O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437 |
Resumo: | This work is the result of the experiences during the stages of the project ‘Educational Tourism: An open door for inclusive education’, Department of Tourism, developed by the Dean of Extension, Federal University of Ouro Preto. Among the objectives of the project stands out the offer of interpretive paths of everyday life and different modalities of perception and interpretation of sensory heritage itineraries, aiming to sensitize students to the need for a co-responsibility for the preservation of the cultural landscape, experiencing details of the places’ soul, usually rendered ‘invisible’ in the midst of the urban routine and time. The methodology used was an exploratory research based on spatial explanation, intervention research and study of the environment. Thus, the project used workshops and semi-structured itineraries with dates and pre-established groups. As a result, the research facilitated the recognition and socio-cultural and spatial revaluation of the City Cultural Heritage of Humanity, with a strong focus on the full exercise of citizenship. |
id |
RCAP_894783a79b3708d1574447ebe536ef79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/12437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservarThis work is the result of the experiences during the stages of the project ‘Educational Tourism: An open door for inclusive education’, Department of Tourism, developed by the Dean of Extension, Federal University of Ouro Preto. Among the objectives of the project stands out the offer of interpretive paths of everyday life and different modalities of perception and interpretation of sensory heritage itineraries, aiming to sensitize students to the need for a co-responsibility for the preservation of the cultural landscape, experiencing details of the places’ soul, usually rendered ‘invisible’ in the midst of the urban routine and time. The methodology used was an exploratory research based on spatial explanation, intervention research and study of the environment. Thus, the project used workshops and semi-structured itineraries with dates and pre-established groups. As a result, the research facilitated the recognition and socio-cultural and spatial revaluation of the City Cultural Heritage of Humanity, with a strong focus on the full exercise of citizenship. Este trabalho é o resultado das experiências vivenciadas durante as etapas do Projeto ‘Turismo pedagógico: uma porta aberta para a educação inclusiva’1, do Departamento de Turismo, desenvolvido junto à Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Ouro Preto. Entre os objetivos do projeto, destaca-se a oferta de roteiros sensoriais interpretativos por percursos da vida quotidiana e modalidades diferenciadas de perceção e interpretação do património, visando sensibilizar estudantes para a necessidade da sua corresponsabilidade pela preservação da paisagem cultural, vivenciando detalhes da alma dos lugares, geralmente tornados ‘invisíveis’ no meio da rotina e do tempo urbanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória baseada na explanação espacial, pesquisa-intervenção e o estudo do meio. Para tanto, o projeto utilizou oficinas e roteiros semiestruturados, com datas e grupos pré-estabelecidos. Como resultados, propiciou o reconhecimento e a revalorização sociocultural e espacial da Cidade Património Cultural da Humanidade, com forte incidência sobre o exercício pleno da cidadania. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437oai:proa.ua.pt:article/12437Journal of Tourism & Development; Vol 4 No 21/22 (2014); 483-491Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 4 n.º 21/22 (2014); 483-4912182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437/8211http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Kerley dos Santos2022-09-26T10:57:02Zoai:proa.ua.pt:article/12437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:44.067129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
title |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
spellingShingle |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar Alves, Kerley dos Santos |
title_short |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
title_full |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
title_fullStr |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
title_full_unstemmed |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
title_sort |
O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar |
author |
Alves, Kerley dos Santos |
author_facet |
Alves, Kerley dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Kerley dos Santos |
description |
This work is the result of the experiences during the stages of the project ‘Educational Tourism: An open door for inclusive education’, Department of Tourism, developed by the Dean of Extension, Federal University of Ouro Preto. Among the objectives of the project stands out the offer of interpretive paths of everyday life and different modalities of perception and interpretation of sensory heritage itineraries, aiming to sensitize students to the need for a co-responsibility for the preservation of the cultural landscape, experiencing details of the places’ soul, usually rendered ‘invisible’ in the midst of the urban routine and time. The methodology used was an exploratory research based on spatial explanation, intervention research and study of the environment. Thus, the project used workshops and semi-structured itineraries with dates and pre-established groups. As a result, the research facilitated the recognition and socio-cultural and spatial revaluation of the City Cultural Heritage of Humanity, with a strong focus on the full exercise of citizenship. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437 oai:proa.ua.pt:article/12437 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/12437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437 https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437/8211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; Vol 4 No 21/22 (2014); 483-491 Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 4 n.º 21/22 (2014); 483-491 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130518951821312 |