Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13447 |
Resumo: | A presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação. |
id |
RCAP_88dc4e026f932ea835fbb0bacc73cc95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13447 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticasCriação artística contemporâneaMitoPoesia - PolíticaManifestaçoes politicas - ArteA presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação.This thesis aims to reflect on the ideas and actions that marked the artistic guerrillas in Brazil, either during the military regime either when the recent demonstrations against the political and economic policies dictated by neoliberalism. It is argued that this type of actions dates back to the utopian tradition of art, represented by Dadaists, Surrealists, the Situationist International and, most recently, underground groups like Luther Blissett. These currents refuse to institutionalized art or propose its abolition. From 1990s, artist and political activist mingle, converging in the figure of the anonymous collective or multiple name. Mythopoeic characters whose strategy also passes through a fierce critique of the Brazilian press and television, considered the media wing of the demands of the market. In the case of a dissertation by project, this is also based on a practice of experimentation and artistic production, which resulted in three projects -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – developed from the critical and theoretical reflections addressed throughout the researchUniversidade de Aveiro2015-02-20T15:44:32Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13447TID:201578190porSilva, Joacélio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:33Zoai:ria.ua.pt:10773/13447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:19.884750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
title |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
spellingShingle |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas Silva, Joacélio Batista da Criação artística contemporânea Mito Poesia - Política Manifestaçoes politicas - Arte |
title_short |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
title_full |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
title_fullStr |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
title_full_unstemmed |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
title_sort |
Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas |
author |
Silva, Joacélio Batista da |
author_facet |
Silva, Joacélio Batista da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joacélio Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação artística contemporânea Mito Poesia - Política Manifestaçoes politicas - Arte |
topic |
Criação artística contemporânea Mito Poesia - Política Manifestaçoes politicas - Arte |
description |
A presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-02-20T15:44:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13447 TID:201578190 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13447 |
identifier_str_mv |
TID:201578190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137544406827008 |