Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joacélio Batista da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13447
Resumo: A presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação.
id RCAP_88dc4e026f932ea835fbb0bacc73cc95
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticasCriação artística contemporâneaMitoPoesia - PolíticaManifestaçoes politicas - ArteA presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação.This thesis aims to reflect on the ideas and actions that marked the artistic guerrillas in Brazil, either during the military regime either when the recent demonstrations against the political and economic policies dictated by neoliberalism. It is argued that this type of actions dates back to the utopian tradition of art, represented by Dadaists, Surrealists, the Situationist International and, most recently, underground groups like Luther Blissett. These currents refuse to institutionalized art or propose its abolition. From 1990s, artist and political activist mingle, converging in the figure of the anonymous collective or multiple name. Mythopoeic characters whose strategy also passes through a fierce critique of the Brazilian press and television, considered the media wing of the demands of the market. In the case of a dissertation by project, this is also based on a practice of experimentation and artistic production, which resulted in three projects -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – developed from the critical and theoretical reflections addressed throughout the researchUniversidade de Aveiro2015-02-20T15:44:32Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13447TID:201578190porSilva, Joacélio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:33Zoai:ria.ua.pt:10773/13447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:19.884750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
title Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
spellingShingle Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
Silva, Joacélio Batista da
Criação artística contemporânea
Mito
Poesia - Política
Manifestaçoes politicas - Arte
title_short Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
title_full Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
title_fullStr Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
title_full_unstemmed Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
title_sort Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
author Silva, Joacélio Batista da
author_facet Silva, Joacélio Batista da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joacélio Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística contemporânea
Mito
Poesia - Política
Manifestaçoes politicas - Arte
topic Criação artística contemporânea
Mito
Poesia - Política
Manifestaçoes politicas - Arte
description A presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-20T15:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13447
TID:201578190
url http://hdl.handle.net/10773/13447
identifier_str_mv TID:201578190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137544406827008