Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13975
Resumo: Mestrado em Contabilidade
id RCAP_88e7cba52a4e7f10fd7e100f6202d066
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informaçãoBenchmarkingTarget costPreço de mercadoConcorrênciaConsumidorComparaçãoMarket priceCompetitionConsumerComparisonMestrado em ContabilidadeA influência da globalização, principalmente nas economias mundiais, tem-se vindo a caracterizar por fortes pressões externas sobre o mundo empresarial para uma preocupação com a concorrência, tanto nacional como internacional. O preço de mercado está neste momento a ser fortemente persuadido pela concorrência dos seus similares e, pelo preço que os consumidores finais estão dispostos a pagar, por certo tipo de bem. A ferramenta de gestão Target Cost é uma estratégia de gestão de custos. Partindo do preço de mercado e, de uma margem de lucro desejada pela empresa, é possível identificar se o custo interno do produto em análise, é superior ao custo alvo de mercado. Para uma melhor comparação, estudou-se ainda o tema Benchmarking, que é considerado uma poderosa ferramenta de gestão, transformando empresas e introduzindo as mudanças necessárias à melhoria dos processos, das práticas e posteriormente dos resultados. O objetivo desta dissertação é demonstrar, através de um estudo de caso, a aplicação do Benchmarking, a um dos produtos de segurança informática de uma empresa nacional do sector das Tecnologias de Informação. Para compreender se, aquilo que a empresa em estudo poderá vir a praticar com o seu produto, em detrimento daquilo que a sua concorrência pratica.The influence of globalization, especially in world economies, has been characterized by strong external pressures on the business world for a concern with competition, both nationally and internationally. Market price is now being strongly persuaded by competition from its peers and, by the price that final consumers are willing to pay, for a certain kind of good. The Target Cost management tool is a cost management strategy. Starting from the market price and a desired profit margin for the company, it is possible to identify whether internal cost of the product under analysis is higher than the target market cost. For a better comparison, let us approach the topic Benchmarking, which is considered a powerful management tool, transforming companies, and introducing the necessary changes to improve processes, practices, and results. The purpose of this dissertation is to illustrate, through a case study, the application of Benchmarking and Target Cost, one of the computer security products of a national company in the Information Technology sector. To understand if, what the company under study can come to practice with its product, to the detriment of what its common practice.ISCALVicente, CéliaRCIPLRespeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho2021-11-09T19:27:45Z2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:51.948037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
title Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
spellingShingle Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho
Benchmarking
Target cost
Preço de mercado
Concorrência
Consumidor
Comparação
Market price
Competition
Consumer
Comparison
title_short Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
title_full Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
title_fullStr Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
title_full_unstemmed Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
title_sort Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
author Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho
author_facet Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Célia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Benchmarking
Target cost
Preço de mercado
Concorrência
Consumidor
Comparação
Market price
Competition
Consumer
Comparison
topic Benchmarking
Target cost
Preço de mercado
Concorrência
Consumidor
Comparação
Market price
Competition
Consumer
Comparison
description Mestrado em Contabilidade
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09T19:27:45Z
2021-05
2021-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13975
url http://hdl.handle.net/10400.21/13975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCAL
publisher.none.fl_str_mv ISCAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133489915756544