Interacção de tutela mãe-criança: Efeitos do material nos procedimentos e na dinâmica interactiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3003 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objectivo a análise dos mecanismos que possibilitam a criança a aquisição das competências necessárias ao desenvolvimento cognitivo. A partir da observação de seis díades mãe-criança, na resolução de uma tarefa de classificação multiplicativa, pretendemos analisar a influência do material na dinâmica interactiva e os mecanismos que, no plano interpsicológico, facilitam a transição para o plano intrapsicológico. Os resultados mostram que a utilização de material diferente, tem repercussões nos mecanismos semióticos utilizados durante a interacção. Os mecanismos que, no plano interpsicológico, parecem influenciar a transição para o plano intrapsicológico são: a responsabilidade pela regulação da acção, os mecanismos semióticos utilizados e a indicação de estratégias. |
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Interacção de tutela mãe-criança: Efeitos do material nos procedimentos e na dinâmica interactivaO presente trabalho teve por objectivo a análise dos mecanismos que possibilitam a criança a aquisição das competências necessárias ao desenvolvimento cognitivo. A partir da observação de seis díades mãe-criança, na resolução de uma tarefa de classificação multiplicativa, pretendemos analisar a influência do material na dinâmica interactiva e os mecanismos que, no plano interpsicológico, facilitam a transição para o plano intrapsicológico. Os resultados mostram que a utilização de material diferente, tem repercussões nos mecanismos semióticos utilizados durante a interacção. Os mecanismos que, no plano interpsicológico, parecem influenciar a transição para o plano intrapsicológico são: a responsabilidade pela regulação da acção, os mecanismos semióticos utilizados e a indicação de estratégias.ABSTRACT: The aim of this work is the analysis of the mechanisms that enable the child to acquire the necessary skills for the cognitive development. Si mother-child dyads was observed in a resolution of a multiplicative classification task. We pretended to analyze the infiuence of different material on the interactive dynamic and the mechanisms that, in the interpsychological level, facilitate the crossing to the intrapsychological level. The results show that the use of different material has repercussions in the semiotic mechanisms used during the interaction. The mechanisms that, in the interpsychological level seem to infiuence the transition to the intrapsychological level are: the responsibility by the action regulation, the semiotic mechanisms used and the strategic indications.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPeixoto, Francisco2014-07-17T17:29:56Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3003porAnálise Psicológica, 11, 393-3990870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-23T02:15:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:55.848577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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