Relatório Final de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nuno Miguel Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7970
Resumo: Este relatório de estágio pedagógico está inserido no âmbito do 2º Ciclo de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo deste relatório falo de todos os processos que estiveram inerentes ao meu estágio realizado no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus durante o ano letivo 2015/2016. O foco principal deste relatório visa todos os processos/ tarefas desempenhadas ao longo do ano de estágio. Este serviu para colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico. Acontece que foi necessário observar as rotinas dos profissionais de ensino, visto serem docentes já com uma enorme experiência, e assim detetar em mim algumas falhas que tiveram de ser trabalhadas tanto no domínio de conteúdo, como no âmbito pessoal e interpessoal, de forma a ser cada vez melhor e mais competente no exercício da função de docente. Relativamente ao primeiro capítulo, estágio pedagógico, abordo a minha chegada à escola, a minha relação com os restantes intervenientes do meio escolar, a escola, o grupo de educação física, o meu núcleo de estágio, as tarefas ensino-aprendizagem, tais como, a descrição de como realizei as minhas unidades didáticas (UD), planos de aula (PA) e a prática de ensino supervisionada (PES). Em relação às tarefas de estágio escola-meio, apresento o estudo de turma e todas as atividades que realizei na escola. Finalizo este capítulo com uma análise critica sobre o ano de estágio. O segundo capítulo refere-se ao estudo científico, neste estudo tentei verificar que a motivação para a prática variava consoante o sexo dos alunos. Esta motivação estava ligada diretamente à modalidade que estaria a ser lecionada naquele preciso momento. Para recolher esta informação foi realizado um inquérito que visava saber quais as modalidades preferidas dos alunos e ao longo do terceiro período aplicou-se uma forma peculiar de lecionar as aulas. Aplicando-se uma modalidade diferente todas as semanas foi possível ver os níveis de motivação a melhorar.
id RCAP_b57daf6324d8b4683aaf7d4e0d4e8b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de EstágioEducação físicaEstágios pedagógicosEste relatório de estágio pedagógico está inserido no âmbito do 2º Ciclo de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo deste relatório falo de todos os processos que estiveram inerentes ao meu estágio realizado no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus durante o ano letivo 2015/2016. O foco principal deste relatório visa todos os processos/ tarefas desempenhadas ao longo do ano de estágio. Este serviu para colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico. Acontece que foi necessário observar as rotinas dos profissionais de ensino, visto serem docentes já com uma enorme experiência, e assim detetar em mim algumas falhas que tiveram de ser trabalhadas tanto no domínio de conteúdo, como no âmbito pessoal e interpessoal, de forma a ser cada vez melhor e mais competente no exercício da função de docente. Relativamente ao primeiro capítulo, estágio pedagógico, abordo a minha chegada à escola, a minha relação com os restantes intervenientes do meio escolar, a escola, o grupo de educação física, o meu núcleo de estágio, as tarefas ensino-aprendizagem, tais como, a descrição de como realizei as minhas unidades didáticas (UD), planos de aula (PA) e a prática de ensino supervisionada (PES). Em relação às tarefas de estágio escola-meio, apresento o estudo de turma e todas as atividades que realizei na escola. Finalizo este capítulo com uma análise critica sobre o ano de estágio. O segundo capítulo refere-se ao estudo científico, neste estudo tentei verificar que a motivação para a prática variava consoante o sexo dos alunos. Esta motivação estava ligada diretamente à modalidade que estaria a ser lecionada naquele preciso momento. Para recolher esta informação foi realizado um inquérito que visava saber quais as modalidades preferidas dos alunos e ao longo do terceiro período aplicou-se uma forma peculiar de lecionar as aulas. Aplicando-se uma modalidade diferente todas as semanas foi possível ver os níveis de motivação a melhorar.This teaching internship report is part of the 2nd Cycle of studies of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, namely in the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education. Throughout this report I speak of all the processes that were inherent in my internship at the Morgado Mateus School Grouping during the 2015/2016 school year. The main focus of this report is all the processes / tasks performed during the internship year. This served to put all the knowledge acquired throughout my academic career . It turns out that it was necessary to observe the routines of teaching professionals, since they are already teaching with enormous experience, and thus to detect in me some shortcomings that had to be worked both in content domain, as in the personal and interpersonal scope, in order to be Increasingly better and more competent in the exercise of the teaching function. With regard to the first chapter, pedagogic stage, I approach my arrival at school, my relationship with the other intervenients of the school environment, the school, the physical education group, my core of internship, teaching-learning tasks, The description of how I did my didactic units (UD), lesson plans (PA) and supervised teaching practice (PES). In relation to the tasks of middle school, I present the study of the class and all the activities that I performed in the school. I conclude this chapter with a critical analysis of the internship year The second chapter refers to the scientific study, in this study I tried to verify that the motivation for the practice varied according to the sex of the students. This motivation was linked directly to the modality that was being taught at that precise moment. In order to gather this information, a survey was conducted to find out the preferred modalities of the students and during the third period a peculiar way of teaching the classes was applied. Applying a different modality every week was able to see the levels of motivation to improve.2017-08-25T15:22:19Z2017-08-25T00:00:00Z2017-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7970TID:202033198porSousa, Nuno Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:34.924251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio
title Relatório Final de Estágio
spellingShingle Relatório Final de Estágio
Sousa, Nuno Miguel Martins
Educação física
Estágios pedagógicos
title_short Relatório Final de Estágio
title_full Relatório Final de Estágio
title_fullStr Relatório Final de Estágio
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio
title_sort Relatório Final de Estágio
author Sousa, Nuno Miguel Martins
author_facet Sousa, Nuno Miguel Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nuno Miguel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Estágios pedagógicos
description Este relatório de estágio pedagógico está inserido no âmbito do 2º Ciclo de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo deste relatório falo de todos os processos que estiveram inerentes ao meu estágio realizado no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus durante o ano letivo 2015/2016. O foco principal deste relatório visa todos os processos/ tarefas desempenhadas ao longo do ano de estágio. Este serviu para colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico. Acontece que foi necessário observar as rotinas dos profissionais de ensino, visto serem docentes já com uma enorme experiência, e assim detetar em mim algumas falhas que tiveram de ser trabalhadas tanto no domínio de conteúdo, como no âmbito pessoal e interpessoal, de forma a ser cada vez melhor e mais competente no exercício da função de docente. Relativamente ao primeiro capítulo, estágio pedagógico, abordo a minha chegada à escola, a minha relação com os restantes intervenientes do meio escolar, a escola, o grupo de educação física, o meu núcleo de estágio, as tarefas ensino-aprendizagem, tais como, a descrição de como realizei as minhas unidades didáticas (UD), planos de aula (PA) e a prática de ensino supervisionada (PES). Em relação às tarefas de estágio escola-meio, apresento o estudo de turma e todas as atividades que realizei na escola. Finalizo este capítulo com uma análise critica sobre o ano de estágio. O segundo capítulo refere-se ao estudo científico, neste estudo tentei verificar que a motivação para a prática variava consoante o sexo dos alunos. Esta motivação estava ligada diretamente à modalidade que estaria a ser lecionada naquele preciso momento. Para recolher esta informação foi realizado um inquérito que visava saber quais as modalidades preferidas dos alunos e ao longo do terceiro período aplicou-se uma forma peculiar de lecionar as aulas. Aplicando-se uma modalidade diferente todas as semanas foi possível ver os níveis de motivação a melhorar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25T15:22:19Z
2017-08-25T00:00:00Z
2017-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7970
TID:202033198
url http://hdl.handle.net/10348/7970
identifier_str_mv TID:202033198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137100127272960