Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13975 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade |
id |
RCAP_88e7cba52a4e7f10fd7e100f6202d066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informaçãoBenchmarkingTarget costPreço de mercadoConcorrênciaConsumidorComparaçãoMarket priceCompetitionConsumerComparisonMestrado em ContabilidadeA influência da globalização, principalmente nas economias mundiais, tem-se vindo a caracterizar por fortes pressões externas sobre o mundo empresarial para uma preocupação com a concorrência, tanto nacional como internacional. O preço de mercado está neste momento a ser fortemente persuadido pela concorrência dos seus similares e, pelo preço que os consumidores finais estão dispostos a pagar, por certo tipo de bem. A ferramenta de gestão Target Cost é uma estratégia de gestão de custos. Partindo do preço de mercado e, de uma margem de lucro desejada pela empresa, é possível identificar se o custo interno do produto em análise, é superior ao custo alvo de mercado. Para uma melhor comparação, estudou-se ainda o tema Benchmarking, que é considerado uma poderosa ferramenta de gestão, transformando empresas e introduzindo as mudanças necessárias à melhoria dos processos, das práticas e posteriormente dos resultados. O objetivo desta dissertação é demonstrar, através de um estudo de caso, a aplicação do Benchmarking, a um dos produtos de segurança informática de uma empresa nacional do sector das Tecnologias de Informação. Para compreender se, aquilo que a empresa em estudo poderá vir a praticar com o seu produto, em detrimento daquilo que a sua concorrência pratica.The influence of globalization, especially in world economies, has been characterized by strong external pressures on the business world for a concern with competition, both nationally and internationally. Market price is now being strongly persuaded by competition from its peers and, by the price that final consumers are willing to pay, for a certain kind of good. The Target Cost management tool is a cost management strategy. Starting from the market price and a desired profit margin for the company, it is possible to identify whether internal cost of the product under analysis is higher than the target market cost. For a better comparison, let us approach the topic Benchmarking, which is considered a powerful management tool, transforming companies, and introducing the necessary changes to improve processes, practices, and results. The purpose of this dissertation is to illustrate, through a case study, the application of Benchmarking and Target Cost, one of the computer security products of a national company in the Information Technology sector. To understand if, what the company under study can come to practice with its product, to the detriment of what its common practice.ISCALVicente, CéliaRCIPLRespeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho2021-11-09T19:27:45Z2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:51.948037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
title |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
spellingShingle |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho Benchmarking Target cost Preço de mercado Concorrência Consumidor Comparação Market price Competition Consumer Comparison |
title_short |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
title_full |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
title_fullStr |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
title_full_unstemmed |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
title_sort |
Aplicação do benchmarking numa empresa do sector de tecnologias de informação |
author |
Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho |
author_facet |
Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Célia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Respeita, Ana Cláudia Correia de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Benchmarking Target cost Preço de mercado Concorrência Consumidor Comparação Market price Competition Consumer Comparison |
topic |
Benchmarking Target cost Preço de mercado Concorrência Consumidor Comparação Market price Competition Consumer Comparison |
description |
Mestrado em Contabilidade |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09T19:27:45Z 2021-05 2021-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13975 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISCAL |
publisher.none.fl_str_mv |
ISCAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133489915756544 |