Quality of the available food in school buffets: A study performed in Health Promoting Schools (HPS) and "normal" schools of the Council of Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, P.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Precioso, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67630
Resumo: Um factor que influencia decisivamente o estado de saúde das populações, em todas as fases do seu ciclo de vida, é a alimentação. Torna-se por isso decisivo promover uma alimentação saudável e uma Educa-ção Alimentar ao longo da vida. A educação alimentar começa no seio da família, continua na escola e deve prosseguir ao longo da vida. A promoção de uma alimentação saudável e a Educação Alimentar na escola, deve seguir o modelo das Escolas Promotoras de Saúde (EPS). Isto implica que, para além do tema da alimentação ser abordado curricularmente, a escola tem o dever de proporcionar alimentos saudáveis, nas cantinas e bufetes esco-lares, por um lado para proporcionar oportunidades para os alunos se alimentarem correctamente e por outro para reforçar os conceitos que são aprendidos nas aulas. Para analisar o que se passa nas escolas, no que respeita à Educação Alimentar, realizou-se um estudo, cujo objectivo consistiu em determinar a qualidade dos alimentos fornecidos nos bufetes escolares e nas máquinas de venda automática, e verificar se as EPS de Braga estão a cumprir com a sua obrigação de criar um ambiente alimentar saudável. Para este propósito analisou-se a composição dos produtos ali-mentares existentes no bufete e nas máquinas fornecedoras destes produtos, em quatro escolas E.B. 2 e 3 do Concelho de Braga (duas escolas integradas na Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde – RNEPS - e duas que não aderiram à RNEPS).Os resultados do estudo mostraram que apenas 9 % dos produtos alimentares presentes nos bufetes esco-lares são desejáveis (D), 17% são considerados aceitáveis (A) e 74% são classificados como não desejáveis (ND). Ao compararmos as EPS com a EnPS verificamos que, ao nível dos produtos D, existem valores muito próximos; nos produtos A as EPS têm 15 produtos e as EnPS têm 32; já nos produtos ND as EPS possuem 80 e as EnPS 122. Do conjunto de dados disponíveis pode concluir-se que as EnPS são as escolas que têm mais produtos ND. Dos produtos existentes nas máquinas fornecedoras de alimentos, o único produto considerado desejável é a água.
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spelling Quality of the available food in school buffets: A study performed in Health Promoting Schools (HPS) and "normal" schools of the Council of BragaQualidade dos alimentos disponíveis nos bufetes escolares: um estudo efectuado em escolas promotoras de saúde e escolas “normais”, do concelho de BragaCiências Médicas::Ciências da SaúdeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoUm factor que influencia decisivamente o estado de saúde das populações, em todas as fases do seu ciclo de vida, é a alimentação. Torna-se por isso decisivo promover uma alimentação saudável e uma Educa-ção Alimentar ao longo da vida. A educação alimentar começa no seio da família, continua na escola e deve prosseguir ao longo da vida. A promoção de uma alimentação saudável e a Educação Alimentar na escola, deve seguir o modelo das Escolas Promotoras de Saúde (EPS). Isto implica que, para além do tema da alimentação ser abordado curricularmente, a escola tem o dever de proporcionar alimentos saudáveis, nas cantinas e bufetes esco-lares, por um lado para proporcionar oportunidades para os alunos se alimentarem correctamente e por outro para reforçar os conceitos que são aprendidos nas aulas. Para analisar o que se passa nas escolas, no que respeita à Educação Alimentar, realizou-se um estudo, cujo objectivo consistiu em determinar a qualidade dos alimentos fornecidos nos bufetes escolares e nas máquinas de venda automática, e verificar se as EPS de Braga estão a cumprir com a sua obrigação de criar um ambiente alimentar saudável. Para este propósito analisou-se a composição dos produtos ali-mentares existentes no bufete e nas máquinas fornecedoras destes produtos, em quatro escolas E.B. 2 e 3 do Concelho de Braga (duas escolas integradas na Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde – RNEPS - e duas que não aderiram à RNEPS).Os resultados do estudo mostraram que apenas 9 % dos produtos alimentares presentes nos bufetes esco-lares são desejáveis (D), 17% são considerados aceitáveis (A) e 74% são classificados como não desejáveis (ND). Ao compararmos as EPS com a EnPS verificamos que, ao nível dos produtos D, existem valores muito próximos; nos produtos A as EPS têm 15 produtos e as EnPS têm 32; já nos produtos ND as EPS possuem 80 e as EnPS 122. Do conjunto de dados disponíveis pode concluir-se que as EnPS são as escolas que têm mais produtos ND. Dos produtos existentes nas máquinas fornecedoras de alimentos, o único produto considerado desejável é a água.A factor that decisively influences the health state of the populations, in all phases of their life cycle, is food. It becomes, thus, decisive to promote healthy feeding and Food Education throughout life.Food Education starts in the family, continues at school and proceeds throughout life. The promotion of healthy feeding and Food Education should be done at school, which should follow, to achieve this goal, the model of Health Promoting Schools (HPS). This means that, besides the theme of food being approached in the curricula, the school has the duty to provide healthy food at the school canteens and bars, on the one hand to give students the chance to feed themselves correctly and, on the other hand, to reinforce the concepts which are apprehended in class.The objective of this study consisted in determining the quality of the food provided in the school bars and in the vending machines and verify if the HPS of Braga are keeping with their obligation to create a healthy food environment.In order to try to answer this question the composition of the food products existing in the bar and in the food products supply machines in four Middle and Junior High Schools of the Council of Braga (two schools integrated in the NRHPS and two non-adherent to NRHPS) was analysed.The results of the study show that only 9% of the food products existing in the school bars are desirable (D), 2007 · Volume 13 · Nº 1AlimentaçãoHumana119% are considered acceptable (A) and 17% are classified as non-desirable (ND). When comparing HPS with NHPS one can see that at the level of D products there are very close values, that in the A products the HPS have 15 and that NHPS have 32, while in the ND products the HPS have 80 and the NHPS have 122. Therefo-re one can conclude that the HPS are the ones with more ND products. Among the products existing in the vending machines the only product considered desirable is water.(undefined)Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA)Universidade do MinhoCosta, P.Precioso, José20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67630eng0873-4364http://www.spcna.pt/publicacoes/?imc=7n&publicacao=21&edicao=62&fmo=painfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:58.383343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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