative nature, is a case study allowed to give voice to the direct actors in the action (children, education professionals and families). To this end, a variety of data collection techniques and tools were used - direct observation, questionnaires and semi-directional interviews. Supporting in Pedagogy, Sociology of Childhood and Physical Education, the study carried out allowed to gather a set of data that highlights the potentialities and reasons for the child to be involved in these plays and conceptions that children, professionals and families have about them. The analysis and discussion of the data evidenced the natural propensity of children to play outdoors and to engage in risky plays and also the presence of negative conceptions of professionals and children about the risk. It also shows the appreciation and promotion of the child's contact with nature by professionals, however, there are concerns that influence the behavior of adults in supervision and risk management. Even though we have to take into account that the results can not be extrapolated, given to the nature of the study, they support the need to reflect on the risk of overprotection of the child and the importance of the risk-benefit relationship.Friães, RitaRocha, CarlaRCIPLReis, Joana Filipa Gonçalves dos2019-07-08T09:19:03Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10268TID:202249158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:43.509443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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