Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da Costa, Conceição
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Camila Aloisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.14577
Resumo: Resumo Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida. Abstract In this text we share a reflection, provided by the encounter between the authors, moved by their respective works with biographical narratives and life stories. We focus, above all, possibilities of exploring the meanings of what we do and project, embracing elements of our daily experience and action. Here we mobilize the idea that the teacher is a professional of the human being, conscious and critical intervener of its social role, whose action is developed in the interaction with other people, especially and here called the children. In this perspective, teaching with children only makes sense if it is strongly imbued with a social commitment, that is, with the people in the contexts that live in the day to day, thinking about what is more immediate, but also with society and culture in more global terms. In this text, we are challenged by the modes of identity (re) configuration by which the lived experiences are maintained. We believe in the vitality of biographical research with narratives and in the scientific knowledge promoted, aligning research, action and education. This article is a first step in the design and development of an international project, Health, Education and Care - the place of narratives in thinking and training. With participants from Portugal and France, we suggest that difference strengthens us in training paths. In these pathways where humanization of processes, life trajectories and care meet and take center stage, we believe that is possible learning about life.
id RCAP_88c70879a5803746e5f152a0192bdbe5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) FormaçãoArticlesResumo Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida. Abstract In this text we share a reflection, provided by the encounter between the authors, moved by their respective works with biographical narratives and life stories. We focus, above all, possibilities of exploring the meanings of what we do and project, embracing elements of our daily experience and action. Here we mobilize the idea that the teacher is a professional of the human being, conscious and critical intervener of its social role, whose action is developed in the interaction with other people, especially and here called the children. In this perspective, teaching with children only makes sense if it is strongly imbued with a social commitment, that is, with the people in the contexts that live in the day to day, thinking about what is more immediate, but also with society and culture in more global terms. In this text, we are challenged by the modes of identity (re) configuration by which the lived experiences are maintained. We believe in the vitality of biographical research with narratives and in the scientific knowledge promoted, aligning research, action and education. This article is a first step in the design and development of an international project, Health, Education and Care - the place of narratives in thinking and training. With participants from Portugal and France, we suggest that difference strengthens us in training paths. In these pathways where humanization of processes, life trajectories and care meet and take center stage, we believe that is possible learning about life.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2018-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.14577eng2182-96402182-8474Leal da Costa, ConceiçãoAlves, Camila Aloisioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:53.415431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
spellingShingle Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
Leal da Costa, Conceição
Articles
title_short Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_full Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_fullStr Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_full_unstemmed Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
title_sort Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação
author Leal da Costa, Conceição
author_facet Leal da Costa, Conceição
Alves, Camila Aloisio
author_role author
author2 Alves, Camila Aloisio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da Costa, Conceição
Alves, Camila Aloisio
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Resumo Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida. Abstract In this text we share a reflection, provided by the encounter between the authors, moved by their respective works with biographical narratives and life stories. We focus, above all, possibilities of exploring the meanings of what we do and project, embracing elements of our daily experience and action. Here we mobilize the idea that the teacher is a professional of the human being, conscious and critical intervener of its social role, whose action is developed in the interaction with other people, especially and here called the children. In this perspective, teaching with children only makes sense if it is strongly imbued with a social commitment, that is, with the people in the contexts that live in the day to day, thinking about what is more immediate, but also with society and culture in more global terms. In this text, we are challenged by the modes of identity (re) configuration by which the lived experiences are maintained. We believe in the vitality of biographical research with narratives and in the scientific knowledge promoted, aligning research, action and education. This article is a first step in the design and development of an international project, Health, Education and Care - the place of narratives in thinking and training. With participants from Portugal and France, we suggest that difference strengthens us in training paths. In these pathways where humanization of processes, life trajectories and care meet and take center stage, we believe that is possible learning about life.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.14577
url https://doi.org/10.25749/sis.14577
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130455957569536