A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8185 |
Resumo: | Resumo O presente artigo resulta do estudo analítico e reflexivo sobre a figura do diretor de turma na escola ancorando-nos na análise de legislação e na revisão da literatura. Tem como objetivo compreender o seu papel enquanto gestor curricular e líder de equipas pedagógicas, alicerçado na mediação curricular. Pretende-se refletir sobre a sua ação interna enquanto gestor e líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sócio cultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, dado o afastamento desta pelo que urge delinear estratégias de aproximação. O Diretor de Turma tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. Recentramos o conceito alargado e sistémico de currículo, como projeto, e sua correlação com a avaliação, pois ambos estão intrinsecamente ligados. |
id |
RCAP_8930b31d5420d1208ad8b4dff7bdee41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8185 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículoDiretor de TurmaGestão e contextualização curricularLiderançaMediaçãoAvaliaçãoResumo O presente artigo resulta do estudo analítico e reflexivo sobre a figura do diretor de turma na escola ancorando-nos na análise de legislação e na revisão da literatura. Tem como objetivo compreender o seu papel enquanto gestor curricular e líder de equipas pedagógicas, alicerçado na mediação curricular. Pretende-se refletir sobre a sua ação interna enquanto gestor e líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sócio cultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, dado o afastamento desta pelo que urge delinear estratégias de aproximação. O Diretor de Turma tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. Recentramos o conceito alargado e sistémico de currículo, como projeto, e sua correlação com a avaliação, pois ambos estão intrinsecamente ligados.2013-01-31T11:00:57Z2013-01-312012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8185http://hdl.handle.net/10174/8185pormfavinha@uevora.ptndnd229Favinha, MaríliaGóis, Mª HéliaFerreira, Abílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:33.541284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
title |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
spellingShingle |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo Favinha, Marília Diretor de Turma Gestão e contextualização curricular Liderança Mediação Avaliação |
title_short |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
title_full |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
title_fullStr |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
title_full_unstemmed |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
title_sort |
A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
author |
Favinha, Marília |
author_facet |
Favinha, Marília Góis, Mª Hélia Ferreira, Abílio |
author_role |
author |
author2 |
Góis, Mª Hélia Ferreira, Abílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favinha, Marília Góis, Mª Hélia Ferreira, Abílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor de Turma Gestão e contextualização curricular Liderança Mediação Avaliação |
topic |
Diretor de Turma Gestão e contextualização curricular Liderança Mediação Avaliação |
description |
Resumo O presente artigo resulta do estudo analítico e reflexivo sobre a figura do diretor de turma na escola ancorando-nos na análise de legislação e na revisão da literatura. Tem como objetivo compreender o seu papel enquanto gestor curricular e líder de equipas pedagógicas, alicerçado na mediação curricular. Pretende-se refletir sobre a sua ação interna enquanto gestor e líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sócio cultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, dado o afastamento desta pelo que urge delinear estratégias de aproximação. O Diretor de Turma tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. Recentramos o conceito alargado e sistémico de currículo, como projeto, e sua correlação com a avaliação, pois ambos estão intrinsecamente ligados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z 2013-01-31T11:00:57Z 2013-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8185 http://hdl.handle.net/10174/8185 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
mfavinha@uevora.pt nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509987651584 |