O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kerley dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437
Resumo: This work is the result of the experiences during the stages of the project ‘Educational Tourism: An open door for inclusive education’, Department of Tourism, developed by the Dean of Extension, Federal University of Ouro Preto. Among the objectives of the project stands out the offer of interpretive paths of everyday life and different modalities of perception and interpretation of sensory heritage itineraries, aiming to sensitize students to the need for a co-responsibility for the preservation of the cultural landscape, experiencing details of the places’ soul, usually rendered ‘invisible’ in the midst of the urban routine and time. The methodology used was an exploratory research based on spatial explanation, intervention research and study of the environment. Thus, the project used workshops and semi-structured itineraries with dates and pre-established groups. As a result, the research facilitated the recognition and socio-cultural and spatial revaluation of the City Cultural Heritage of Humanity, with a strong focus on the full exercise of citizenship.  
id RCAP_894783a79b3708d1574447ebe536ef79
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservarThis work is the result of the experiences during the stages of the project ‘Educational Tourism: An open door for inclusive education’, Department of Tourism, developed by the Dean of Extension, Federal University of Ouro Preto. Among the objectives of the project stands out the offer of interpretive paths of everyday life and different modalities of perception and interpretation of sensory heritage itineraries, aiming to sensitize students to the need for a co-responsibility for the preservation of the cultural landscape, experiencing details of the places’ soul, usually rendered ‘invisible’ in the midst of the urban routine and time. The methodology used was an exploratory research based on spatial explanation, intervention research and study of the environment. Thus, the project used workshops and semi-structured itineraries with dates and pre-established groups. As a result, the research facilitated the recognition and socio-cultural and spatial revaluation of the City Cultural Heritage of Humanity, with a strong focus on the full exercise of citizenship.  Este trabalho é o resultado das experiências vivenciadas durante as etapas do Projeto ‘Turismo pedagógico: uma porta aberta para a educação inclusiva’1, do Departamento de Turismo, desenvolvido junto à Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Ouro Preto. Entre os objetivos do projeto, destaca-se a oferta de roteiros sensoriais interpretativos por percursos da vida quotidiana e modalidades diferenciadas de perceção e interpretação do património, visando sensibilizar estudantes para a necessidade da sua corresponsabilidade pela preservação da paisagem cultural, vivenciando detalhes da alma dos lugares, geralmente tornados ‘invisíveis’ no meio da rotina e do tempo urbanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória baseada na explanação espacial, pesquisa-intervenção e o estudo do meio. Para tanto, o projeto utilizou oficinas e roteiros semiestruturados, com datas e grupos pré-estabelecidos. Como resultados, propiciou o reconhecimento e a revalorização sociocultural e espacial da Cidade Património Cultural da Humanidade, com forte incidência sobre o exercício pleno da cidadania.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437oai:proa.ua.pt:article/12437Journal of Tourism & Development; Vol 4 No 21/22 (2014); 483-491Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 4 n.º 21/22 (2014); 483-4912182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437/8211http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Kerley dos Santos2022-09-26T10:57:02Zoai:proa.ua.pt:article/12437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:44.067129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
title O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
spellingShingle O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
Alves, Kerley dos Santos
title_short O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
title_full O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
title_fullStr O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
title_full_unstemmed O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
title_sort O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar
author Alves, Kerley dos Santos
author_facet Alves, Kerley dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Kerley dos Santos
description This work is the result of the experiences during the stages of the project ‘Educational Tourism: An open door for inclusive education’, Department of Tourism, developed by the Dean of Extension, Federal University of Ouro Preto. Among the objectives of the project stands out the offer of interpretive paths of everyday life and different modalities of perception and interpretation of sensory heritage itineraries, aiming to sensitize students to the need for a co-responsibility for the preservation of the cultural landscape, experiencing details of the places’ soul, usually rendered ‘invisible’ in the midst of the urban routine and time. The methodology used was an exploratory research based on spatial explanation, intervention research and study of the environment. Thus, the project used workshops and semi-structured itineraries with dates and pre-established groups. As a result, the research facilitated the recognition and socio-cultural and spatial revaluation of the City Cultural Heritage of Humanity, with a strong focus on the full exercise of citizenship.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437
oai:proa.ua.pt:article/12437
url https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437
https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12437/8211
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 4 No 21/22 (2014); 483-491
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 4 n.º 21/22 (2014); 483-491
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130518951821312