Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Débora Queirós
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11496
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária S. Pedro, em Vila Real, e pretendemos expor o trabalho efetuado ao longo do ano letivo 2019/2020. Quatro alunos finalistas do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário formaram o núcleo de estágio, tendo como Orientador Cooperante, a Professora Paula Guedes e como Supervisor o Professor Francisco Saavedra, que ao longo do ano letivo acompanharam o percurso e trabalho realizado, procurando que o nosso desenvolvimento profissional fosse constante e enriquecedor. Ao terminar, aquele que consideramos, o ano mais importante da nossa formação académica, chega o momento de refletir e expor o trabalho desenvolvido ao longo deste estágio. No decurso do estágio, foram utilizados os princípios do processo de Ensino-Aprendizagem, um modelo de ensino centrado nos alunos, que teve como objetivo analisar as dinâmicas de grupo, a motivação e os conhecimentos adquiridos pelos alunos, acerca da modalidade selecionada para o efeito. Ao longo deste percurso foi possível concluir que a uma crescente complexidade da aprendizagem deve estar associada uma maior preparação profissional, a partir da qual se alcance a capacidade para enfrentar os diferentes problemas e desafios com que nos deparamos na profissão docente. O desporto é uma cultura universal e um bem precioso da humanidade e por isso é preciso criar hábitos de vida saudáveis nos alunos, incentivando ao desenvolvimento de hábitos de prática de exercício físico, que os acompanhem ao longo do seu ciclo de vida. Neste documento, será apresentado o trabalho realizado quer no âmbito da prática pedagógica nas turmas que lecionamos, quer nas atividades extracurriculares que participamos, bem como as relações estabelecidas com a comunidade escolar e as experiências vividas que nos ajudaram a crescer para nos tornarmos melhores profissionais.
id RCAP_892e3f01ddfa095f75082b541964ce67
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducação físicaEstágio pedagógicoO presente relatório surge no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária S. Pedro, em Vila Real, e pretendemos expor o trabalho efetuado ao longo do ano letivo 2019/2020. Quatro alunos finalistas do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário formaram o núcleo de estágio, tendo como Orientador Cooperante, a Professora Paula Guedes e como Supervisor o Professor Francisco Saavedra, que ao longo do ano letivo acompanharam o percurso e trabalho realizado, procurando que o nosso desenvolvimento profissional fosse constante e enriquecedor. Ao terminar, aquele que consideramos, o ano mais importante da nossa formação académica, chega o momento de refletir e expor o trabalho desenvolvido ao longo deste estágio. No decurso do estágio, foram utilizados os princípios do processo de Ensino-Aprendizagem, um modelo de ensino centrado nos alunos, que teve como objetivo analisar as dinâmicas de grupo, a motivação e os conhecimentos adquiridos pelos alunos, acerca da modalidade selecionada para o efeito. Ao longo deste percurso foi possível concluir que a uma crescente complexidade da aprendizagem deve estar associada uma maior preparação profissional, a partir da qual se alcance a capacidade para enfrentar os diferentes problemas e desafios com que nos deparamos na profissão docente. O desporto é uma cultura universal e um bem precioso da humanidade e por isso é preciso criar hábitos de vida saudáveis nos alunos, incentivando ao desenvolvimento de hábitos de prática de exercício físico, que os acompanhem ao longo do seu ciclo de vida. Neste documento, será apresentado o trabalho realizado quer no âmbito da prática pedagógica nas turmas que lecionamos, quer nas atividades extracurriculares que participamos, bem como as relações estabelecidas com a comunidade escolar e as experiências vividas que nos ajudaram a crescer para nos tornarmos melhores profissionais.This report comes within the scope of the pedagogical internship carried out at the Basic and Secondary School S. Pedro, in Vila Real, intending to present the work carried out during the 2019/2020 school year. Four final year students of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education formed the internship center, with Professor Paula Guedes as Cooperating Advisor and Professor Francisco Saavedra as Supervisor, who, throughout the school year, followed the course and work carried out, looking for our professional development to be constant and enriching. At the end of what we consider to be the most important year of our academic training, it is time to reflect and present the work developed during this internship. During the internship, we used the principles of the Teaching-Learning process, a teaching model centered on students, which aimed to analyse the group dynamics, motivation and knowledge acquired by students about the modality selected for this purpose. Along this path, it was possible to conclude that the growing complexity of learning must be associated with greater professional preparation, from which the ability to face the different problems and challenges we face in the teaching profession is achieved. Sports are a universal culture and a precious asset of humanity and that is why it is necessary to create healthy lifestyle habits in my students, encouraging them to practice physical exercise. This document will present the work carried out both in the context of pedagogical practice in the classes, in the extracurricular activities in which I participated, as well as the relationships established with the school community and experiences we had that helped us grow to become a better professionals.2023-04-12T15:44:32Z2022-09-28T00:00:00Z2022-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11496porPinto, Débora Queirósinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:51.928895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Pinto, Débora Queirós
Educação física
Estágio pedagógico
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Pinto, Débora Queirós
author_facet Pinto, Débora Queirós
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Débora Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
topic Educação física
Estágio pedagógico
description O presente relatório surge no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária S. Pedro, em Vila Real, e pretendemos expor o trabalho efetuado ao longo do ano letivo 2019/2020. Quatro alunos finalistas do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário formaram o núcleo de estágio, tendo como Orientador Cooperante, a Professora Paula Guedes e como Supervisor o Professor Francisco Saavedra, que ao longo do ano letivo acompanharam o percurso e trabalho realizado, procurando que o nosso desenvolvimento profissional fosse constante e enriquecedor. Ao terminar, aquele que consideramos, o ano mais importante da nossa formação académica, chega o momento de refletir e expor o trabalho desenvolvido ao longo deste estágio. No decurso do estágio, foram utilizados os princípios do processo de Ensino-Aprendizagem, um modelo de ensino centrado nos alunos, que teve como objetivo analisar as dinâmicas de grupo, a motivação e os conhecimentos adquiridos pelos alunos, acerca da modalidade selecionada para o efeito. Ao longo deste percurso foi possível concluir que a uma crescente complexidade da aprendizagem deve estar associada uma maior preparação profissional, a partir da qual se alcance a capacidade para enfrentar os diferentes problemas e desafios com que nos deparamos na profissão docente. O desporto é uma cultura universal e um bem precioso da humanidade e por isso é preciso criar hábitos de vida saudáveis nos alunos, incentivando ao desenvolvimento de hábitos de prática de exercício físico, que os acompanhem ao longo do seu ciclo de vida. Neste documento, será apresentado o trabalho realizado quer no âmbito da prática pedagógica nas turmas que lecionamos, quer nas atividades extracurriculares que participamos, bem como as relações estabelecidas com a comunidade escolar e as experiências vividas que nos ajudaram a crescer para nos tornarmos melhores profissionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T00:00:00Z
2022-09-28
2023-04-12T15:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11496
url http://hdl.handle.net/10348/11496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137145920684032