Personagens atípicas no cinema de animação : do movimento à personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana Filipa Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19502
Resumo: A presente dissertação consiste numa abordagem/estudo daquilo que se considerarão “personagens atípicas” no cinema de animação, através da análise das suas personalidades, comportamentos e movimentos. Foram analisados seis personagens de filmes de animação, possessores de anomalias, de modo a compreender a influência das suas deformidades no modo como vivem. “Dumbo” (1941) de Samuel Armstrong e Norman Ferguson, “Finding Nemo” (2003), de Andrew Stanton e Lee Unkrich, e “The Hunchback of Notre Dame” (1996) de Gary Trousdale e Kirk Wise, introduzem, respectivamente, as personagens Dumbo, Nemo e Quasimodo com anomalias físicas inatas. O outro tipo de anomalias é definido como anomalias físicas adquiridas, que são obtidas posteriormente à nascença. Para este tipo analisaram-se personagens como o Hook do filme “Peter Pan” (1953) de Clyde Geronimi e Wilfred Jackson, Fergus do filme “Brave” (2012), de Brenda Chapman e Mark Andrews, e Hiccup do filme “How to Train Your Dragon2” (2010), de Dean DeBlois e Chris Sanders. Estas personagens têm em comum amputações de membros. Todas estas personagens são diferentes desde a sua personalidade ao modo como se movimentam, pois cada uma se comporta de maneira diferente perante a sua atipicidade, adquirindo comportamentos que se traduzem de uma forma característica dada a sua anomalia. Embora existam dois tipos de anomalias físicas a serem estudados, em ambos os casos as personagens comportam-se irracionalmente de forma protegida, ou seja, o seu comportamento é influenciado pela anomalia em questão. Após uma ligação do tema da presente dissertação com o projeto final de mestrado, estudou-se o desenvolvimento da curta-metragem “Ao Relento” (2015) de Joana Dias e Ricardo Pinheiro, formou-se uma conclusão sobre a dissertação.
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