Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Edite Bandeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10229
Resumo: O presente relatório de estágio, requisito indispensável para a obtenção parcial de grau mestre de perfil duplo, espelha a qualidade do processo formativo relativo às condições necessárias para a profissionalidade docente (Decreto de Lei 79/2014, 14 de maio). Constituindo-se um momento de reflexão profícuo revelador dos saberes e competências adquiridos e construídos pelo futuro docente no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, contribuiu em larga medida a prática educativa supervisionada, apresentando-se como um momento crucial para o desenvolvimento e experimentação de métodos e estratégias, questionando conceções inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. O processo de formação sustentou-se nas etapas da metodologia de investigação-ação que permitiram a melhoria das práticas pelo olhar crítico, reflexivo e transformador. Também as práticas construtivistas com enfoque no desenvolvimento holístico da criança devolveram à escola o prazer da aprendizagem, atendendo às necessidades e interesses dos alunos e da sociedade, respondendo ao perfil do aluno no séc. XXI e à missão da escola atual. Neste contexto, relevou-se o trabalho colaborativo que enriqueceu olhares e decisões cujos efeitos na prática possibilitou a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências de autonomia, criativas e de pensamento crítico fundamentais na formação do cidadão na atualidade. Concludentemente, todo o ciclo de estudos e as vivências da prática educativa supervisionada propiciaram a construção de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, reafirmando competências profissionais e pessoais, tendo este percurso a finalidade de habilitar para um perfil profissional duplo, valorizando a formação ao longo da vida para aquele que se constitui.
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