Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62334
Resumo: Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.
id RCAP_88de62d8b9782092a684835111deb3d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básicoAprendizagemConcepções de aprendizagem1º Ciclo do ensino básicoPretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.Instituto de Psicologia, Universidade de São PauloRepositório da Universidade de LisboaFigueira, AnaDuarte, António2024-01-31T13:33:56Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62334engFigueira, A. I., & Duarte, A. M. (2019). Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico. Psicologia USP, 30, e180164. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e1801640103-6564http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e180164info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:24.196060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
title Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
spellingShingle Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
Figueira, Ana
Aprendizagem
Concepções de aprendizagem
1º Ciclo do ensino básico
title_short Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
title_full Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
title_fullStr Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
title_sort Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico
author Figueira, Ana
author_facet Figueira, Ana
Duarte, António
author_role author
author2 Duarte, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Ana
Duarte, António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Concepções de aprendizagem
1º Ciclo do ensino básico
topic Aprendizagem
Concepções de aprendizagem
1º Ciclo do ensino básico
description Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2024-01-31T13:33:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62334
url http://hdl.handle.net/10451/62334
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Figueira, A. I., & Duarte, A. M. (2019). Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do ensino básico. Psicologia USP, 30, e180164. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e180164
0103-6564
http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e180164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137172407713792