Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Célia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22866
Resumo: Neste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências.
id RCAP_88f9ac1dc01d859215f4ab320c121674
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafiosDesenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafiosArtigosNeste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências.In this article our objective is to present aspects of curricular organization’s trajectory in Brazil and raise some challenges faced for the next decades in community of Mathematical Education. It is based on inquiries of a called group Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores and with authors as Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, among others. It also detaches differences between curriculum prescribed and practiced for professors and differences between dominant pedagogical speeches and its concretion in classrooms. To finish, we consider some challenges to be faced for the community of Brazilian mathematical educators, whom they estimate to place the debate on curricular organization and macro-evaluations in guideline of quarrels, to carry through studies and experiences that support the process of election and organization of contents, to incorporate the Brazilian society and professors of Mathematics in curricular debate and to consolidate existing groups and to constitute new stop to extend and to deepend research on curricular development, establishing international interchanges stop exchange of knowledge and experiences.APM - Associação de Professores de Matemática2011-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22866por2183-28380872-3915Pires, CéliaSilva, Marco Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.897520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
title Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
spellingShingle Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
Pires, Célia
Artigos
title_short Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
title_full Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
title_fullStr Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
title_full_unstemmed Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
title_sort Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
author Pires, Célia
author_facet Pires, Célia
Silva, Marco Antonio
author_role author
author2 Silva, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Célia
Silva, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22866
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478759903232