Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62334 |
Resumo: | Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo. |
id |
RCAP_88de62d8b9782092a684835111deb3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62334 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básicoAprendizagemConcepções de aprendizagem1º Ciclo do ensino básicoPretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.Instituto de Psicologia, Universidade de São PauloRepositório da Universidade de LisboaFigueira, AnaDuarte, António2024-01-31T13:33:56Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62334engFigueira, A. I., & Duarte, A. M. (2019). Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico. Psicologia USP, 30, e180164. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e1801640103-6564http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e180164info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:24.196060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
title |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico Figueira, Ana Aprendizagem Concepções de aprendizagem 1º Ciclo do ensino básico |
title_short |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
title_full |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
title_sort |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico |
author |
Figueira, Ana |
author_facet |
Figueira, Ana Duarte, António |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Ana Duarte, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Concepções de aprendizagem 1º Ciclo do ensino básico |
topic |
Aprendizagem Concepções de aprendizagem 1º Ciclo do ensino básico |
description |
Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2024-01-31T13:33:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62334 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Figueira, A. I., & Duarte, A. M. (2019). Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico. Psicologia USP, 30, e180164. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e180164 0103-6564 http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e180164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137172407713792 |